Buscar

Desafios contemporâneos - Atv. 1

Prévia do material em texto

O preconceito no Brasil.
Um dos maiores e mais graves problemas em nossa sociedade desde os primórdios é o preconceito, é uma prática muito comum e causadora de diversos outros problemas, não apenas sociais, como também de saúde, provocando distúrbios, transtornos e até mesmo o suicídio. Por um período muito longo, a sociedade elitista brasileira se nega discutir um novo perfil de sociedade. É tardio o entendimento desta de que é impossível um pais crescer, perpetuando todas as formas de desigualdades. Porém, na sociedade atual são nítidas essas formas, por questões: preconceituosas, econômicas, sociais, étnicas ou culturais.
No Brasil, vivemos em uma sociedade extremamente racista e preconceituosa, muito mais forte na questão racial do que em qualquer uma outra; exemplo: nossa sociedade nunca se manifestou contraria a nenhuma política direcionada, como para: mulheres, indígenas, idosos, adolescentes, deficientes, LGBTs.
É incontestável que o Brasil tem, constitucionalmente, o objetivo fundamental de construir uma sociedade livre, justa e solidária, assim como promover a redução das desigualdades, sem preconceito de raça ou qualquer outra forma de discriminação por isso pessoas que tem esse tipo de atitude tem se tornado “minoria”.
Contudo ainda temos que fazer com que isso acabe por isso é necessário tomar algumas atitudes para o combate às formas de preconceito que garantem que todos serem respeitados. Nesse sentido é de extrema importância que esse combate comece por meio da educação.
Nesse quesito, fomentar a educação desde as bases escolares é de fundamental para que o preconceito seja mitigado em suas diversas formas. Além disso, é importante criar condições igualitárias para que as pessoas com diferenças consigam alcançar os mesmos fatores As políticas das cotas raciais, a obrigatoriedade das escolas aceitem crianças com deficiências, dentre outros, são alguns desses elementos, que gera respeito e convivência com o outro.
Além disso as famílias também tem um extremo trabalho neste momento pois, pequenas atitudes podem mudar a forma de ver o que lhe parece diferente, como por exemplo, estimular os filhos a lerem, lendo a criança passará a entender o mundo. Os brinquedos que você disponibiliza para seus filhos podem ser um potencial incentivador do preconceito, a conduta do homem dentro de casa poderá ser um divisor de água entre ter ou não preconceito, ou seja, tudo isso são bases.
O preconceito reside apenas onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características: físicas, hereditárias, traços de caráter, inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.
Nelson Mandela já dizia que a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. E aqui não se pode acreditar apenas na educação dada na escola, mas também àquela destinada da família.

Continue navegando