Buscar

PROVA Discursiva Morfologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	9,00
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com Bagno (1999, p. 144), "a língua é viva, dinâmica, está em constante movimento - toda língua é uma língua em decomposição e em recomposição, em permanente transformação". Assim, a formação de novas palavras pode ser por derivação, composição e onomatopeia. Disserte sobre as características presentes na derivação truncada na língua portuguesa. 
FONTE: BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 49. ed. São Paulo: Loyola, 1999.
	Resposta Esperada:
Indica que o falante corta a palavra e resulta no vocábulo menor no que diz respeito à fonética. Referente à derivação truncada estrutural, há o corte de um elemento estrutural da palavra, no sufixo ou uma das bases. Na derivação truncada não estrutural, o corte ocorre de forma aleatória, sem considerar a estrutura da base.
	2.
	A morfologia consiste na unidade mínima da estrutura gramatical, onde o morfema simboliza o segmento maior entre o fonema e menor que a palavra. De modo geral, representa a parte da gramática que descreve a estrutura das palavras, que incluem os estudos referentes às classes de palavras. Disserte sobre as características que definem o conceito de advérbio.
	Resposta Esperada:
Os advérbios possuem como principal função a relação com os verbos, e dessa forma apresentam as circunstâncias que o processo se desenvolve, ou seja, os advérbios assim como as locuções adverbiais se classificam conforme as circunstâncias relacionadas a tempo, lugar, modo, afirmação, negação, intensidade, dúvida, entre outros.
Parte inferior do formulário

Continue navegando