Buscar

053 15010_aula1_6309353

Prévia do material em texto

Leia atentamente as informações:
• Você deverá enviar no portifólio 01, as atividades referentes as aulas, 01, 02, 03 e 04.
• Não serão aceitas atividades atrasadas e retiradas da internet, assim como cópia fiel do material, ou seja, você deverá escrever com suas próprias palavras.
• Cada atividade deverá conter no minímo 8 e no maximo 15 linhas.
• Cada atividade vale até 1,25 por aula, totalizando 5,0 (cinco) pontos.
• As atividades que não estiverem corretas, não serão aceitas o reenvio, por isso, estejam atentos.
PORTIFÓLIO 01
Atividade da aula 01.
1- Durante muito tempo os surdos foram considerados incapazes de pensar por não utilizarem a linguagem oral como comunicação. Diante dos textos apresentados, quais as mudanças na sociedade atual? Como o sujeito surdo é “visto” hoje?Justifique.
Na antiguidade, a estética e a oratória eram muito valorizadas pelo povo Grego. Ou seja, para uma sociedade que crescia em meio a guerras, o preparo físico e a perfeição do corpo eram importantes para formar exércitos invencíveis. Portanto, desde os primórdios as pessoas que não se encaixavam nos padrões exigidos para a sobrevivência eram isoladas ou mortas, consideradas um fardo para a comunidade. Com isso, os surdos não eram considerados seres humanos competentes, por não conseguirem interagir ou transmitir conhecimento através da fala. Uma vez reconhecida a deficiência auditiva, a mesma buscou proporcionar aos surdos sua inclusão social. As politicas sociais brasileiras desenvolveram nos últimos anos um processo de inclusão dos surdos na comunidade ouvinte. Em relação ao Direito á Educação, os artigos 205, 206 e 208 da CF de 1988, com a expectativa que eles viessem a ocupar postos no mercado de trabalho e adquirirem a emancipação social e financeira, tornando-se protagonistas de sua própria vida.
2- Disserte sobre Cultura e Identidade surda.
Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modifica-lo a fim de se torna-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo (Strobel, 2008, p.24). Entendemos que a comunidade surda de fato não é só de sujeitos surdos, há também sujeitos ouvintes- membros de família, interpretes, professores, amigos e outros que participam e compartilham os mesmos interesses comuns em uma determinada localização.
Segundo Silva (1998, p.58), “a identidade cultural ou social é o conjunto dessas características pelas quais os grupos sociais se definem como grupos: aquilo que são, entretanto, é inseparável daquilo que eles não são, daquelas características que os fazem diferentes de outros grupos”.
3- A Lei nº 10.436 de 24 de abril garantiu ao sujeito surdo muitas melhorias. Cite algumas.
Esta lei dispõe sobre a Lingua Brasileira de Sinais- Libras e em seu artigo 1° prescreve que passa a ser reconhecida como forma de comunicação e expressão legitimada e associada também a outros recursos de expressões relacionados a libras (BRASIL, p.1). Portanto, compreende-se que a libras não se trata apenas de mimicas e nem gestos, mas deve ser considerada como status de uma língua constituída com uma composição gramatical própria, podendo expressar conceitos concretos e abstratos dentro da realidade em que o surdo está inserido.
Atividade da aula 02.
1- Após a leitura dos textos, é possível perceber as dificuldades vivenciadas pelos familiares do sujeito surdo. Escreva quais são essas dificuldades e porque você acredita que isso ocorre. Quais os mecanismos que poderiam ser adotados para oferecer a família e principalmente ao sujeito surdo condições favoráveis para o seu desenvolvimento? 
De acordo com o documento oficial do Programa de Educação Inclusiva, implementado pelo MEC em 2004 e intitulado Educação Inclusiva – A Família, temos as disposições sobre o papel da família na composição da sociedade e sua atitude frente ás necessidades especiais dos filhos: A família precisa construir padrões cooperativos e coletivos de enfrentamento dos sentimentos, de analise das necessidades de cada membro e do grupo como um todo, de tomada de decisões, de busca dos recursos e serviços que entendem necessários para seu bem estar e uma vida de boa qualidade. É essencial que se invista na orientação e no apoio à família, para que possa melhor cumprir seu papel educativo junto a seus filhos. (BRASIL – SEESP/ MEC,2004)
É normal e natural que, após o diagnóstico da surdez os pais se sintam com uma sensação de impotência e medo ao mesmo tempo, leva certo tempo para acreditar, em algumas famílias a negação vem primeiro dos pais, eles não querem aceitar a situação o que leva a um nível muito alto de frustação para a criança, pois ela não sabe o que acontece e fica tentando entender. E, além da demora na aceitação dos pais vem os familiares e depois a sociedade que, em alguns casos ainda tem certo preconceito. 
Atividade da aula 03.
1- Fale sobre as abordagens educacionais utilizadas na tentativa de educar os surdos e aponte qual delas é a mais indicada para trabalhar com o sujeito surdo. Justifique sua resposta.
Apesar dos estudos sobre as línguas de sinais, em 1979, o primeiro método proposto para o ensino de surdos, no Brasil, foi o oralismo. Através da divulgação de um material denominado Proposta Curricular para Deficientes Auditivos, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) assume oficialmente a proposta de ensino, justificando o uso exclusivo da língua oral e escrita, com objetivo de preparação do educando para a participação efetiva na sociedade (ALBRES, 2005, P.30). Com a repercussão da ineficiência do método, surge uma proposta de “misturar” o oralismo com a língua de sinais, surgindo o modelo misto denominado de Comunicação Total, trazendo o reconhecimento e valorização das línguas de sinais dos seus respectivos países. O bilinguismo tem como pressuposto básico que o surdo deve ser bilingue, ou seja, deve adquirir como língua materna a língua de sinais, que é considerada a língua natural dos surdos e, como segunda língua, a língua oficial de seu país.
Atividade da aula 04.
1- A aula 04, trata das Políticas Públicas e dos meios a serem seguidos para que a educação do sujeito surdo ocorra de maneira significativa. Quais são esses meios? O que são Políticas Públicas e qual o seu papel para minimizar as dificuldades enfrentadas pelas menorias?
Entende-se por politica publica uma ação do Estado que se materializa através das administrações governamentais, ou seja, é o “Estado implantando um projeto de governo, através de programas, de ações voltadas para setores específicos da sociedade” (HOFLING, 2001, p.31). Isto é, significa o “Estado em ação”. A educação de pessoas surdas é pensada no bojo da discussão das políticas públicas educacionais, a partir das propostas feitas para a Educação Especial, ou seja, a surdez tem disso refletida no país através da implementação de políticas publicas em Educação Especial, que é uma modalidade de educação escolar, constituinte da politica educacional. E proposta de educação inclusiva diz respeito a uma escola de qualidade para todos. Uma escola que não segregue, não rotule e não expulse seus alunos, mas assuma e atenda a diversidade de características de seu alunado.

Continue navegando