Buscar

original_msg estacio de sa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A preservação do meio ambiente depende da conscientização dos indivíduos de uma sociedade, a cidadania deve instruir noções que contribuam para a prosperidade do meio ambiente
É importante saber instruir a sociedade desde a infância para a preservação através de uma boa formação pedagógica.
desenvolvimento
A Contradição nas relações Homem-Natureza consiste principalmente nos problemas dos processos industriais criados pelo Homem. Esse processo é visto como gerador de desenvolvimento, empregos, conhecimento e maior expectativa de vida. Porém, o homem se afastou do mundo natural, como se não fizesse parte dele. Com todo esse processo industrial e com a era tecnológica, a humanidade conseguiu contaminar o próprio ar que respira, a água que bebe, o solo que provém os alimentos, os rios, destruir florestas os habitats animais. Todas essas destruições colocam em risco a sobrevivência da Terra e dos próprios seres humanos.
Muitos desastres naturais são causados pela ação do homem no meio ambiente. Ao contrário de muitos que pensam que a natureza é violenta, pode ser, mas seu maior agressor é o homem, que não se deu conta de que deve sua existência à ela.
Os sentidos básicos do homem como o instinto, a emoção e a espiritualidade se perdem sem essa interação com a natureza.
Os problemas ambientais já vêm de longa data, desde a época em que o sistema industrial se desenvolveu na Europa e depois se transferiu para a América do Norte, aumentando cada vez mais a pressão sob o planeta. Recentemente, os problemas ambientais se agravaram, devido ao crescimento populacional desenfreado e suas vontades de viver num mundo industrial e tecnológico. O maior problema do planeta hoje, é entender e resolver as relações Homem-Terra, para que se consiga viver em harmonia e em equilíbrio com o planeta.
Na arena socioeconômica necessita de uma transformação nos meios de consumo, nas atitudes pessoais.
Ao longo dos anos o que era normal hoje com a informação e progresso não é mais, o desmatamento, extinção de espécies vem diminuindo porque o homem vê cada vez mais a necessidade de preservação, muitos recursos que nós precisamos vem da natureza a indústria madeireira depende da natureza por isso muitas empresas utilizam do reflorestamento cada arvore retira é replantada novamente e com isto mantem o equilíbrio florestal.
Para que o homem venha a ter a consciência da preservação, A indústria vem cada vez mais tendo algumas responsabilidades sociais com exemplo: a reciclagem, reuso.
Um bom exemplo é o gerenciamento de resíduos dando tratamento e destino adequado aos resíduos da indústria.
A educação ambiental vem ao longo do tempo se consolidando dentro do ambiente escolar, a sociedade em si tem prestado mais atenção nos danos industriais na natureza.
Dependemos da natureza para viver, então o homem vem com projetos para classificação de resíduos, controle em áreas de habitat animal, assim agindo em conjunto.
Vivemos rumo ao progresso, mas com a conscientização dos danos a natureza ,o crescimento desenfreado das industrias, a tecnologia e seus avanços , todos esses processos tem sido mais observados pela sociedade e órgãos de proteção ambiental afim de tentar controlar os danos que muitas vezes são irreparáveis vejamos um exemplo, a pouco tempo tivemos o estouro da barragem que matou o rio são Francisco se houvesse planejamento e mais atenção dos órgãos responsáveis o desastre ambiental talvez não tivesse ocorrido.
O rio morto vai voltar a ser o que era? uma pergunta que vai demorar anos para ser respondida.
A informação está aí para todos, basta ter o bom senso e querer saber qual futuro queremos para nossos filhos ha que saber conviver em harmonia com a natureza pois, todos nós dependemos dela para sobreviver.
Conclusão: podemos concluir com o desenvolvimento do trabalho que temos a obrigação como uma sociedade de preservar o meio ambiente, pois dele dependemos para viver.
A indústria com os anos também vem tomando atitudes para amenizar os danos ambientais tais como: desmatamento, queimadas e poluição do ar e rios.
A natureza nós da oque precisamos por isso com a educação na escola e na sociedade cada vez mais vem se consolidando a importância da preservação para termos um futuro aonde possamos viver em harmonia tanto em sociedade como com a própria natureza preservar hoje para termos um mundo melhor amanhã.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais