Atividade aprendizagem 1-Geografia Urbana
3 pág.

Atividade aprendizagem 1-Geografia Urbana


DisciplinaGeografia Urbana879 materiais27.078 seguidores
Pré-visualização1 página
Atividade aprendizagem 1 - Geografia Urbana
1) Christaller buscou compreender a distribuição espacial das cidades por meio de padrões, e assim pôde formular um modelo de dispersão das cidades que pudesse ser replicado no estudo de outras regiões ou cidades \u201cpermitindo alcançar uma explicação geral dos fenômenos ligados à estrutura e ao tamanho de uma rede urbana".
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o a escola onde a teoria apresentada por Christaller foi desenvolvida.
· a) Geografia Clássica.
· b) Geografia Tradicional.
· c) Geografia Quantitativa.
· d) Geografia Humanística.
· e) Geografia Crítica.
2) O  final dos anos de 1970 foi marcado pelo enfraquecimento da perspectiva quantitativa frente aos novos conceitos e teorias que começam a ser formulados na Geografia Urbana. A produção científica da Nova Geografia passa a ser alvo de questionamentos sobre os reais benefícios a sociedade e muitos pensadores passam a ser seus críticos. Entre eles David Harvey, que em 1969 publicou a obra Geography Explanations, fundamental para o desenvolvimento da teoria analítica na Geografia e, posteriormente, se tornou um dos grandes pensadores da Geografia Crítica.
 Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
 I. O movimento da Geografia Crítica e a proposta de uma Geografia Nova apontou que ao contrário de representar uma ruptura com a Geografia Clássica, a Geografia Moderna era sua continuidade.
II. A Nova Geografia possui \u201cum fim utilitário, na medida em que informa a ação do planejamento. Gera um tipo de conhecimento diretamente operacionalizável, que permite a intervenção deliberada sobre a organização do espaço\u201d.
III. A produção do conhecimento geográfico passa a se colocar a serviço do planejamento de Estado e das grandes empresas capitalistas, ou seja, a Geografia foi transformada em \u201cum instrumento de dominação, a serviço do Estado burguês\u201d e das classes dominantes e não rompeu com seu conteúdo de classe. Trata-se, portanto, \u201cde uma mudança de forma, sem alteração do conteúdo social\u201d.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
· a) I e III.
· b) I.
· c) II e III.
· d) I, II e III.
· e) I e II.
3) Entre os anos de 1950 e 1960 a filosofia analítica é incorporada à Geografia e a linguagem matemática \u2013 marcada pela clareza, objetividade lógica, exatidão \u2013 contribui para dar legitimidade metodológica à Geografia Urbana.  Além da linguagem matemática, a Geografia Urbana se apoiou na noção de sistema, desenvolvida na física analítica. Nas Ciências Humanas o emprego da teoria dos sistemas se baseou na justificativa de que \u201ctodos os fenômenos podem ser vistos como sistemas independentemente do caráter particular ou da natureza dos elementos que os compõem e das relações que os unem\u201d.
Os estudos sobre as cidades que se utilizavam de métodos quantitativos foram beneficiados, se não possibilitados, pelo desenvolvimento de tecnologias computacionais e os  instrumentos que possibilitaram o avanço das análises espaciais nesse período foram os/as:
· a) imagens de satélite.
· b) ferramentas de geoprocessamento.
· c) sistemas de informação geográfica.
· d) modelos numéricos de terreno.
· e) análise de rede urbana.
4) Os proprietários dos meios de produção necessitam de grandes espaços para a implantação de suas empresas. Os terrenos devem ser servidos de infraestrutura básica a fim de que a produção possa se realizar e ser comercializada. Para isso, é indispensável a proximidade com estradas, ferrovias e portos, geralmente produzidos pelo Estado.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. A especulação imobiliária interessa aos proprietários dos meios de produção já que eles necessitam de terrenos amplos e baratos para a instalação de suas plantas fabris.
II. Os proprietários fundiários que importam à produção do espaço urbano são aqueles que possuem imóveis rurais próximos ao perímetro urbano e usam suas terras como reserva de valor na espera que de possam ser loteadas para fins urbanos.
III. Os proprietários fundiários pressionam o Estado para redefinir o tamanho do município, a fim de incorporar suas propriedades, e pressionam pela instalação de equipamentos urbanos (investimentos públicos), o que valoriza os terrenos (lucro privado).
IV. Os promotores imobiliários compreendem os construtores, os financiadores e os corretores imobiliários. Os promotores imobiliários produzem moradias com a finalidade de obter o lucro. Por isso, dão preferência a atender as demandas das classes altas e médias.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
· a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
· b) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
· c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
· d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
· e) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.