Buscar

Atividade Reflexiva 01-20

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O estágio supervisionado é necessário para o progresso do docente em formação, proporcionando a pratica de acordo com aprendizagem teóricos adquiridos em sua formação. A experiência de estagio é uma fonte essencial para o desenvolvimento do aluno perante a pratica pedagógica, possibilitando que tenha noções básicas do docente em sala de aula.
“O estágio pode ser compreendido como um espaço de formação que possibilita ao acadêmico uma aproximação à realidade em que será desenvolvida a sua futura prática profissional, permitindo que o mesmo possa refletir as questões ali percebidas sob a luz das teorias”. (PIMENTA; LIMA, 2004, p. 24). 
É na prática em sala de aula que conhecemos os desafios a serem enfrentados, mas podemos contribuir para uma melhoria continua de acordo com a base teórica de estudos sendo supervisionado pelo docente, pois o estágio supervisionado tem como objetivo de preparar o aluno/estagiário para um trabalho proveitoso.
 É possível o estágio se constituir como momento de reflexão teórico-prática e de transformação da realidade escolar. Ainda que o estágio seja um momento mais de aprender do que é possível fazer algo pela escola. Além disso, aprende a compreender a realidade mediada por um olhar científico e comprometido teoricamente. Para que o estágio ocorra enquanto práxis, é necessário que os futuros professores compreendam a complexidade das práticas institucionais e das ações praticadas na escola e usem estes saberes para preparar sua inserção profissional. (MORAES, ANDRÉ E TERUYA 209, p. 10).
O estágio possibilita ao aluno, a oportunidade de estar em uma sala de aula, colocando em prática seus conhecimentos teóricos, sendo observado tendo uma reflexão crítica e reorganização de suas ações pela supervisão, é uma oportunidade de exercer funções especificas de sua profissão pois é preciso está apto para enfrentar os desafios como docente. 
É na formação do professor que devemos exercitar a reflexão crítica sobre a prática. “É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. (FREIRE 1997).
Na educação fundamental tem as suas dificuldades em manter a atenção dos alunos, é saber buscar alternativas, reconhecendo a individualidade de cada aluno para que possa incentivar a interagir com diversas atividades, estimulando a curiosidade e o desenvolvimento do aluno, garantindo o engajamento e a motivação do aluno no aprendizado.
O desempenho do ensino pelo estagio supervisionado, possibilita que o aluno possa assimilar teoria à pratica, compreendendo a dificuldade com a orientação do supervisor em planejar a pratica do ensino, possibilitando a reflexão e a pesquisa, pois é através da ligação entre teoria e prática que o profissional adquire o conhecimento técnico, fundamental a práxis pedagógica.
Referencias:
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
MORAES.C.T; NASCIMENTO.M.C.M. O estágio curricular nos anos iniciais do ensino fundamental: sua importância na formação e atuação do futuro professor. Revista eletrônica Pro-docência/Uel. Edição Nº. 4, Vol. 1, jul-dez. 2013.ISSN 2318-0013.
PICONEZ, Stela C. Bertholo. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado: A aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo. A pratica de ensino e estagio supervisionado. 24 ed. São Paulo: Papirus, 2015 (E-Book). 9. 13-34.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
Sucesso! Seu envio aparece nesta página. O número da confirmação do envio é 4bde5613-04f2-4c46-b5cb-49a016eddbd3. Copie e salve este número como prova de seu envio. Veja todos os seus comprovantes de envio em Minhas notas.

Continue navegando