Buscar

Prova UNIASSELVI AVALIAÇÃO Administração da Produção Avaliação Final (Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SALVE O MATERIAL E DEIXE SEU LIKE PARA ME AJUDAR A SABER SE MEU CONTEÚDO ESTÁ AJUDANDO OUTROS ALUNOS 
	Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:455320) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13227381
	Nota da Prova:
	7,75
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O ciclo de vida do produto possui uma história que começa desde o lançamento até o seu declínio - salvo alguns objetos raros que perduram para sempre no mercado, a exemplo do martelo e outros utensílios. A máquina fotográfica analógica é um exemplo clássico de vida e morte desse ciclo. Durante muito tempo o usuário precisou comprar um rolo de filme para fotografar. Limitado pela quantidade de cliques, o filme acabava e era encaminhado para o processo de revelação das fotografias. Logo, vieram as câmeras digitais e esses produtos ficaram obsoletos. Fato semelhante aconteceu com a vitrola e o disco de vinil, que foram substituídos pelos aparelhos de CDs, que em seguida foram trocados por entradas USB e músicas em formato mp3. Disserte sobre as fases do ciclo de vida de um produto na linha de produção.
FONTE: <http://www.artsoftsistemas.com.br/blog/entenda-o-que-e-o-ciclo-de-vida-do-produto/>. Acesso em: 16 jun. 2018.
	Resposta Esperada:
- Introdução: por considerar que seja um produto novo, existe muita necessidade de ajustes quanto à operação na linha de montagem, de acordo com o que mercado demanda, muitas vezes é necessário mudar toda a estrutura para responder ao cliente.
- Crescimento: a partir dessa fase, a concorrência começa ser maior, sendo determinada através dos níveis de padronização do produto. É nesse momento que a organização deverá buscar na sua capacidade produtiva atender toda a demanda e, principalmente, ofuscar os concorrentes para não abrir brechas. Nessa fase do ciclo de vida do produto, a empresa já possui uma grande preocupação com seus concorrentes. 
- Maturidade: é o momento em que o produto e a produção estão estabilizados, ou seja, não possui mais abertura de crescimento pela falta de demanda, nesse caso, alguns concorrentes já deixaram o mercado, mas apresentaram novos produtos que ganham destaques. No entanto, ainda é possível manter o produto, através da diminuição dos custos, melhorar e aumentar a confiança do mercado, e assim manter um consumidor leal.
- Declínio: é quando ocorre a diminuição das vendas de um determinado produto, e é nessa fase que inicia o momento para que o produto seja descontinuo e projetar novos produtos para suprir as necessidades e desejos do mercado. É nessa fase que se busca a maximização na redução dos custos.
	2.
	A produção nas organizações tem como principal objetivo a eliminação de desperdícios, ou seja, conforme Womack e Jones (1998), desperdício é qualquer atividade humana que absorve recursos, mas não cria valor. Sabendo do significado de desperdício, disserte sobre as principais fontes geradoras desses desperdícios nas organizações.
FONTE: WOMACK, J. P.; JONES, D. T. A mentalidade enxuta nas empresas: elimine o desperdício e crie riqueza. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
	Resposta Esperada:
As principais fontes geradoras de desperdícios nas organizações são: 
Superprodução: produção maior do que a demanda, gerando estoques desnecessários.
Transporte: movimentações desnecessárias de materiais.
Processos: não foram bem planejados, forçando a mudanças na forma de produzir.
Movimentação: movimentos desnecessários dos próprios trabalhadores.
Produtos defeituosos: produtos fabricados com problemas (refugo).
Criatividade inutilizada: criatividade dos colaboradores não utilizada.
Parte inferior do formulário

Continue navegando