Buscar

GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO

Prévia do material em texto

GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO - CCT0653
Aula 1 - Conceitos básicos de processo de negócio
Por que mapear processos de negócio ?
Visão ampla do processo de seu inicio ao fim; Percepção completa e correta dos objetivos, pessoas e recursos tecnológicos utilizados no processo mapeado; Possibilidade do entendimento do negócio de forma abrangente e consistente; Formalização em um documento de fácil entendimento de como estão ocorrendo os processos atualmente na empresa; Preservação do conhecimento adquirido com o desenvolvimento desse processo agora mapeado; Visão clara de cadeia de valor e de seus componentes; Percepção de gargalos e outras falhas no processo. 
ProcessosXProjetosXAtividades 
Processo é a maneira de fazer alguma coisa. Envolve a transformação de um insumo em produto final. No interior do processo, ocorrem transformações, que incluem as etapas necessárias para obtenção do produto final, de valor agregado. PROCESSO É PERMANENTE
ENTRADA -> TRANSFORMAÇÃO -> SAÍDA
Um grupo de tarefas interligadas logicamente, que utilizam os recursos da organização para gerar os resultados definidos, de forma a apoiar os seus objetivos. Assim, um processo dispõe de inputs, outputs, tempo, espaço, ordenado, objetivos e valores que, interligados logicamente, irão resultar em uma estrutura para fornecer produtos ou servos ao cliente.
Conjunto de atividades inter-relacionadas com um OBJETIVO Especifica; Possuem ENTRADAS, INFORMACÖES, TRATAMENTOS, PRODUTOS e SAÍDAS; Todo processo deve TER UM FIM Especifico; Todo processo deve ser PREVISÍVEL; 
Sua compreensão é importante, pois é Chave para o sucesso em qualquer negócio.
Características de um Processo
PROPRIETÅRIO (DONO); Políticas (VISÃO EXECUTIVA); DOCUMENTACÄO (FORMALIZACÄO);
FEEDBACK (MELHORIA Continua DO PROCESSO); OBJETIVO; MÉTRICAS; INSTRUÇÕES DE TRABALHO; PROCEDIMENTOS; PAPÉIS; RECURSOS E HABILIDADES.
Documentação (Formalização) - Não podemos esquecer de documentar os itens abaixo (e mais, se necessário):
Claras fronteiras (inicio e fim), bem como objetivo;
Input: aquilo que é consumido ou transformado na execução;
Guide: o que determina como ou quando (em que circunstância) uma atividade ocorre - Regulação;
Output: alguma coisa que é produzida por, ou resulta do processo;
Enabler: recurso utilizado para possibilitar ou facilitara execução da atividade;
Estar sob a responsabilidade de uma ou várias unidades organizacionais;
Dono definido (Gerenciabilidade);
Relações cliente/fornecedor e seus requisitos claramente definidos (Efetividade);
Devidamente documentado (Transferibilidade);
Problemas conhecidos e acompanhados (Gerenciabilidade);
Pontos de controle e medidas de eficåcia/eficiência (Mensurabilidade);
Mecanismos de feedback para melhoria (Alterabilidade);
Soluções de rastreabilidade ao longo da execução (Rastreabilidade).
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo; Características de um Projeto: Feito por pessoas; Elaborado progressivamente; Sofre restrições; Tem início e fim; Cria um resultado único.
 Um projeto acontece em um período determinado de tempo para gerar um produto, para gerar um resultado único em um período de tempo único, são conduzidos com fim específico tem início e fim determinados, pontuais e buscam, em última análise, melhorar os processos de rotina.
Atividades é ações que ocorrem dentro do processo ou subprocesso. São geralmete desempenhadas por uma unidade (pessoa ou departamento) para produzir um resultado particular. Elas constituem a maior parte dos processos, e podem ser subdivididos em atividades críticas e não críticas.
Aula 2 - Classificação e hierarquia de processos
Objetivos
• Instância de processos;
• Tipos de processos: – Por tipo de atividade – Pelo grau de criticidade – Pelo contexto de atuação – Pelo modelo de operação e decisão – Pela hierarquia do processo
• Representa a execução de um processo. Ex. a fabricação de um veículo, o atendimento de uma venda, etc.
Tipos de processos
• Por tipo de atividade – Primário ou de negócio (processos-chave) – Gerenciais ou gerenciamento – Organizacional ou de suporte
• Pelo grau de criticidade (importância institucional) – Processos críticos – Processos não críticos
• Quanto ao seu contexto de atuação – Processos internos – Processos externos
• Quanto ao seu modelo de operação e decisão – Processo Horizontal – Processo Vertical
• Quanto a maturidade de processo – Ad-hoc – Repetitivo – Normatizados – Mensurados – Geridos;
• Quanto a hierarquia de processo – Macro processo – Processo – Subprocesso – Atividade – Tarefa.
• Os processos primários incluem as atividades que geram valor para o cliente. Podem ainda ser entendidos como aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo. Como exemplo tem-se os processos de: produção, venda, recebimento e atendimento de pedido (cliente).
• Os processos gerencias são aqueles focalizados nos gerentes e nas suas relações, e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização. Neste tipo de processo, incluem-se as ações que os gerentes devem realizar para dar suporte aos demais processos de negócio.
• Os processos organizacionais focados na organização, orientados å integração organizacional coordenando sistemas e fluxos necessários para garantir o desempenho geral da empresa, proporcionando suporte adequado aos processos de negócio. Essenciais para a administração do negócio, por vezes não perceptível ou visível aos cliente externos.
Os processos gerenciais e organizacionais fundamentam os processos de informação e decisão, que podem ser:
• Horizontais - correspondem ao fluxo de trabalho. Organizados por equipes ou trabalho individual voluntário, definidos formalmente e coordenados entre diversas equipes funcionais. São processos de informação e decisão que coordenam atividades por várias unidades funcionais da organização. Também chamados de processos laterais, desenvolvidos ortogonalmente å estrutura vertical das organizações funcionais;
• Verticais - relacionados ao planejamento e orçamento empresarial, relacionados a recursos materiais ou humanos.
Os processos podem ser classificados quanto ao contexto de atuação:
• Internos - são iniciados, processados e finalizados na própria organização;
• Externos - iniciados externamente, processados internamente ou compartilhado com o meio e finalizados para o meio externo.
• Processos Finalisticos säo processos técnicos que compõem as atividades-fim da organização, diretamente envolvidos no atendimento ås necessidades dos clientes ou usuários. Eles se relacionam com a razão de ser ou com a essência do funcionamento da organização.
Os processos enquadrados nesta categoria estäo diretamente relacionados com os fundamentos estratégicos da organização: missåo, visåo de futuro e objetivos estratégicos.
• Processos de Apoio såo aqueles que däo suporte ås atividades de natureza finalistica da organizaØo. Essa categoria de processos estå diretamente relacionada å gestäo dos recursos internos da organização (atividades-meio). Exemplos säo os que envolvem a geståo de pessoas, a geståo orgamentåria e financeira, a gestäo de aquisições de bens e serviços ou o desenvolvimento de tecnologias da informação. Eles também dizem respeito aos processos gerenciais relacionados å definiqäo de sistemas de monitoramento e avaliação dos resultados alcanqados pela organizagåo.
• Processos Criticos São aqueles de natureza estratégica para o sucesso institucional. Em geral, såo assim denominados os principais processos finalisticos, embora alguns processos de apoio (processos-meio) possam ser considerados criticos pela importåncia ou impacto que tém nos resultados institucionais.
Os processos criticos podem dificultar ou impedir a realizaØo dos objetivos estratégicos, quando não säo gerenciados de forma adequada.
Maturidade de processo ( * )
• Ad hoc — Processos disparados por demandas näo frequentes (e algumas vezes ünicas) e cujo encaminhamentonäo apresenta um conjunto de atividades previamente definidas. Näo hå uma estruturagäo do processo.
• Normatizado — Processos que säo realizados com frequéncia e cuja sequencia de atividades estå bem definida ejå documentada, normatizada e consistente.
• Repetitivos — Processos que säo realizados com freqüência e cuja seqüência de atividades está bem definida ou estabilizada pela "prática do dia-a-dia", porém näo se encontram documentados/normatizados. Esses processos estäo internalizados na experiéncia das pessoas.
• Mensurados — Processos que, além de documentados/normatizados apresentam um conjunto de indicadores para mediçäo de seu desempenho.
• Geridos — Processos que säo mensurados e, a partir dos resultados mostrados pelos indicadores, tém corrigidos pontos que estão em desacordo com as expectativas dos gestores. Esses processos estão em circuitos/ciclos de melhoria e inovação estruturados e dentro de padröes de controle assegurados.
Macroprocesso é um processo que geralmente envolve mais que uma funcäo, na estrutura organizacional, e a sua operagäo tem um impacto significativo no modo como a organizaØo funciona.
Subprocesso é a parte que, inter-relacionada de forma lögica com outro subprocesso, realiza um objetivo especifico em apoio ao macroprocesso e contribui para a missäo desse.
É a parte que, inter-relacionada de forma lögica com outro subprocesso, realiza um objetivo especifico em apoio ao macroprocesso e contribui para a missäo desse.
Processos
• Podem ser decompostos em uma série de TAREFAS;
• Casa TAREFA terå entrada e saida;
• A TAREFA é executada por uma fungäo;
• A TAREFA é por REGUS;
• cada PROCESSO tem que ter um PROPRIETÅRIO (DONO).
Atividades ocorrem dentro do processo ou subprocesso. Säo geralmente desempenhadas por uma unidade (pessoa ou departamento) para produzir um resultado particular. Elas constituem a maior parte dos processos. Podem ser subdivididas em atividades criticas e nao criticas.
Tarefa é uma parte especifica do trabalho, ou melhor, o menor microenfoque do processo, podendo ser um ünico elemento elou um subconjunto de uma atividade. Geralmente, estå relacionada como um item que desempenha uma incumbéncia especifica.

Continue navegando