Buscar

direito cultural

Prévia do material em texto

ADRIANO BATISTA DE LIMA
ANTÔNIO GREGORIO LEITE LOPES
CARINA GONÇALVES BRITO DINIZ
HELENO VITOR SILVA OLIVEIRA
JONAS ALVES DOS SANTOS
MAIARA OLIVEIRA MENDES
MARIANA LIMA
 
SÃO PAULO
2020
DIREITO CONSTITUCIONAL:
Direitos Culturais segundo a visão da Constituição Federal de 1988
Introdução
Este trabalho pretende abordar a definição de cultura, as interações sociais e antropológicas, o reconhecimento dos direitos universais, que foram as bases do disposto na Constituição Federal de 1988 no que se refere aos direitos culturais, e o direito cultural como um direito fundamental.
O Que é Cultura? 
O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma determinada visão podemos a definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos. Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
O Que é Cultura? 
O sentido de cultura é amplo segundo o dicionário Aurélio, cultura pode significar: Ato, arte, modo de cultivar; conjunto das operações necessárias para que a terra produza; vegetal cultivado; meio de conservar, aumentar e utilizar certos produtos naturais; aplicação do espírito (a determinado estudo ou trabalho intelectual); instrução, saber, estudo; apuro; perfeição; cuidado.
O Que é Cultura? 
Em virtude da variedade de significados dessa palavra derivada do latim que deu origem tanto a expressões de cuidado e cultivo quanto a expressões que designam conjuntos de conhecimentos e hábitos de determinadas sociedades, é difícil realizar o seu esgotamento conceitual.
Cultura na Antropologia 
A cultura também pode ser definida como o comportamento por meio da aprendizagem social. Essa dinâmica faz dela uma poderosa ferramenta para a sobrevivência humana e tornou-se o foco central da antropologia desde os estudos do britânico Edward Tylor (1832-1917). 
Segundo ele:
"A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Cultura na Sociologia
A cultura na sociologia representa o conjunto de saberes e tradições de um povo. Estes são produzidos pela interação social entre os indivíduos de uma comunidade ou sociedade.
A partir das necessidades humanas vão sendo moldados e criados padrões e comportamentos que geram uma determinada estrutura e organização social.
Tipo de Cultura 
Cultura de Massa
Cultura Erudita
Cultura Popular 
Cultura de Massa 
A cultura de massa é o conjunto de ideias e de valores que se desenvolve tendo como ponto de partida a mesma mídia, notícia, música ou arte. Ela é transmitida sem considerar as especificidades locais ou regionais.
A cultura de massa é usada para promover o consumismo entre os indivíduos, sendo um comportamento típico do capitalismo, que foi expandido de maneira drástica a partir do século XX.
Cultura Erudita
A cultura erudita é resultado do conhecimento adquirido por meio da pesquisa e do estudo nos mais diferentes campos.
Não é ofertado massivamente, está disponível a poucos e representa uma forma de diferenciação social permitida pelo acesso ao conhecimento. 
Como exemplos, temos: exposições artísticas, apresentações teatrais e concertos.
Cultura Popular 
A cultura popular está intimamente relacionada com as tradições e os saberes, os quais são determinados pelo povo, por exemplo: as festas, o folclore, o artesanato, as músicas e a dança que ocorre de forma espontânea e orgânica. 
Elementos da Cultura
Cultura Material 
A cultura material representa o conjunto de patrimônio cultural e histórico formado por elementos concretos que ao longo do tempo foram construídos pelo ser humano.
Como exemplos de cultura material temos os elementos arquitetônicos (igrejas, museus, bibliotecas) e os objetos de uso pessoal e coletivo (obras de arte, utensílios, vestimenta).
Cultura Imaterial 
A cultura imaterial é formada pelos elementos intangíveis. Ela representa o conjunto de saberes, tradições, hábitos, comportamentos, costumes, crendices de determinados grupos.
Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, os rituais, as danças, a culinária, entre outros.
Cultura Organizacional
A cultura organizacional, também chamada de "cultura corporativa", reúne um conjunto de elementos associados aos valores, missões e comportamentos de determinada organização ou empresas.
Dentro do contexto da globalização e dos estudos mercadológicos, esse tipo de cultura foi criando padrões de funcionamento e operações, de uma organização ou empresa.
Características da Cultura
Determinada pelo conjunto de saberes, comportamentos e modos de fazer;
Possui um caráter simbólico;
É adquirida por meio das relações sociais de um grupo;
É transmitida para gerações posteriores;
Não é estática, sendo influenciada por novos hábitos.
Cultura Brasileira segundo a Constituição 
A cultura brasileira resulta da mistura de raças e etnias que constituem o país desde o descobrimento. A diversidade cultural brasileira foi influenciada por quatro grandes grupos, cada qual com suas formas culturais: os colonos portugueses; os índios que já viviam no local antes da chegada de Pedro Álvares Cabral; os negros africanos que foram escravizados; e os europeus que chegaram principalmente ao fim do período de exploração da mão-de-obra não remunerada.
Diferente da maioria dos países que passaram pelo processo de colonização, o Brasil é marcado pela miscigenação, condição que influencia diretamente na cultura.
Assim, no momento da criação da Constituição Federal de 1988, houve a preocupação em garantir e assegurar a todo cidadão brasileiro o direito de exercer e usufruir com liberdade das nossas mais diversas formas e fontes de cultura.
Cultura Brasileira segundo a Constituição 
Compreendendo que esta inserção da Cultura na CF/88 é uma garantia para o cidadão de que o Estado irá cumprir e aplicar: Exercício dos direitos culturais; Acesso às fontes de cultura; Apoio e difusão das manifestações culturais. 
Desta forma, há de se afirmar que o Estado passa a ter o compromisso, a obrigação e o dever de ter que garantir o referido direito constitucional e a efetivação de Políticas Públicas, onde estas irão ocorrer através dos seus órgãos da Administração Direta ou Indireta, desde que voltadas para ações culturais, o exercício, o acesso, a valorização e difusão da cultura.
Cultura Brasileira segundo a Constituição 
Diante do exposto, destacamos que a Constituição Federal garantiu para o Direito à Cultura três eixos, que são eles: Exercício; Acesso; e, Apoio.
Exercício será tudo que venha proporcionar a aplicação dos “Direitos Culturais”, entendendo que estão na Declaração dos Direitos Humanos (1948). Como afirma Bernardo Novais da Mata Machado: “os direitos culturais são parte integrante dos direitos humanos, cuja história remonta à Revolução Francesa e à sua Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), que sustentou serem os indivíduos portadores de direitos inerentes à pessoa humana, tais como direito à vida e à liberdade.” (MACHADO, 2007)”.
Cultura Brasileira segundo a Constituição 
Os direitos culturais foram previstos pela primeira vez, na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. 
“Artigo XXII – Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social e à realização, pelo esforço nacional, pela cooperação internacional de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade.”
“Artigo XXVII – 1. Todapessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios. 2. Toda pessoa tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica, literária ou artística da qual seja autor.”
Que os qualificou como indispensáveis à dignidade e ao livre desenvolvimento da personalidade. Desde então, foram diversos tratados, declarações e convenções versando diretamente sobre os direitos culturais.
Cultura Brasileira segundo a Constituição 
A Constituição Federal de 1988, baseada na Declaração Universal dos Direitos do Homem, entre outros tratados sobre o tema, trouxe uma considerável e extensa previsão do termo cultura em seu rol normativo constitucional. Essa constituição buscou não só ampliar os direitos individuais e coletivos, como também estabeleceu uma série de direitos fundamentais para os cidadãos a fim de concretizar a cultura como patrimônio. 
Cultura Brasileira segundo a Constituição 
Artigo 5º da CF/88, incisos IX, XXVII, XXVIII, LXXIII ;
“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
[...]
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
[...]
XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;
[...]
LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;
Cultura Brasileira segundo a Constituição 
Artigo 220, §§ 2º e 3º liberdade de manifestação;
“Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
[...]
§ 2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
§ 3º Compete à lei federal:
I – Regular as diversões e espetáculos públicos, cabendo ao poder público informar sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada;
II – Estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no art. 221, bem como da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Cultura Brasileira segundo a Constituição 
Através destes artigos citados acima, tem-se que é dever do Estado, valorizar a cultura, garantir o exercício da cultura e difusão das manifestações culturais, bem como assegurar o acesso às fontes de cultura nacional. Esse dever advém dos princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito, que incluem a cidadania, a dignidade da pessoa humana, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização, a redução da desigualdade sociais e regionais e a promoção do bem de todos. (SALLES, 2014). 
Cultura Brasileira segundo a Constituição 
O acesso à cultura, por sua vez, é meio para consubstanciar o direito de igualdade e de identidade individual que tem por finalidade reafirmar os direitos de gozo das liberdades de manifestação do pensamento, e manifestação de exercício dos direitos políticos, garantindo assim, os direitos sociais e a concretização dos direitos de solidariedade. (SALLES, 2014, p. 27). 
Cultura Brasileira segundo a Constituição 
A CF/88 garante a todos o pleno exercício dos direitos culturais. Ao definir patrimônio cultural brasileiro, de forma indireta, aponta como direitos culturais as formas de expressão, os modos de criar, fazer e viver, as criações científicas, artísticas e tecnológicas. O livre exercício dos cultos religiosos, a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, e os direitos do autor também estão expressamente assegurados.
Direito Cultural 
O Direito Cultural está em ascensão na atualidade por, cada vez mais, ser entendido como um segmento autônomo do direito que deve ser estudado, pesquisado e desenvolvido, tendo em vista a sua importância e a sua abrangência. Faz-se necessário o resgate das origens da sociedade contemporânea, para que se possa entendê-las e, com isso, aprimorar as ações presentes e futuras, em especial no tocante ao fomento e à disseminação de práticas que constituem a riqueza da cultura da nação, e, por consequência, os patrimônios culturais, que são legados deixados das sociedades passadas para as vindouras. 
Direito Cultural 
A Constituição Federal de 1988 foi a primeira Constituição brasileira a apresentar em seu texto a expressão “Direitos Culturais” e tratou dos patrimônios culturais de natureza material e imaterial, delegando ao Estado o dever de acesso às fontes da cultura nacional, o apoio, o incentivo e a valorização das manifestações culturais. Inserem-se ainda os princípios constitucionais culturais, de forma a embasar e solidificar o entendimento da proteção, quais sejam: Princípio do Pluralismo Cultural, Princípio da Memória Coletiva, Princípio da Participação Popular e Princípio da Atuação Estatal. Os patrimônios culturais materiais e imateriais, sendo respeitada a especificidade de cada um, são resguardados através de institutos de preservação. Conclui-se, portanto, que os Direitos Culturais são meio de proteção da memória coletiva, na medida em que se configura como fator emancipatório e civilizatório. Assim como se verificou que a preservação do patrimônio cultural, viabiliza a garantia de salvaguarda da cultura de um povo, elemento indissociável à própria identidade e desenvolvimento social.
Direito Cultural 
Com tal trabalho foi possível entender que mesmo com tamanha variedade cultural existente no Brasil, sua Constituição Federal está apta para salvaguardar todos cidadãos brasileiros, protegendo e garantindo seus direitos culturais e o devido respeito a estes. Esperamos que tenham adquirido o proveitoso saber que disponibilizamos neste gratificante trabalho. 
“Direitos Culturais são aqueles afetos às artes, à memória coletiva e ao repasse de saberes, que asseguram a seus titulares o conhecimento e uso do passado, interferência ativa no presente e possibilidade de previsão e decisão de opções referentes ao futuro, visando sempre à dignidade da pessoa humana”.
Francisco Humberto Cunha Filho
Obrigado

Continue navegando