Buscar

AVALIA__O_FORMAL-MEIO_AMBIENTE_D _S-2020-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável
	SEMESTRE: 2020.1
 TURNO: Noturno
	
	
	DOCENTE: Hilda Caramantín Soriano
	Ass. Professor: 
	
	
	DATA: 05/05/2020
	NOTA:
	
	
	
	
	
	
	
	VALOR DA AVALIAÇÃO:
10,0
	
	
	DISCENTE: Daiane Alves Bessa
	x
	1ª Unidade
	
	
	
	
	
	
	2ª Unidade
	
	
	
	
	
	
	3ª Unidade
	
	
	
	
	
	
	2ª Chamada
	
	
	
	
	
	
	Prova Final
	
	
	
	
	
	
	Trabalho em grupo
	
	
	
	
INSTRUÇÕES
	
a) Esta avaliação contém quatro questões subjetivas.
b) Quando terminar a avaliação, entregue ao professor
c) A avaliação foi disponível no portal a partir das 13:00h e você terá tempo de entregar as provas até no máximo 22:00h.
d) Boa prova.
COMPETÊNCIAS:
· Conhecer os conceitos básicos de meio ambiente;
· Compreender a relação entre a sociedade e o consumismo;
· Relacionar a problemática ambiental com a economia;
QUESTÃO -1 (Relação entre a sociedade, economia e meio ambiente; 2,5 pontos)
De acordo com BRAGA (2012), na década de 1920, a “obsolescência programada” surgiu com a necessidade da indústria querer conhecer melhor o perfil dos seus consumidores e, principalmente, de criar novas maneiras para incentivá-los a comprar cada vez mais. Neste sentido, explique como a obsolescência programada vem se desenvolvendo no Brasil (mínimo 10 linhas)
A obsolêsncia programada é um método que inutiliza os produtos após um certo tempo, induzindo sempre a compra de novos, no Brasil há três tipos de obsolência: artificial, psicológica e tecnológica. A obsolência artificial obriga os consumidores a comprar novos produtos, geralmente eletrônicos quando o anterior não tem conserto ou não é compensatório concertar devido ao custo. A psicológica acontece quando versões do mesmo produto surgem mais atualizadas com promessas de serem melhores, atraem os consumidores para a troca, a tecnológica esta relacionada com a incapacidade de instalar softwares ou sistemas operacionais em algum aparelho. Um grave problema ligado a isso é que com o aumento no consumo resultante da troca constante, ocorre um aumento no lixo eletrônico, o Brasil é líder de de produção de lixo eletrônico na américa latina e o sétimo no mundo. O ideal é que as fabricas junto com a mídia se conscientizem e tomem iniciativas para diminuir o acumulo.
QUESTÃO -2 (Relação entre a sociedade, economia e meio ambiente; 2,5 pontos)
Observe a charge do Chargista Amarido da GAZETA 
Disponível em:https://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2015/10/charge-de-amarildo-entra-em-questao-do-enem-sobre-agrotoxicos-1013912688.html. Acesso em 10 de jan. 2020.
Segundo MARTINELLI e CAVALLI (2019), um sistema alimentar insustentável não é capaz de produzir alimentos saudáveis para o consumo. A alimentação só pode ser considerada saudável se for também sustentável, devendo ultrapassar a perspectiva nutricional. De acordo com a charge e as informações mencionadas acima, análise e discuta de que forma os alimentos produzidos pelos agricultores poderiam estar influenciando em nossa alimentação no dia a dia (mínimo 10 linhas)
A charge chama atenção para a importância da alimentação balanceada, a forma com que a esposa estaria colocando o marido em risco, se ele não tivesse em sua alimentação os nutrientes necessários. Todos os nutrientes são indispensáveis para que o corpo humano funcione corretamente, ser alimentado apenas com frutas e legumes não garante uma nutrição ideal para o ser humano, o corpo precisa de proteínas e carboidratos, alimentos que também são essências. Os agrotóxicos são produtos utilizados para matar pragas nas plantações são nocivos para nos seres humanos, mas podem causar diversos prejuízos ao meio ambiente, causando prejuízo para solo e ar, a maior parte dos brasileiros consomem alimentos produzidos com uso de agrotóxicos. Vale lembrar que o uso de agrotóxicos deve ser feito de maneira sustentável, para garantir alimentação saudável e proteção ao meio ambiente. 
QUESTÃO -3 (Relação entre a sociedade, economia e meio ambiente; 2,5 pontos)
Um ciclista pedala 6 quilômetros em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada–poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas (Escobar, 2008).
De acordo com o texto, a população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais do ciclista citado no texto, apresentará uma tendência de Diminuição da expectativa de vida. Neste sentido, que medidas sustentáveis você adoptaria para aumentar a expetativa de vida da população brasileira (mínimo 7 linhas)
Para aumentar a expectativa de vida da população brasileira, primeiro eu adotaria medidas de conscientização, para que todos soubessem os riscos de levar uma vida estando doente ou morrer precocemente, após conscientizar a população é importante criar áreas verdes para dimuir ondas de calor e consequentemente o reequilíbrio térmico e também captar mais gases do efeito estufa. Criaria leis mais rigorosas de fiscalização ambiental nas industrias para que seguissem à risca as leis de desenvolvimento sustentável, para que não houvesse maiores prejuízos ao planeta nem o esgotamento dos recursos.
QUESTÃO -4 (Relação entre a sociedade, economia e meio ambiente; 2,5 pontos)
Leia o texto a seguir:
De acordo com Canto (2011), a publicidade exerce um papel de protagonismo nas relações de mercado, sendo um meio fundamental na disponibilização de informações sobre produtos e serviços aos consumidores. Raras são as empresas que não fazem uso sistemático desse meio para garantir o crescimento de suas vendas. Afinal, como diz o ditado, “a propaganda é a alma do negócio”. Por essa razão somos diuturnamente bombardeados por peças de propaganda materializadas, muitas vezes, como num passe de mágica, por meio de imagens ou jingles poderosos e inesquecíveis. Para garantir esse efeito eletrizante, as agências trabalham com dezenas, centenas de profissionais extremamente criativos em busca da mensagem perfeita que vá “fisgar” o cliente/freguês/consumidor para a compra do que se pretende vender.
 (http://www.ufjf.br/antenado/files/2013/12/PortuguêsDiscursivaPism3.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Com base no texto acima, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo propondo uma reflexão sobre o Hiperconsumismo na sociedade Brasileira (mínimo 10 linhas).
No Brasil o consumismo cresce a cada ano, as coisas não param de mudar, e para acompanhar essas mudanças, as pessoas compram desenfreadamente. Todos os dias a moda se atualiza, o eletrodoméstico antigo já não serve mais, porque um modelo atual já está nas prateleiras. A mídia incentiva esse consumo desenfreado, comercias na TV, blogueiras empolgadas e cidadãos cada vez mais endividados e com coisas acumuladas em casa. Compras por impulso podem estar vinculadas com a ansiedade e podem causar problemas de compulsão no individuo, além do mal causado ao planeta, lixões cada vez mais cheios, pragas urbanas são alguns exemplos de como o hiperconsumismo pode afetar diretamente a vida de todos. Pessoas hiperconsumistas precisam de ajuda muitas vezes se endividam devido a esse comportamento e nem tem noção do mal que está causando a si e ao planeta. 
1

Outros materiais