Buscar

a importância do estágio na formação docente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME COMPLETO : Regiane Aparecida Pereira Matos
	RGM : 28267761
	CURSO – Pedagogia – Práticas de ensino em educação infantil 
A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.
O estágio é um momento muito importante na formação de professor de educação infantil, ele permite que o conhecimento das práticas educativas seja desenvolvido por meio da observação e participação em situações vivenciadas diariamente em sala de aula. O estágio é o primeiro contato que um futuro professor terá com seu campo de atuação. Torna-se o eixo central na formação acadêmica do futuro professor, pois é através desse estágio que o educando tem acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção da identidade e dos saberes do cotidiano (PIMENTA e LIMA, 2004). O estágio é muito importante para a aquisição da prática profissional, pois nesse período os alunos podem praticar todos os conhecimentos teóricos adquiridos na graduação. Além disso, o aluno aprende a desenvolver atividades, proporcionando ao aluno uma experiência de aprendizagem em que são transmitidas situações e práticas da profissão para que ele possa começar a desenvolver habilidades e competências no campo de atuação escolhido. prática aprendendo o que funcionou e o que não funcionou e por quê. 
Segundo Almeida (1994), o estágio é o momento que, em contato com a realidade escolar, deve nos fazer pensar na formação que estamos recebendo. 
Este deve ser um momento analisado em termos teóricos e práticos de ensino, 
que visa enriquecer a prática pedagógica para que faça sentido para o aluno 
e, assim, ofereça oportunidades para fortalecer a educação infantil.
Portanto, vejo a prática como de grande benefício para o futuro professor, 
visto que este é um vasto caminho de conhecimento que oferece ao professor e ao futuro professor.
Reflexões sobre as práticas adotadas para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois isso nos leva conhecer os problemas existentes no espaço educativo e pensar em formas de desenvolver estratégias para combater esses problemas. O professor deve sempre refletir sobre sua prática, avaliar-se e mediar da melhor forma possível na aprendizagem do aluno. 
Podemos refletir também que a identidade docente também é construída nessas experiências vividas através do estágio, a continuidade do processo de ação e reflexão favorecem momentos significativos para o professor refletir sobre sua prática pedagógica e assim recriá-la do conhecimento ao formular é 
adquiridos ao longo dos anos.
REFERENCIAS: 
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos).
ALMEIDA, J. D. Estágio Supervisionado em prática de Ensino – relevância para a formação ou mera atividade curricular? Revista ANDE, São Paulo: Cortez, ano 13, nº 20, p. 39-42, 1994

Continue navegando