Buscar

Movimento da Escola Nova no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão:
-Desde o período em que o Brasil ainda era colônia de Portugal, a educação foi um grande desafio. Passamos por vários movimentos e imposições que culminaram com a publicação da primeira legislação para nortear ações neste segmento em 1961.Um dos grandes marcos que temos nesse longo caminho foi o Movimento pela Escola Nova, liderado por nomes ilustres como John Dewey e que teve continuidade no Brasil com o Manifesto dos Pioneiros. Com essa proposta, considerada inovadora para o período em questão, o estudante assume um importante papel na construção do conhecimento, deixando de ter uma postura passiva e sendo ativo em todo processo. Falar em vivências práticas, experimentações e problematização da realidade não foi tarefa simples para a época em que esse movimento aconteceu. Tínhamos uma trajetória educacional marcada pelo tradicionalismo e pela transmissão do conhecimento formal, restrito e dominado pelos professores. O Movimento pela Escola Nova foi uma transposição imensa nesse cenário cujos reflexos podem ser percebidos até os dias atuais nas diferentes concepções de escolas e propostas pedagógicas que são desenvolvidas.
Disserte sobre o Movimento da Escola Nova e suas influências para a educação no Brasil.
- Resposta:
As ideias de Escola Nova entraram no Brasil em 1882 através de Rui Barbosa. O principal nome do movimento foi o de John Dewey, filósofo e pedagogo. Dewey, influenciou a elite brasileira com o movimento da escola nova, ele considera a educação como necessário para sociedade. Para a sociedade prosseguir as pessoas necessitam de aperfeiçoamento, desta forma, as ideias e conhecimentos possam ser executadas e aderidos, respectivamente. 
Vários educadores se evidenciaram no século XX, principalmente depois que foi divulgado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932. Em 30, o presidente Getúlio Vargas assume temporariamente o governo e faz a afirmação que diz existe um grupo de intelectuais o imperativo pedagógico que a revolução reivindicava; aliavam-se os intelectuais que seguiam as ideias de Dewey e Durkheim esses intelectuais e em 1932 ordenam a publicação do Manifesto dos Pioneiros, tendo como principal nome Fernando de Azevedo. 
Excepcionalmente forte na Europa, América e Brasil, no primeiro semestre do século XX, a Escola Nova foi um movimento de renovação. Esse movimento se desenvolve no Brasil em meio a importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais.
No sentido de se ampliar o pensamento liberal no Brasil, alastrou-se a ideia Escola Nova, a escola que crê que a educação é o único e primordial elemento com eficácia para a construção de uma sociedade democrática, levando em consideração variedades, respeitando cada indivíduo prontos para pensar sobre a sociedade e com capacidade de implantar nessa sociedade. De acordo com alguns educadores a educação escolarizada deveria ser sustentada no ser que será inserido à democracia, o cidadão atuante e democrático.
A escola não pode ser uma preparação para vida, mas a própria vida, para John Dewey. Logo, a educação tem como estrutura o senso comum, exercendo como função da escola a reconstrução desse. Então, para Dewey, a educação tem função democrática deixando igual as oportunidades. De acordo com a ideia de Escola Nova, quando citamos igualdade de direitos, falamos isso perante a lei.

Continue navegando