Buscar

ATIVIDADE 1 CALCULO APLICADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nesse contexto, faça o que se pede nas alternativas a seguir:
a) Após análise dos três modelos apresentados pelos estagiários, informe qual deles se aproxima das necessidades de um cadeirante, segundo a ABNT (2015). Justifique sua resposta com base nos devidos cálculos, descrevendo cada situação em relação ao problema proposto.
 b) A partir da problemática levantada na reportagem utilizada pelo engenheiro, redija um texto dissertativo com, no máximo, 15 linhas a partir do tema proposto a seguir: a trigonometria contribui para minimizar as dificuldades existentes no dia a dia de pessoas cadeirantes. O texto deve evidenciar conteúdos e objetivos, de acordo com a atividade proposta pelo professor.
		Resposta Selecionada:
	Resposta:
Estagiário 1: inclinação = (0,5/10)*100 = 5% de inclinação
Estagiário 2:  
1²=(0,8)²+d² --> d=0,6m
Inclinação = (0,8/0,6)*100 = 133% de inclinação
Estagiário 3: inclinação = (0,8/10)*100 = 8% de inclinação
Resposta: O estagiário que mais se aproximou das necessidades de um cadeirante foi o estagiário 3, conforme cálculos, a rampa tem inclinação (i) de 8% e sendo assim deve ter uma altura (h) de 0,8m.
Explicação passo-a-passo:
calculo de inclinação de rampa: I=hx100/c  ; onde i= a inclinação em percentagem; h= desnível ; c= comprimento . resultado em percentagem.
TEXTO:
A TRIGONOMETRIA CONTRIBUI PARA MINIMINIZAR AS DIFICULDADES EXISTENTES NO DIA A DIA DE PESSOAS CADEIRANTES.
Em um mundo marcado pelas desigualdades, é preciso que as pessoas com necessidades especiais encontrem um ambiente onde suas dificuldades possam ser amenizadas em respeito à dignidade da pessoa humana. Também a Matemática pode dar a sua colaboração, auxiliando com as regras da trigonometria na construção de rampas de acesso para cadeirantes e promovendo uma maior interação social daqueles que têm alguma dificuldade de locomoção ,Se começarmos a observar as construções na rua, no bairro e na cidade em que moramos; encontraremos uma série de obstáculos nas calçadas ou até mesmo nos acesso de alguns espaços públicos (que deveriam ser de utilização de todos). Isso acontece porque não foi pensada a questão de acessibilidade, sem falar que - até há pouco tempo atrás - o cadeirante era tratado como alguém que não podia exercer as mesmas funções de uma pessoa dita “normal”. Mas as coisas mudaram, e vemos muitos cadeirantes levando uma vida comum: uma vida de trabalho e lazer. Com isso, arquitetos e engenheiros, atualmente têm que fazer os seus projetos já pensando na acessibilidade, pois agora existem leis que finalmente asseguram a sonhada acessibilidade.Enquanto a Matemática colaborará com a aplicação das razões trigonométricas, a disciplina de Física indicará, por exemplo, a força necessária para que o cadeirante propulsione-se para a subida na rampa. Esse cálculo necessário envolve razões trigonométricas.

Continue navegando