Buscar

João Marcos trabalhava para empresa Limpa tudo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

João Marcos trabalhava para empresa Limpa tudo S.A., como encarregado de limpeza. Certo dia, discutiu com uma faxineira da empresa e, como ela era namorada de seu superior, foi dispensado por justa causa imediatamente, após a discussão. Como João Marcos não compareceu para receber as verbas rescisórias inerentes à rescisão por justa causa, mesmo depois do envio de reiterados telegramas, a sociedade empresária procura você, como advogado(a), para uma consulta.
Observando o ordenamento jurídico brasileiro, responda aos itens a seguir:
a) Qual é a medida judicial que deverá ser adotada pela empresa a fim de evitar as consequências da mora do pagamento das verbas rescisórias? Fundamente.
O empregador deve efetuar o pagamento do valor líquido das verbas rescisórias no prazo estipulado mesmo assim, pois se o empregador não efetuar o pagamento somente sob a alegação de que o empregado se recusou a receber ou não compareceu, independentemente do motivo, o empregador poderá ser condenado ao pagamento da multa prevista no § 8º do art. 477 da CLT, (se houver atraso na homologação da rescisão (por conta de falta de agenda no sindicato, por exemplo), mas tendo o empregador disponibilizado as Guias e realizado o pagamento dos valores no prazo, este estará isento do pagamento da multa prevista no § 8º do art. 477 da CLT.) 
O empregador ainda poderá mover uma ação de consignação em pagamento junto à Justiça do Trabalho, efetuando um depósito judicial (no prazo estipulado) do valor devido nos termos do art. 334 do Código Civil, extinguindo sua obrigação. Havendo a necessidade de homologação junto ao sindicato de classe, caso o empregado não compareça, cabe ao empregador demonstrar o valor em dinheiro, cheque ou comprovante de depósito já efetuado, exigindo do sindicato uma ressalva na rescisão isentando-o do pagamento da multa prevista no art. 477 da CLT. O TRCT e as guias para saque do FGTS e seguro desemprego devem ser entregues ao empregado assim que o depósito for efetuado, com protocolo de entrega (se for pessoalmente) ou sob a assistência do sindicato da categoria profissional.
b) O empregado poderá discutir a justa causa na ação que será proposta contra ele pelo empregador?
Imputar uma justa causa ao empregado sem que haja previsão legal poderá ensejar, em alguns casos, uma indenização por danos morais. Já que somente ele foi demitido houve uma desigualdade no tratamento, porém ele pode apresentar reclamação trabalhista buscando a reversão da justa causa e o pagamento das verbas rescisórias.

Mais conteúdos dessa disciplina