Buscar

Atividade 4 - ALUNO - 21 MAI 20

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE
Aluno (a):_________________________________________________________________
Data: 21/05/2020 Período: Noturno Disciplina: Análise por Imagem
1) No gantry, encontramos uma blindagem magnética que visa a correção de pequenas não uniformidades do campo. Diante desta análise, justifique o uso dessa blindagem magnética?
2) Quais são os problemas encontrados na prática cotidiana para exames de SPECT?
3) Um átomo de emite uma partícula alfa transformando-se num elemento Z, que por sua vez, emite uma partícula beta dando o elemento X com número atômico e massa atômica respectivamente iguais a:
A) 92 e 234
B) 91 e 234
C) 90 e 234
D) 90 e 238
E) 89 e 238
4) Meia-vida é o intervalo de tempo em que uma amostra deste elemento se reduz à metade. Portanto, numa reação química ou física se a quantidade que decai possui um valor no início do processo, na meia-vida a quantidade terá metade deste valor. Neste entendimento, diferencie a meia vida física, meia vida biológica e meia vida efetiva: 
5) No que consiste um radiofármaco?
6) Quanto tempo o elemento radioativo permanece no corpo do paciente? Que fatores ajudam na eliminação dele?
7) Ao contrário das técnicas de imagem convencionais como Radiografia, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia ou Ressonância Magnética, a Medicina Nuclear tem como base qual critério de análise?
 
8) O que define Ressonância Magnética?
9) Quem é o elemento em abundância encontrado no nosso corpo que apresenta um núcleo ativo encontrado na Ressonância Magnética? E qual é a sua principal característica? 
10) Como é conhecida o fenômeno que devido às leis de indução eletromagnética, núcleos que têm uma carga efetiva e estão em rotação são capazes de alinhar-se a um campo magnético externo?
11) Com base na imagem abaixo, como você explicaria o próton do hidrogênio encontrado em abundância em nosso corpo atuando como um vetor de magnificação?
	
	 
12) O que você compreende por precessão. Explique abaixo de forma categórica esse fenômeno encontrado na realização de exames de imagem por Ressonância Magnética.
13) A frequência de precessão e caracterizada de qual forma?
14) É compreendido que para que ocorra a Ressonância Magnética (RM) do núcleo do hidrogênio (H) é necessário aplicar um pulso de energia de radiofrequência, exatamente à frequência de Larmor do VME do hidrogênio. Assim, outros núcleos ativos em RM alinhados com o campo magnético externo () não entram em ressonância porque sua frequência de precessão difere daquela do átomo de hidrogênio . A aplicação de um pulso de RM que faz co que ocorra a o fenômeno descrito como “ressonância” é denominado excitação. Assim, como é conhecida o movimento adquirido por esta absorção de energia que causa um aumento de número de populações de núcleos de hidrogênio de rotação de rotação positiva e rotação negativa?
15) A diferença de energia entre as duas populações (positiva e negativa) corresponde a que processo para a produção da imagem por Ressonância Magnética?
16) Não só o átomo de hidrogênio responde a um sinal por ressonância magnética. Portanto a frequência de Larmor está caracterizada por um pulso de radiofrequência que estabelece a exata frequência do átomo de hidrogênio cujo sinal é induzido na bobina receptora. Assim, qual é a constante giromagnética da frequência de Larmor para o átomo de hidrogênio?
17) Com base na resposta do exercício acima, encontre a constante giromagnética do núcleo do hidrogênio quando se têm um campo magnético de 3,0 Tesla
18) Em exames de Ressonância Magnética utilizamos de alguns protocolos que evidencia a aplicação de um pulso de radiofrequência para determinar a realização de um exame. Portanto, qual é a diferença entre TR (tempo de relaxamento) e TE (tempo de eco)?
19) Apresente abaixo a diferença entre os tipos de magnetos com as respectivas vantagens e desvantagens
	MAGNETOS
	CARACTERÍSTICAS
	
Resistivo
	
	
Permanente
	
	
Supercondutores
	
20) Colocado em um equipamento de Ressonância Magnética, o paciente experimenta um campo magnético intenso e homogêneo. Com a influência da frequência de Larmor os prótons do corpo são perturbados e alinhados pelos pulsos de radiofrequência. Assim, os gradientes em ressonância magnética variam o campo magnético dispostos em sistemas de bobinas denominados sistemas de bobinas de gradiente em três grupos (X, Y e Z). As bobinas de gradiente alteram o campo magnético de forma linear com o objetivo de selecionar uma determinada fatia do paciente. Sobre os gradientes determine os cortes respectivos a formação da imagem conforme cada bobina de gradiente
21) Bobinas de radiofrequência são utilizadas para excitar uma determinada região com pulsos de radiofrequência (RF) e medir o sinal emitido pelos tecidos. Portanto, influenciam decisivamente na qualidade das imagens da qual está relacionado com a proximidade da região de interesse. Sobre as imagens abaixo, para qual exames são utilizadas as bobinas?
	
	
	
	
 
22) A Radioterapia, a “Dose Absorvida” é uma medida da energia depositada num meio por qualquer tipo de radiação. Portanto, a dose absorvida é representada pela abreviação DT,R que significa, a dose absorvida num tecido ou órgão T liberada pela radiação do tipo R. Descreva abaixo a grandeza usada para a dose absorvida no tratamento de radioterapia
23) No exame de radiodiagnóstico um organismo vivo absorveu 5,45 x 10-11J de energia de radiação X. Sendo a sua massa de aproximadamente 45,0 kg. Calcule a dose absorvida em um único valor do qual corresponde a um número inteiro
24) O que você entende por tratamento em radioterapia? E como está dividida a radioterapia?
25) A radiação é uma forma de propagação de energia pelo espaço, se acompanhada de matéria temos a radiação corpuscular (radiação beta e prótons), quando é apenas energia encontramos a radiação eletromagnética. De interesse da radioterapia, os Raios X e Gama são fótons que podem ser entendidos como pequenos pacotes de energia sem massa e carga elétrica. Portanto, a interação da radiação com a matéria faz com que ocorra uma maior ou menor probabilidade de irradiação no local lesionado e em particular, em regiões sadias. Assim, para que ocorra uma distribuição de dose mais homogênea no campo de tratamento terapêutico é utilizado qual procedimento e quais são os profissionais envolvidos nesse processo? 
26) Explique como é extraído o planejamento 3D (tridimensional) em radioterapia
27) Os feixes de radiações ionizantes podem ser direcionados de vários ângulos para o tratamento terapêutico do paciente. Portanto, as fontes empregadas hoje nos equipamentos de teleterapia são utilizadas em qual distância?
28) Como é classificada os tipos de tratamento tumorais em radioterapia?
29) São usados equipamentos de teleterapia com fonte radioativa de cobalto-60 para o tratamento terapêutico ou paliativo de pacientes com câncer. Estes mesmos equipamentos são classificados como de “coluna” e “isocêntricos”, qual é a diferença entre eles?
30) Os aceleradores lineares mais modernos com elétrons podem ter um ou dois feixes de fótons, incluindo feixe de mais de 10 MV(megavoltagem). Nesse caso, como são chamados estes aceleradores?
31) Diferencie quais são as modalidades de equipamentos de teleterapia utilizados para o tratamento terapêutico que visa a homogeneidade da dose na região tumoral
32) No tratamento de braquiterapia com fontes de radiação, qual é a diferença entre tratamento LDR, MDR e HDR? 
33) Quais são as fontes mais usadas no tratamento de braquiterapia no Brasil?
34) Na abordagem de colocação da fonte radioativa (temporária ou definitiva) no paciente de forma direta e ou por meio de aplicadores (indireta), é utilizado a técnica de Pré-carregamento e Pós-carregamento. Assim, qual destas duas técnicas é utilizada aqui no País? Explique como é o procedimento utilizado na aplicação desta técnica?
35) Como você evidencia a proteção radiológica utilizada em braquiterapia?

Continue navegando