Buscar

AULA CLAREAMENTO DE VIRILHAS E AXILAS (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BELLA PELLE EDUCAÇÃO CONTINUADAProfessor: Irene Sousa
Aluno: 
Curso: Clareamento de axilas e virilhas
Data: 
	
 
 
CLAREAMENTO DE VIRILHAS E AXILAS
As manchas escuras na pele são sempre muito incômodas em qualquer parte do corpo. Além do melasma e daquelas causadas pelo excesso de exposição solar ou envelhecimento, essas marcas no corpo podem surgir nas regiões mais escondidas - as chamadas áreas de contato, como axilas e virilha. 
CAUSAS 
Dermatites
– Alterações hormonais
– Uso de certos desodorantes
– Atrito
– Foliculite
– Cosméticos ou medicamentos fotossensíveis
– Inflamações locais
– Fatores genéticos
As manchas escuras nesses locais se dão por conta do desencadeamento de uma resposta inflamatória que estimula a produção de melanina. “O atrito leva a um espessamento da pele, que acaba escurecendo. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, sobretudo em pacientes com a pele mais morena, que possuem síndrome metabólica - pré-diabetes e diabetes - ou que tiveram reações alérgicas devido a depilação ou o uso de desodorantes.
PREVENÇÃO
Com algumas medidas simples e diárias, podemos minimizar o atrito dessas regiões e prevenir o escurecimento. Para a dermatologista, “o importante é manter a áreas bem arejadas e evitar procedimentos agressivos frequentemente, como a depilação com cera, sobretudo na área da virilha. Se o procedimento não puder ser dispensado, invista em produtos calmantes e reparadores que evitam a inflamação, como a água termal.
TRATAMENTO
Desde o uso de dermocosméticos clareadores até a realização de peelings e lasers, existem vários tratamentos indicados para tratar o escurecimento dessa área. “Podemos optar pelos ativos clássicos, como alfa hidroxiácidos ou produtos com vitamina C que também possuem ação clareadora, além do ácido kójico, arbutin, entre outros”. A escolha da terapia, na verdade, vai depender de vários fatores, como o grau de hiperpigmentação, a cor da pele, tempo das manchas e causa. Outros tipos de tratamentos:
Depilação a laser
Se um dos grandes vilões das axilas escuras são os métodos de depilação que utilizam ceras e lâminas. Por isso, para evitar o escurecimento é necessário evitá-los. Lâminas, giletes e ceras podem ser substituídas pela depilação a laser que, além de clarear a região, inibe o crescimento dos pelos. Trata-se da escolha mais eficaz para o clareamento dos axilas.
Os processos a laser devem ser realizados em consultórios estéticos, por um dermatologista competente. É um procedimento bem simples, que dura até 3 minutos por axila. A definição do número de sessões depende de cada paciente, porém, resultados interessantes começam a surgir com no mínimo 3 sessões.
O processo se dá pela emissão de luz pulsada, responsável por agir diretamente sob o pêlo e a melanina.
Para garantir os melhores resultados, uma boa dica é apostar em uma clínica de estética renomada que possua um excelente corpo clínico, além de equipamentos e tratamentos modernos e profissionais capacitados para tal.
Cremes Dermatológicos
Quem prefere tratamentos tópicos pode apostar no uso de cremes dermatológicos, direcionados especialmente para este fim. Mas atenção: mesmo sendo cremes, estes também devem ser indicados por profissionais.
Os produtos podem ser manipulados ou comprados já prontos. Devem trazer em sua composição ativos que eliminam o excesso de pigmento da região das axilas, como arbutin e idebenona.
Peeling Químico Clareador
Os peelings também são ótimos tratamentos estéticos capazes de suavizar as axilas escuras. Em suma, a camada de pele com manchas é retirada e, em seu lugar, uma nova nasce, totalmente clara e livre da forte pigmentação.
Neste procedimento são utilizados o ácido glicólico e o ácido kójico. Enquanto o primeiro promove a descamação e renovação da pele, o segundo atua diretamente no clareamento da região.
Recomenda-se de 1 a 2 sessões semanais, para que seja possível notar boas diferenças na aparência. Com um mínimo de 4 sessões já obtém-se um bom resultado.
Peeling Físico 
Este procedimento estético está indicado para tratar manchas superficiais - as chamadas melanoses, que estão localizadas na epiderme, camada superficial da pele. O peeling de diamante promove a esfoliação da epiderme, promovendo a eliminação das melanoses. Também pode haver melhora nas cicatrizes de acne, mas como nesse caso as lesões são mais profundas, a melhora é mais discreta - ela acontece em função da esfoliação da pele e estímulo à renovação das células da camada superficial.
Luz Pulsada
Tratamento recomendado principalmente para pacientes que têm muita sensibilidade à dor, a luz pulsada também proporciona resultados interessantes nas axilas escuras.
Emitindo raios de luz sob a pele, a luz pulsada aquece a região atingida e remove as manchas. Além das axilas, pode ser utilizada em outras regiões do corpo.
Modelo de Protocolo de Clareamento 
Passo 1: Higienização
Objetivo: Promover a remoção das sujidades, e auxiliar no afinamento da pele.
1. Aplicar sabonete na região das manchas.
2. Realizar movimentos circulares.
3. Deixar agir por 3 minutos.
4. Remover com algodão umedecido em água.
5. Esfoliar com esfoliante o local d aplicação por 3 minutos com movimentos leves.
6. Deixar agir por mais 5 minutos.
Passo 2: Peeling
Objetivo: Afinar a pele para facilitar a permeação dos ativos empregados no procedimento e ainda reduzir a proliferação de bactérias e diminuir a hiperpigmentação no local.
1. Aplicar peeling de diamante com passadas firmes e unidirecionais por um tempo de 10 minutos. 
Passo 3: Finalização
Objetivo: Remoção de células mortas, clareamento da pele e ação fotoprotetora resistente a água.
1. Aplicar o ácido ou a máscara clareadora, ou a máscara de argila em toda região a ser tratada.
2. Deixar agir por 30 minutos.
3. Remover com algodão umedecido em água.
4. Aplicar FPS em toda região tratada.

Outros materiais