Buscar

AV01-Teorias_da_Personalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BACHARELADO EM PSICOLOGIA
	
	
	DISCIPLINA: 
Teorias da Personalidade
	SEMESTRE 3° 
 TURNO: Noturno
	
	
	DOCENTE: Fábio Leonardo dos S. Nascimento.
	Ass. Professor:
	
	
	DATA: 04/05/2020
	NOTA:
	
	
	
	
	
	
	
	VALOR DA AVALIAÇÃO:
10
Pontos
	
	
	DISCENTE: Daiane Alves Bessa
	X
	1ª Unidade
	
	
	
	
	
	
	2ª Unidade
	
	
	
	
	
	
	3ª Unidade
	
	
	
	
	
	
	2ª Chamada
	
	
	
	
	
	
	Prova Final
	
	
	
	
	
	
	Trabalho em grupo
	
	
	
	
INSTRUÇÕES
	1. Aparelhos celulares deverão estar desligados durante o período de realização da avaliação;
2. A avaliação individual;
3. Não será permitida a consulta;
4. Questões rasuradas no gabarito serão invalidadas;
5. A avaliação é composta por 4 questões dissertativas, totalizando 10 pontos.
6. Valor da avaliação está distribuído da seguinte forma:
· 01 questão de nível fácil (teórico), com valor de 2,5 pontos; 2 questões de nível intermediário (teórico/prático), com valor de 2,5 pontos cada; 01 questão nível difícil (problematizadora), com valor de 2,5 pontos.
7. Leia toda a prova com bastante atenção;
8. Boa sorte. 
Objetivo: Abordar acerca do conceito de personalidade, bem como a importância do estudo da personalidade e seus determinantes.
Competências e Habilidades: Conhecer o conceito de personalidade, caráter e temperamento. Compreender a formação do caráter na ótica Reichiana. Perceber a importância dos determinantes ambientais e dos determinantes genéticos para a formação da personalidade. Diferenciar a concepção popular e científica da individualidade humana.
Questão 1 (nível fácil, valor: 2,5 pontos)
(Conceito chave: personalidade, temperamento e caráter). 
Para alguns estudiosos a personalidade é formada pelo temperamento e pelo caráter. Seria como se somássemos nosso temperamento com o nosso caráter e o resultado fosse a personalidade, o que de fato mostramos ao mundo. Levando em consideração as ideias de Volpi (2004) conceitue caráter, temperamento e personalidade. 
De acordo com Volpi, caráter pode ser definido como os aspectos adquiridos durante o 
desenvolvimento que podem ser descritos no psique e no corpo dos indivíduos, Temperamento são as particularidades de cada indivíduo quanto aos aspectos psíquicos de humor e motivação, maneira de se comportar perante as situações, agir e reagir ,está ligado a nossa base biológica mas também é influenciado pelo ambiente. A personalidade é aquela formada durante todas as etapas do desenvolvimento do indivíduo, temperamentos e hábitos aprendidos, por isso é característico de cada pessoa.
Questão 2 (nível médio, valor: 2,5 pontos)
(Conceito chave: Estrutura). 
Segundo Pervin e John (2004, pág. 24), “as teorias podem ser comparadas com relação aos conceitos que utilizam para determinar oo quê, o como e o por que da personalidade. Eles representam os blocos constitutivos da teoria da personalidade. Nesse sentido, eles são comparáveis às partes do corpo ou à conceitos como os átomos e as moléculas em física”. Ainda segundo os supracitados autores, existem quatro tipos de conceitos estruturais presentes no conceito de Estrutura, sendo eles: tipo, traço, hábito e resposta. Conceitue e exemplifique os conceitos de tipo e traço. 
Tipo é o agrupamento de muitos traços diferentes no individuo, implica no maior grau de generalidade e regularidade do comportamento.
Traço é a consistência da resposta individual do sujeito, a várias situações aproxima-se do tipo de conceito, que é usado para descrever pessoas Ex: fiel, honesto, inteligente.
Questão 3 (nível fácil, valor: 2,5 pontos)
Conceito chave: Conceitos motivacionais. 
Pervin e John afirmam que os psicólogos da personalidade empregam três categorias principais de conceitos motivacionais, sendo elas: motivos hedônicos; motivos de crescimento ou autorrealização; e motivos cognitivos. Explique e exemplifique (com exemplos do nosso dia a dia) a categoria motivacional de motivos hedônicos. 
Enfatizam a busca do prazer e evitação da dor, existem duas variantes importantes dessa teoria, modelos de redução de tensão (modelo chicote) onde as necessidades psicológicas criam tensões que o indivíduo tenta reduzir, satisfazendo essas necessidades e modelos de incentivo, onde a ênfase está nas finalidades, nos objetivos e nos incentivos que a pessoa busca alcançar.
Questão 4 (nível difícil, valor: 2,5 pontos)
Conceito chave: Determinantes da personalidade. 
Conforme explicam Pervin e John (2004), um dos desafios mais profundos que os psicólogos da personalidade enfrentam é explicar o desenvolvimento de diferenças individuais e o desenvolvimento do indivíduo único que cada um de nós é. Tradicionalmente, os determinantes da personalidade foram divididos em determinantes genéticos e ambientais. Claramente, tanto os determinantes genéticos quanto os ambientais são importantes na formação da personalidade. 
Explique o que são determinantes genéticos e ambientais e a importância dos determinantes ambientais para a formação da personalidade, levando em consideração influências como a cultura, a classe social, a família e os pares.
Os determinantes genéticos são relacionados a inteligência e ao temperamento, características e predisposições. Os determinantes ambientais influenciam o comportamento, o sentimento.
 Os determinantes ambientais são essenciais na formação da personalidade, pois é a partir dele que o ser humano é moldado, mesmo com os genes ativos o ambiente é capaz de inspirar a forma do ser humano ser e agir. A cultura onde é criado, os princípios familiares, a classe social onde esta inserido, são fatores que terão impacto direto com a personalidade do individuo.

Outros materiais