Buscar

Resumo - Documentário Construindo um Império Bizâncio.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

THAU III
Prof.ª: Daniela Venturoli
Aluna: Vivian M. F. Aquino RA: 8700537 
Documentário Construindo um Império – Bizâncio.
O Império Bizantino foi a civilização dominante da idade das trevas, mas após 1 milênio de domínio os próprios feitos de engenharia, prejudicariam o império.
Bizâncio era uma cidade-estado grega fundada em 600 a.C. chamada assim por causa de seu rei, Bizas.
Novembro de 304 d.C. após duas décadas de ferozes guerras civil, o imperador Constantino tem o controle de todo império romano.
Constantino, ‘’o grande’’, foi um dos soberanos que mudou o mundo, ele herdou um Império Romano, que estava dividido em duas partes, Constantino reunificou o vasto império e governo bem as duas partes, seis semanas após assumir o trono, Constantino viajou para a ponta do império um lugar remoto da Turquia de hoje, ali ele traçaria o limite da nova capital do império chamada Constantinopla.
Constantino Efetivamente mudou o centro do império Romano e inaugurou um novo centro, ele decidiu que construiria, utilizando as técnicas aperfeiçoadas do império romano, o governo de Constantino seria marcado por uma distinção, diferentemente dos antecessores ele se aliaria a outro grande líder Chamado Jesus Cristo.
O Cristianismo estava crescendo, havia uma grande presença Cristã no império e apenas reconhecer esta presença, foi uma boa demonstração de senso político.
Constantinopla foi fundada como um império Cristão, em meados do século IV a cidade agonizava de sede, não havia fontes de água em Constantinopla, por isso a água tinha que ser trazida de uma distancia maior que qualquer outro do mundo clássico e do mediterrâneo, então escolheu Valents para projetar e executar o mais longo aqueduto do mundo, quando concluído conduziria água por cerca de 700Km igual a todos os aquedutos de Roma somados. Incitaria em Trácia, entre os séculos IV e VI os Bizantinos construíram 60 pontes condutoras, a mais impressionante elevava-se à 30 metros, hoje é conhecida como aqueduto romano de Valents, foi construído um sistema subterrâneo para armazenamento da agua, criaram mais de 150 tanques subterrâneos construído entre as colinas e o maior é a cisterna da basílica em Constantinopla.
No final do século V, a população de Constantinopla chegava a meio milhão de pessoas, nenhuma outra cidade da Europa ocidental chegava perto, era uma cidade lendária, mesmo para pessoas que nunca haviam estado lá.
Mas um Exercito vindo das estepes da Mongólia comandado por Átila afogaria a Europa
Em 410 d.C. Roma seria invadida por uma tribo germânica, os visigodos (hunos), os romanos fugiram para leste em busca da paz de Constantinopla.
Enquanto o Ocidente caia o Oriente e Constantinopla estava em amplo crescimento.
Então Constantinopla construiu o mais forte e sofisticado sistema de muralhas construído, com 10 metros de altura por 5 de largura, num total de 96 torres que alcançavam mais de 20 metros hoje conhecida como muro de Theodosius.
Theodosius era um menino de 12 anos, o muro foi construído em uma ares de falha, sendo propenso a terremotos, então foi utilizado argamassa de calcário, era pouco maleável o que permitia acomodações sem muitas quebras, o engenhoso projeto utilizava argamassa de calcário alternadas com faixa de tijolo e pedras, tornando assim uma certa flexibilidade contra pequenos tremores de terra.
Nos Primeiros 7 anos de reinado Átila conquistou boa parte da Europa, em 447 d.C. uma série de terremotos catastróficos abalou a cidade de Constantinopla e muito mais forte do que os engenheiros haviam previsto, foi então construído um foço gigantesco, depois dele um enorme terraço e a seguir uma nova muralha de 3 metros de altura e 2 de espessura, mais a nova muralha reconstruída, por 1 milênio o império bizantino seria salvo pelas muralhas.
Terminado a proteção das muralhas então resolveram se proteger a cidade de ameaças que vinham pelo mar, construíram então uma corrente maciça de comprimento igual a 5 campos de futebol com boias a cada 60cm as quais flutuavam em troncos de madeira, isolando assim o porto gigantesca a maior já feita no mundo.
Dois anos antes de assumir o poder, O Imperador Justiniano I, casou com Teodora, uma linda e autoritária mulher, que havia sido dançarina de cabaré, e para limpar seu passado, Justiniano Promoveu-a a Imperatriz, no dia de sua nomeação chocou a aristocracia bizantina, juntos os dois governaram o império como iguais.
A população cansada dos altos impostos e novas leis obrigando ao cristianismo, levaram a população a enfrentar o Imperador enquanto participava de uma apresentação no Hipódromo, convencido por sua esposa ele ordenou que o exército batalhassem contra os rebeldes, que ameaçavam sua vida, Justiniano então chamou os Rebeldes para uma reunião no Hipódromo sugerindo um acordo com eles, após entrarem foram massacrados, o centro da vida política de Constantinopla se tornou um campo de extermínio de 30 mil pessoas.
Em 532 d.C. sobreviveu a revolta nica, mas o coração do império bizantino, jazia em ruinas, Justiniano porem quis revitalizar e reconstruir a capital em nome de Deus e do seu.
A grande prioridade do imperador era reconstruir a catedral da cidade chamada Igreja da Sagrada Sabedoria, conhecida hoje como Hagia sofia, contratou dois arquitetos, Isidório e Antemío ambos professores de física e matemática conheciam a teoria, mas careciam de pratica, as obras começaram logo depois das revoltas nica.
Resolveram Construir o Maior Domo já construído, com 30 metros de diâmetro, começaram utilizando um recurso usado pelos romanos sem muito sucesso, o Pendente. O primeiro passo foi construir quatro grandes arcos onde o domus repousaria, a seguir os pendentes, triângulos arredondados que ligam a base circular do domus ao suporte quadrado, com o uso dos pendentes, construíram um domus que parecia paira no ar, o domus tinha 55 metros de altura, a nave que ficava a baixo do domus, era um enorme espaço livre de 55 metros por 70m, Hagia Sofia foi inaugurada em 507 d.C. antes do termino da construção os quatro pilares que seguravam os arcos começaram a arquear e caíram, vinte anos depois ouve um terremoto onde o domo inteiro caiu, o Sobrinho de Isidoro reconstruiu com um domo menor e mais largo com carga horizontal maior distribuindo o peso para os lados e caiu novamente, então ergueu mais 7 metros e o problema foi resolvido, e esta foi a grande obra de Justiniano e Teodora, consolidando Constantinopla como capital do mundo Cristão.
Após a morte de Justiniano, Constantinopla manteve-se ilesa e em 1000 d.C. 
Em 1014 d.C. depois de muitas guerras e de perderem boa parte da sua arte, os Bizantinos se reergueram e partiram para reconquista da península balcânica do rio Danúbio até a Grécia Conduzidos por Basílio II.
Basílio II era um Imperador considerado ‘’o Imperador dos Soldados’’, era inteligente, versátil, bom líder e bom governante, seu maior inimigo era o Rei Samuel da Bulgária, que também buscava o controle da Península Balcânica. 
Resolvido a restaurar a gloria bizantina, construiu o Tri boche, o mecanismo era simples, usando cordas os operadores carregavam um braço de madeira com linga e pedra, a frente os lados da estrutura de madeira eram cobertos com pele de animais, afim de protege-las de flechas incendiarias, tinha um eixo e uma linga giratória, podia atirar grandes pesos de mais de 200kg a distância consideráveis e exigia muita força para ser operado aprox. 400 homens.
Em 1001 d.C. partiu para enfrentar seu maior inimigo, o Rei Samuel, foi destruindo aos poucos a infraestrutura Búlgara, assolando as terras, e minando a economia.
Em 1014 d.C. Basílio atacou de surpresa, venceu os Búlgaros e capturou 14 mil inimigos, ele cegou a todos deixando um em cada cem com um olho só, para poder guiar os outros de volta para à Bulgária, ao ver o exercito mutilado Samuel resistiu e dois dias depois morreu.
Em 1025 Basílio Morreu, os bizantinos estavam no auge do poder, mais o império ficou sem líder e a mercê de lutas internas.
Em 1453 Os Otomanos com seus Canhões derrubaram as muralhas impenetráveisde Constantinopla; Constantinopla agora se chamava Istanbul.
O Império Bizantino chegou ao fim, mas suas Inovações e feitos de engenharia são até hoje um testamento de sua magnifica civilização, que começou nos moldes da antiga Roma e terminou criando um modelo próprio, dizem que com a invasão de Constantinopla seus livros foram levados ao Ocidente e assim nasceu a Renascença.

Continue navegando