Buscar

Exercicio unidade 2

Prévia do material em texto

Os estudos recentes ampliaram o conceito de criatividade, desconstruindo a ideia de algo divino para algo mais palpável, em que todos nós possuímos a capacidade de inventar, reinventar e inovar. Porém, tais quais as demais competências que adquirimos, precisamos nos desenvolver para construir um ambiente propício para acordar nosso potencial criativo.
a criatividade é uma habilidade inata ao ser humano que está intimamente ligada à nossa capacidade de resolver nossos dilemas de maneira inventiva e inovadora. Como qualquer habilidade, pode ser ensinada, treinada e praticada para inspirar a produção de soluções, no intuito de nos tornarmos mais criativos.
História da Criatividade
tem sido proposto que a criatividade está associada à capacidade cognitiva do ser, mesmo que ainda não haja convergência de todos sobre essa possibilidade .
alguns dos contextos históricos sobre o tema, para construirmos as nossas próprias definições sobre o que é criatividade. 
Grécia antiga: Platão, um dos filósofos mais relevantes da história da Grécia antiga, entendia que os poetas possuíam a capacidade de escrever apenas por estarem em estado de “possessão”; as musas inspiradoras eram as responsáveis pelos textos produzidos, em uma espécie de “inspiração divina”.
Naquela época, a criatividade também era imputada aos loucos, devido ao estado de espontaneidade da persona quando em “estado criativo”, levando-os a serem comparados aos irracionais.
Idade média: Durante essa época, muitos gênios produziram muitas teorias e produtos que utilizamos até hoje.  Foi uma era rica em produção artística, desde a produção literária, passando pelas expressões visual e cultural.
Revoluções industriais: Durante os séculos 18 e 19, ocorreu a evolução da ciência . Os teares mecânicos e a máquina a vapor são exemplos claros de invencionismos que impulsionaram as economias. Na Revolução Industrial seguinte, a invenção do carro e de seu modelo produtivo (linha de produção) foi fundamental para a situação mercadológica que temos até os dias atuais.
A teoria da Gestalt oferece uma das mais aceitas definições acerca da criatividade, pois nela o ser observa os fenômenos no ambiente, a partir de uma estrutura organizada, com papéis protagonistas e antagonistas, figura e fundo, tema e formas que se projetam. A teoria propõe a conexão entre estímulo e raciocínio, e que essa ligação produz a criatividade.
podemos acreditar que a criação é uma capacidade inerente a todos os seres humanos e, por assim dizer, todos nós temos o potencial necessário para sermos criativos, podendo variar o nível de criatividade a que potencialmente podemos chegar. Em resumo: todos nós podemos criar, basta que utilizemos as ferramentas necessárias para estimular nosso potencial.
O Processo Criativo
A partir da compreensão de que a criatividade pode ser utilizada nos mais diversos aspectos da vida, a criatividade pode ser compreendida como o insight mental que constrói novas ideias, através de pessoas ou grupos, em que essas novas ideias podem ser produtos, serviços, métodos ou soluções.
criatividade aplicada, em que se entende que o ser criativo tem as habilidades necessárias para produzir soluções para os problemas que surgem. É essa característica da criatividade que buscamos e que abordaremos ao longo da unidade. Nesse sentido, o processo criativo é disposto como um conjunto de passos que as pessoas ditas “criativas” seguem, que não é único, ou seja, cada um de nós pode elaborar o roteiro que pode nos auxiliar a construir nosso próprio processo criativo e segui-lo, objetivando despertar os gatilhos que fazem nossa mente criar para solucionar as provas diárias que nos aturdem.
Compreensão Mental
Durante um estudo do departamento de neurociência cognitiva de Harvard, o PhD Roger Beaty e sua equipe. A resposta obtida pelo estudo indicava que o processo criativo passava pelas seguintes redes:
· rede de “modo padrão”: é a rede neural que é responsável pelas atividades repetitivas do ser, aquelas que fazemos de maneira natural, sem foco ou esforço. É o nosso “piloto automático”;
· rede de controle executivo: é a rede responsável pelas atividades que exigem foco, atenção e controle sobre as atividades a serem desempenhadas;
· rede saliente: é a rede responsável pela conexão entre as duas redes anteriores.
Construção do Processo Criativo
No processo criativo, nossa mente, age produzindo três ações:
atenção: identifica a possibilidade da ocorrência de um problema (ou oportunidade) que exigirá uma solução;
fuga: age construindo pensamentos que fogem às soluções triviais para aquele problema;
movimento: explora todo o potencial do indivíduo, acessando todo o conhecimento disponível para gerar novas ideias.
Um processo criativo bem construído pode ser embasado em quatro passos simples: Preparação, Incubação, Iluminação, e Implementação.
situações que impedem ou restringem a capacidade criativa dos colaboradores. Alguns deles podem ser descritos como: Falta de foco, Medos, Zoneamento de conforto, Justificativas, Passividade.
Inovação Tecnológica
Em resumo, é o cruzamento entre a ciência que evidencia a criatividade e a engenharia que transforma esse conhecimento criativo em soluções práticas.
Tipos de Inovação
Podem ser caracterizados quatro tipos de inovação no âmbito mercadológico: inovação de produto, inovação de processo, inovação de marketing e inovação organizacional
Mudanças Organizacionais que não são Consideradas Inovação
· interromper o uso de um processo, um método de marketing ou organizacional ou a comercialização de um produto;
· simples reposição ou extensão de capital;
· mudanças resultantes puramente de alterações de preços;
· personalização;
· mudanças sazonais regulares e outras mudanças cíclicas;
· comercialização de produtos novos ou substancialmente melhorados.
Graus de Relevância da Inovação
Para avaliarmos os impactos que a inovação causa nos produtos/serviços planejados, podemos dividir a inovação em dois graus de relevância: inovação incremental e inovação radical (ou disruptiva).
Empreendedorismo e Inovação
Economia Criativa : Em seu livro, Howkins (2002) propõe que a economia criativa esteja a favor do suprimento das necessidades humanas, ligada a outro fator fundamental desse tipo de economia: a personalização dos produtos/serviços. Em resumo: as empresas que se propõem a trabalhar com economia criativa visam utilizar o potencial criativo para gerar valor para os clientes com produtos/serviços inovadores.
Os segmentos criativos podem ser alinhados de acordo com suas afinidades setoriais em quatro grandes áreas (SEBRAE, 2019):
· Mídias
· Consumo
· Cultura‍
· Tecnologia
De acordo com uma das principais referências sobre o assunto, Eric Ries (2011), uma startup pode ser definida como uma empresa nascente, com um modelo de negócios repetível e escalável, constituída sob um cenário de incertezas e soluções inovadoras.
Características das startups: As startups possuem características únicas que as diferem de todas as outras modalidades de empreendimentos, como os modelos de negócios diferenciados, a promoção da inovação, a escalabilidade dos negócios, a capacidade de repetir os resultados obtidos, o potencial de crescimento do empreendimento, a flexibilidade dos processos e o trabalho em equipe.
· Modelo de negócios
O modelo de negócios é a estrutura básica a que se propõe a startup. O foco no modelo de negócios é no valor que ele agrega ao cliente, e não necessariamente no produto em si.
‍
· Inovação
A inovação é o modus operandi de uma startup, pois a sua proposta é justamente oferecer soluções que os clientes não encontram no mercado.
‍
· Escalabilidade
A ideia de escalabilidade da startup é de crescimento rápido e estável, sem mudanças bruscas no modelo de negócios. Em resumo, a empresa tem resultados crescentes, porém com custos baixos.
‍
· Repetição
As startups precisam ter a capacidade de replicar a produção de soluções para outros clientes, para se expandir no mercado, tal qual uma espécie de “linha de produção”.
‍
· Potencial
Empresas em fase inicialtêm lastro para crescer, e com uma estrutura relativamente pequena e com baixos custos, pode atender a um mercado crescente.
‍
· Flexibilidade
Como as startups trabalham no limite do uso dos recursos, em um cenário de grande incerteza, o empreendimento precisa ser bastante flexível para lidar com as flutuações do mercado. Via de regra, as startups trabalham com profissionais independentes, que lidam com projetos paralelos. Lidar com essas questões é fundamental para obter sucesso.
‍
· Trabalho em equipe
Justamente pela falta de recursos humanos, físicos e financeiros, é fundamental um ajuste fino entre os participantes de uma startup para otimizar os resultados.
Tipos de startups
· Lifestyle: empresas criadas na experiência ou na paixão do empreendedor;
· PME: empresas criadas com o objetivo de se manterem pequenas;
· Escaláveis: empresas que já nascem com objetivos de crescer;
· Startups à Venda: empresas criadas com o propósito de venda para grandes empresas após aparecer no mercado;
· Sociais: empreendimentos voltados para solucionar problemas sociais, sempre pautados na sustentabilidade;
· Corporativas: grandes empresas que criam novas “subempresas” para se apropriar da metodologia startup.
 
· 
	Avalie o trecho a seguir:
 
“É importante para os propósitos das pesquisas a capacidade de distinguir entre os tipos de inovação em casos de fronteira. Entretanto, muitas inovações podem ter características que aparecem em mais de um tipo de inovação. Pode ser difícil e enganoso, no tocante aos tipos de atividades de inovação assumidas pelas empresas, categorizar essas inovações como sendo de um único tipo”.
 
MANUAL de Oslo. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação . 3. ed. Rio de Janeiro: DCOM/FINEP, 1997. Disponível em: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.
 
 Sobre os tipos de inovação, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Inovação de produto é a inserção de um novo bem ou serviço, ou que seja significativamente melhorado, seja em suas características ou nos seus usos previstos.
II. Inovação de processo é o desenvolvimento de um modelo de produção ou distribuição novo, ou significativamente melhorado. A inovação de processo não contempla mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares.
III. Inovações de marketing são desenvolvidas para atender melhor às necessidades dos consumidores, abrindo novos mercados, ou realocando um determinado produto no mercado, objetivando o aumento das vendas.
IV. Inovações organizacionais possuem o objetivo de melhorar o desempenho de uma empresa por meio do aumento de custos administrativos ou de custos de transação, estimulando a satisfação no local de trabalho, entre outros.
 
Está correto o que se afirma em:
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a afirmativa I está correta,  visto que a definição apresentada é coerente com a inovação de produto (entrada de novo bem/serviço ou significativamente melhorado), e a afirmativa III está coerente com a definição de inovação de marketing (atender às necessidades dos consumidores, abrir novos mercados ou realocando produtos no mercado, para aumentar as vendas).
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A criatividade é o impulso em nossa mente que faz com que possamos produzir uma quantidade de ideias suficiente para que tenhamos insumo, a fim de produzir soluções para os problemas ao nosso redor. É uma característica inata aos seres humanos, porém alguns têm uma probabilidade maior, outros menor, de produzir soluções criativas. O processo criativo é o modo que todos nós podemos construir para produzir soluções de maneira sistemática. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica qual a definição correta de processo criativo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
É o conjunto de passos utilizados para induzir os gatilhos que fazem a mente criar soluções.
	Resposta Correta:
	 
É o conjunto de passos utilizados para induzir os gatilhos que fazem a mente criar soluções.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o conjunto de passos que as pessoas ditas “criativas” seguem é a definição correta de processo criativo, que não é único, ou seja, cada um pode elaborar o roteiro que auxiliará a construir o próprio processo criativo e segui-lo, objetivando despertar os gatilhos que fazem a mente criar para solucionar as provas diárias que nos aturdem.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Definir com clareza o que é criatividade não é uma das tarefas mais simples, dado que qualquer definição pode restringir as possibilidades de uma determinada situação, resumindo-a demais e empobrecendo o seu real e amplo significado. Robert Saunders, em seu artigo “A educação criadora nas artes”, propõe uma definição para a criatividade.
 
SAUNDERS, R. A educação criadora nas artes. Ar’te , São Paulo, v. 3, n. 10, p. 18-23, 1984.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A criatividade não pode ser definida como desenvolver qualquer coisa de maneira atabalhoada e sem qualquer tipo de método, sob a premissa de "ser criativo".
Pois:
II. É uma ação estruturada e altamente caracterizável, associada a uma intenção clara, apesar de muitas vezes ser inconsciente.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois
a asserção I é uma proposição verdadeira, pois a criatividade não pode ser definida como desenvolver qualquer coisa de maneira atabalhoada e sem qualquer tipo de método, sob a premissa de "ser criativo". A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois através é uma ação estruturada e altamente caracterizável, associada a uma intenção clara, apesar de muitas vezes ser inconsciente.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Durante um estudo do departamento de neurociência cognitiva de Harvard, o PhD Roger Beaty e sua equipe destrincharam como as redes neurais funcionam no nosso cérebro para produzir soluções criativas. O estudo baseava-se em avaliar o cérebro, através de ressonância magnética, quando eram perguntado sobre o uso de diferentes objetos, e a resposta obtida era associada às redes neurais. Sobre essa temática, avalie as afirmativas sobre o processo criativo em nosso cérebro:
 
I. A rede saliente atua para que nossa mente possa gerar ideias, de maneira espontânea.
II. A rede de modo padrão cria a conexão entre as duas redes neurais principais.
III. A rede de controle executivo avalia, refina, aceita ou descarta as ideias.
IV. A comunicação entre as redes neurais principais é extremamente comum em todos os seres humanos.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a única afirmativa verdadeira é a III. As afirmativas I e II são falsas, uma vez que as definições de rede saliente e modo padrão estão invertidas. A afirmativa IV está errada, porque a comunicação entre as duas redes neurais principais é rara nos seres humanos, mas pode ser desenvolvida.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A criatividade é uma capacidade inata dos seres humanos, que pode se manifestar de diversos modos, para diferentes pessoas, e de acordo com os conhecimentos de cada pessoa (visual, textual, música, dança, design, arquitetura, engenharia, gestão etc.). A respeito da criatividade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (   ) A criatividade pode ser compreendida como o insight mentalque constrói novas ideias, por meio de pessoas ou grupos, sendo assim, essas novas ideias podem ser produtos, serviços, métodos ou soluções.
II. (  ) A criatividade é um processo e, assim sendo, oferece-nos a possibilidade de estudá-lo, compreendê-lo e melhorá-lo.
III. (    ) O ser criativo não possui as habilidades necessárias para produzir soluções para os problemas que surgem.
IV. (   ) O processo criativo é disposto como um conjunto de passos que as pessoas ditas “criativas” seguem, que não é único, ou seja, cada um de nós podemos elaborar o roteiro que pode nos auxiliar a construir nosso próprio processo criativo e segui-lo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a afirmativa I é verdadeira, uma vez que criatividade é um insight
mental que constrói soluções. A afirmativa II é verdadeira, pois a criatividade é um processo, que pode ser estudado, compreendido e melhorado. A afirmativa III é falsa, porque o ser criativo possui as habilidades necessárias para produzir soluções. A afirmativa IV é verdadeira, pois o processo criativo é o conjunto de passos que as pessoas criativas seguem para produzir soluções.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Durante o processo criativo, nossa mente produz um caminho sinuoso, que perpassa por várias redes neurais, umas mais racionais, outras mais emocionais, e a comunicação ampla entre elas resulta na construção de soluções criativas para nossos problemas. Dentre as ações executadas em nosso cérebro durante o processo criativo, assinale a alternativa que melhor descreve a ação de atenção.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Identifica a possibilidade da ocorrência de um problema (ou oportunidade) que exigirá uma solução.
	Resposta Correta:
	 
Identifica a possibilidade da ocorrência de um problema (ou oportunidade) que exigirá uma solução.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a definição da ação de atenção em nossa mente identifica a possibilidade da ocorrência de um problema (ou oportunidade) que exigirá uma solução. A atenção invoca o foco do planejador, para avaliar os impactos desse possível problema (ou oportunidade) para desenvolver o processo criativo.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A economia criativa dispõe de uma fatia de mercado que tem como objetivo essencial suprir as necessidades humanas associados a outro aspecto fundamental, que é a personalização dos serviços. Uma das molas propulsoras da economia criativa são as startups , empresas que se inserem nesse mercado com características únicas. Assinale a alternativa que oferece corretamente a definição de startup :
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Empresa nascente, com um modelo de negócios escalável, constituída sob um cenário de incertezas e soluções inovadoras.
	Resposta Correta:
	 
Empresa nascente, com um modelo de negócios escalável, constituída sob um cenário de incertezas e soluções inovadoras.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois traz a definição correta de startup, mola propulsora da economia criativa, a qual pode ser descrita como “uma empresa nascente, com um modelo de negócios repetível e escalável, constituída sob um cenário de incertezas e soluções inovadoras”. A repetibilidade é uma característica esperada pelo mercado, que demanda novas soluções sob a premissa da criatividade, bem como a escalabilidade, para atender mercado maiores e mais exigentes.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Algumas mudanças organizacionais não podem ser consideradas inovação, pois não atendem aos critérios que uma inovação precisa cumprir (produto realmente novo, ou substancialmente melhorado). Dentre as principais mudanças que não são consideradas inovação, podemos destacar:
 
I.  Encerrar a utilização de um processo, método de marketing ou organizacional, ou a comercialização de um produto.
II. Simples reposição de produto ou aumento do capital aplicado.
III. Desenvolvimento de novos produtos com apenas algumas pequenas modificações.
IV. Mudanças em intervalos de tempo regulares e outras mudanças repetitivas.
V. Novos métodos, ou significativamente melhorados, para o desenvolvimento e o planejamento de serviços.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV, apenas
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as dentre as afirmativas apresentadas, aquelas que não constituem inovação são os itens I, II e IV. Desenvolvimento de novos produtos com apenas algumas pequenas modificações é inovação de produto e novos métodos, ou significativamente melhorados, para o desenvolvimento e o planejamento de serviços é inovação de processo.
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	Avalie a imagem abaixo:
 
Fonte: Valessio (2013, on-line ).
 
Considerando a imagem apresentada, a teoria da Gestalt e sua aplicação no entendimento dos processos cognitivos da criatividade, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A letra G na imagem acima retrata a Lei do Fechamento: elementos próximos tendem a se juntar, formando uma única imagem.
II. A letra E na imagem acima retrata a Lei da Proximidade: os elementos presentes em determinada situação formam figuras simples, garantindo uma rápida compreensão do ambiente ou do elemento.
III. A letra S na imagem acima retrata a Lei da Continuidade: a união de pontos que, visualmente, são unidos pelo formato de uma reta ou curva, passam a visão de existir apenas uma única linha que os ligam.
IV. As letras T na imagem acima retratam a Lei da Semelhança: as imagens parecidas agrupam-se entre si na visualização na mente humana.
V. As letras A e L na imagem acima retratam a Lei da Pregnância (ou Lei da Simplicidade): as imagens que parecem se completar são visualizados como um único objeto.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as afirmativas I, II e V são falsas, visto que as imagens que parecem se completar são visualizados como um único objeto definem a Lei do Fechamento, elementos próximos tendem a se juntar, formando uma única imagem definem a Lei da Proximidade, e os elementos presentes em determinada situação formam figuras simples, garantindo uma rápida compreensão do ambiente ou do elemento define a Lei da Pregnância.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
 
“Em 2015, a criatividade era considerada como a 10ª habilidade mais importante para o mercado de trabalho. Desde então, ela galgou posições e hoje é considerada o terceiro skill principal para quem busca se tornar um profissional bem-sucedido. Essa mudança foi um dos temas abordados durante o Fórum Econômico de Davos de 2018. Durante o encontro global, ficou claro que as artes se tornaram hoje parte fundamental da chamada quarta revolução industrial”.
 
CRIATIVIDADE será 3ª habilidade mais importante para o mercado de trabalho futuro. Hypeness , 2019. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2019/09/criatividade-sera-3a-habilidade-mais-importante-para-o-mercado-de-trabalho-futuro / . Acesso em: 13 jan. 2020.
 
Considerando o trecho apresentado, sobre a criatividade e sua relevância no mercado empresarial, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A criatividade é a única competência que o profissional do futuro necessita para trabalhar.
II. O conhecimento e a informação são essenciais para estimular a criatividade.
III. A criatividade é o ponto de ignição da inovação, resultado essencial que o mercado espera do profissional do futuro.
IV. Como a criatividade é um dom, não pode ser adquirida pelo profissional, já nasce com ela.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III,apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a essência da construção da criatividade se baseia nos conhecimentos prévios e nas informações que o profissional adquire ao longo do tempo, e a criatividade é o princípio da inovação, que é o resultado prático desejado pelo mercado, entretanto a criatividade não é a única competência que o profissional precisa adquirir, e nem pode ser associado a um “dom divino”, pois pode ser aprendida.

Continue navegando