Buscar

Discursiva Alfabetização e letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Maria Alice de Moura Nobre Costa (1629670)
	
	Disciplina:
	Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento (PED11)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670244) ( peso.:4,00)
	Prova:
	31120597
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A alfabetização é um processo amplo e complexo, pois abrange e inclui aspectos linguísticos, psicolinguísticos, sociolinguísticos etc. É um fenômeno de múltiplas facetas e seu conceito vem mudando ao longo da história da humanidade. Disserte sobre o conceito de alfabetização.
	Resposta Esperada:
Alfabetização é dar acesso ao mundo da leitura. Alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo - criança ou adulto - tenha acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, mas de fazer uso real e adequado da escrita.
A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é, na maioria dos casos, anterior à escola e que não termina ao finalizar a escola primária. Alfabetização não é linear (som-grafema); é antes um processo complexo, que acompanha o desenvolvimento, e que passa por estágios que vão desde a microdimensão até um nível mais complexo.
Alfabetizar é ensinar a ler e escrever. O segredo da alfabetização é a leitura. Escrever é decorrência do conhecimento que se tem para ler. O ponto principal do trabalho é ensinar o aluno a decifrar a escrita e, em seguida, a aplicar esse conhecimento para produzir sua própria escrita.
Alfabetização implica leitura e escritura como momentos discursivos. O próprio processo de aquisição também vai se dando numa sucessão de momentos discursivos, de interlocução, de interação.
É um subproduto da atividade leitora. Alfabetizar é possibilitar que alguém se transforme em leitor e em usuário da escrita. O leitor é alguém de cuja vida social a escrita passou a fazer parte.
Alfabetizar-se é adquirir uma língua escrita através de um processo de construção do conhecimento com uma visão crítica da realidade. A criança é o sujeito do processo educativo, não havendo dicotomia entre o aspecto cognitivo e afetivo, mas uma relação dinâmica, prazerosa, dirigida para o ato de conhecer o mundo.
Alfabetização é o domínio da escrita convencional para se comunicar, usando a escrita como ferramenta e como forma de expressão pessoal, compreendendo o que lê e o que escreve.
	2.
	Entende-se por ambiente alfabetizador aquele que promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita, nas quais as crianças têm a oportunidade de interagir. Quando entram na escola, as crianças, na sua grande maioria, apresentam um rico vocabulário oral, mas é preciso que o professor alfabetizador desenvolva a escrita através de práticas significativas. Diante do exposto, disserte sobre as práticas que podem ser realizadas pelo professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração o processo de alfabetização significativo.
	Resposta Esperada:
O professor precisa levar em consideração o contexto de vida das crianças, ou seja, quando ele se utiliza de livros didáticos prontos, é preciso que aborde os conteúdos tendo em vista a realidade das crianças e adaptá-los, quando necessário.
O professor alfabetizador precisa fazer da leitura e da escrita parte integrante na vida das crianças, utilizando-se de materiais didáticos diversos, como ferramentas de construção e apoio, como, por exemplo, o alfabeto escrito em diferentes tipos de letras, pôsteres, bibliotecas de sala de aula, datas de aniversários, rótulos, calendários, jornais, listas, textos de memória que constituem estímulo ao processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.
Oportunizar situações de escrita em que o aluno possa realizar a autoavaliação a partir de suas escritas, retomando registros e possibilitando uma análise crítica construtiva com relação à situação, além de oportunizar também a automonitoração de suas atividades, como, por exemplo, o uso de calendários, agendas etc.
Trabalhar com diferentes gêneros textuais que oportunizem relatos, descrições, argumentações, narrativas, exposições etc. O professor pode utilizar-se de diferentes recursos e metodologias.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina