Buscar

RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS 8

Prévia do material em texto

RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS  
		1
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	A associação profissional e o sindicato não podem coexistir quando houver pressupostos de representação de membros de uma categoria profissional ou econômica em:
		
	
	Idêntica categoria;
	
	Idêntica causa de pedir;
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Idêntica Profissão;
	 
	Idêntica base territorial;
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,2
	
	Regula a relação entre sindicatos de trabalhadores e sindicatos patronais ou empresas e tem como princípio a liberdade associativa e sindical. Estamos falando de:
		
	 
	Direito Coletivo do Trabalho
 
	
	Consolidação das Leis do Trabalho
 
	
	Contrato Individual de Trabalho
	
	Direito Individual de Trabalho
 
	 
	Constituição Federal
 
 
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Coincidindo com o surgimento da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em 1943, as empresas começaram a dar uma importância maior aos direitos dos trabalhadores, surgindo algumas modificações, exceto:
		
	
	Estabeleceu as condições de trabalho dos menores na indústria.
	
	Definiu e regulamentou os horários de trabalho na indústria e no comércio;
	
	Trouxe como novidade a Carteira Profissional;
	 
	Instituiu o pagamento de participação nos lucros e resultados;
	
	Definiu que as férias devem ser remuneradas;
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Em relação à organização sindical, considere: I. Constituem associações de grau superior as federações, as confederações e as centrais sindicais. II. Os profissionais liberais somente podem constituir entidades sindicais patronais. III. A associação sindical é livre, sendo, no entanto, vedada a criação de mais de uma entidade sindical, de qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial. IV. Os sindicatos de empregadores têm as prerrogativas de criar agências de colocação. Com base na CLT e na Constituição Federal, está correto o que se afirma em
		
	
	II e IV, apenas.
	 
	III, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	O vigor dos sindicatos no desempenho de sua missão deriva da representação a eles confiada. Os sindicatos não podem estar alheios aos desejos das suas bases de representação. E tanto mais relevante será o seu peso quanto maior seja a sintonia estabelecida com as aspirações dos representados. Diante desta condição, podemos determinar como missão quais requisitos? É correto o que se afirma em:
		
	 
	Organizar e mobilizar, representar a classe trabalhadora, reivindicar, negociar e lutar por justiça social;
	
	Organizar e mobilizar, representar a classe trabalhadora, reivindicar e negociar;
	
	Organizar greves, representar a classe trabalhadora, reivindicar, negociar;
	
	Reivindicar, negociar e firmar dissídios coletivos.
	
	Planejar, organizar, reivindicar, negociar e representar todas as categorias profissionais;
	
		6
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Rege as relações entre empregado e empregador como os cargos, funções, local e horário de trabalho e salário. Estamos falando de:
		
	 
	Direito individual do Trabalho
 
	
	Direito Sindical
	
	Consolidação das Leis do Trabalho
 
	
	Direito Coletivo de Trabalho
 
	
	Constituição Federal
 
	
		7
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	É o direito de os trabalhadores e empregadores se organizarem e constituírem livremente as agremiações que desejarem, no número por eles idealizado, sem que sofram qualquer interferência ou intervenção do Estado, nem uns em relação aos outros, visando à promoção de seus interesses ou dos grupos que irão representar. Compreendendo também o direito de ingressar e o de retirar-se dos sindicatos. Marque entre as alternativas abaixo a qual área do direito trabalhista o trecho acima se refere.
		
	
	Direito coletivo do trabalho;
	 
	Direito a liberdade sindical;
	
	Direito de formação de sindicatos;
	
	Direito coletivo dos sindicatos;
	
	Direito sindical;
	
		8
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Em relação a Organização Sindical assinale a opção correta.
		
	
	O Direito Coletivo do Trabalho assegura que as transformações no direito do trabalho devem começar pela organização sindical, de acordo com o princípio da livre formação dos sindicatos.
	
	A confederação sindical são entidades sindicais que reúnem no mínimo sindicatos e três federações sindicais de uma mesma categoria econômica ou profissional
	
	Apenas as alternativas A e B estão corretas.
	 
	A estrutura sindical brasileira é formada pelos sindicatos, federações e confederações. É livre a associação profissional ou sindical, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na Organização sindical.
	
	Todas as alternativas acima estão corretas.
	
		9
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,2
	
	O sindicalismo no Brasil, remonta aos últimos anos do Século XIX e está vinculada a modificação da nossa economia, sendo que em 1907 foi facultado aos trabalhadores a formação de sindicatos, inclusive profissionais. Assim, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	O sistema brasileiro leva-nos a pensar na necessidade de negociação direta entre empregador e empregados, sem a participação do sindicato, uma vez que a representatividade destes é apenas relativa. Ex. participação nos lucros;
	
	A visão corporativa buscou-se a supressão dos conflitos entre capital e trabalho, bem como a colaboração entre os interlocutores sociais e o Estado, com vistas ao progresso da nação;
	
	Com o Decreto nº 1.637 de 1907 estimulou-se a criação de inúmeros sindicatos no território nacional, com várias denominações e pouquíssimo poder de pressão;
	 
	Nenhuma das alternativas está correta
	
	A unicidade sindical praticada no Brasil estabelece que o princípio do sindicado único, por categoria e por base territorial;
	
		10
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	É o direito de os trabalhadores e empregados se organizarem e constituírem livremente as agremiações que desejarem, no número por eles idealizado, sem que sofram qualquer interferência ou intervenção do Estado, nem uns em relação aos outros, visando à promoção de seus interesses ou dos grupos que irão representar.  Esta definição refere-se à:
		
	
	Dissídio Coletivo
	 
	Liberdade Sindical
	
	Acordo Coletivo de Trabalho
	
	Sindicato
	
	Direito Coletivo do Trabalho

Continue navegando