Buscar

A Importância da Ciência na Transformação da Educação e da Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"
 
Paulo Freire diz que “não é a educação que forma a sociedade de uma determinada maneira, senão que esta, tendo-se formado a si mesma de uma certa forma, estabelece a educação que está de acordo com os valores que guiam essa sociedade” (1975, p. 30).  
Nas considerações de Paulo Freire, ainda, 
Você, eu, um sem-número de educadores sabemos todos que a educação não é a chave das transformações do mundo, mas sabemos também que as mudanças do mundo são um quefazer educativo em si mesmas. Sabemos que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exatamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força a serviço de nossos sonhos . (1991, p. 126) 
 
Fonte: SCHRAM, Sandra. CARVALHO, Marco Antonio. O pensar educação em Paulo Freire: Para uma Pedagogia de mudanças. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2019 (adaptado).  
 
​A educação é uma das principais esferas da sociedade. Ela está presente na vida de todos pois o ensino é parte integrante da vida do ser humano. Existe um dilema que discute se a sociedade influencia a educação, o inverso, ou se ambas se influenciam mutuamente. Independente da resposta, sabe-se que elas são intimamente ligadas. Assim, para desenvolver a educação são realizadas pesquisas objetivando a melhoria da sociedade, já que se sabe que a educação é o principal responsável pelas mudanças sociais. A partir disso, faça uma reflexão sobre a importância da ciência para a transformação da realidade educacional e social.
A ciência tem uma importância irrefutável para a sociedade, de modo geral. Sem a ciência, muitas situações cotidianas ainda beirariam a Idade Média. Para a educação, não é diferente. A ciência proporciona um vasto conhecimento sobre a sociedade, entre esses conhecimentos, está o da realidade educacional. 
Como a sociedade reage ao ensino a ela aplicado? Como podemos melhorar o processo de aprendizagem na sociedade? Quais fatores influenciam para que determinada comunidade passe por processos de aprendizagem diferentes de outra? 
Pelo intermédio da pesquisa científica pode-se responder ou pelo menos traçar um panorama a cerca dessas e outras perguntas, podendo-se favorecer substancialmente uma mudança ou um avanço na realidade educacional e social. 
É evidente que essas pesquisas precisam ser realizadas com rigor, de modo que os procedimentos metodológicos sejam corretamente utilizados, sempre com base nos objetos e objetivos, usufruindo-se da ética, e com uma abordagem coerente.
Portanto, a ciência é aliada à educação e à sociedade, já que ambas são indissociáveis, tendo o poder de transformar a realidade educacional e social por meio da pesquisa, que serve de parâmetro para políticas públicas educacionais, favorecendo a sociedade.

Continue navegando