Buscar

trab ELA

Prévia do material em texto

1)Utilizando os artigos acima para orientação, escreva um resumo sobre a importância dos cuidados paliativos para o paciente com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)? 
O objetivo dos artigos foi apresentar os benefícios obtidos através dos cuidados paliativos dos indivíduos com ELA. E se basearam em melhorar a qualidade de vida, fora da proposta terapêutica curativa. Através da reabilitação funcional foi possível aliviar a dor e sofrimento desses pacientes.
Os profissionais de saúde ofereceram atendimento e apoio especializado ao paciente e seus familiares. A fisioterapia tem papel importante na trajetória desses pacientes, a nossa abordagem pode contribuir diretamente para minimizar os impactos ocasionados pela ELA e retardar o declínio funcional desses pacientes.
Apesar de ser um cuidado paliativo nossa abordagem possui resultados promissores. Nossa intervenção possui benefícios através da reabilitação incluem a melhora de mobilidade, fadiga, dor, dispneia.
A aplicação da fisioterapia revelou melhorias nas alterações físicas, e emocionais, aumentou a sobrevida e funcionalidade, reduziu complicações e deformidades, sintomas e desconfortos.
No contexto os cuidados paliativos dos pacientes com ELA se mostrou um método eficaz capaz de contribuir para o prolongamento da vida, controle da doença, proporcionando conforto e alivio. 
2) O suporte ventilatório não invasivo precoce pode ser considerado um cuidado paliativo no contexto da ELA? Justifique sua resposta.
Sim, a ELA afeta todos os músculos esqueléticos inclusive os respiratórios. A ventilação não invasiva(VNI) em paciente com ELA ameniza o desconforto respiratório, melhora a qualidade de vida, e prolonga a sobrevida por isso pode ser considerado um cuidado paliativo que garante a melhora da função pulmonar e retarda o inicio da falência respiratória.
 3) A cadeira de rodas é um importante recurso de tecnologia assistiva, essencial com a progressão da incapacidade física na ELA. De maneira geral como deve ser a cadeira de rodas (tipo, adequações posturais, estratégias de alivio de pressão) para um paciente com não deambulante, em estágio avançado da ELA?

Continue navegando