Buscar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA0010

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	GST0433_A5_201603251847_V3
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: MARIA JOSE LIMA DA SILVA
	Matr.: 201603251847
	Disc.: ADM. ESTRATÉGICA 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O professor Michael E. Porter, da Harvard University, é uma das principais autoridades em análise estrutural das indústrias. Na sua proposta, o argumento predominante é que o potencial de lucro de um setor depende de cinco forças competitivas básicas. Dentre os cinco itens apresentados a seguir, assinale aquele que não representa uma dessas cinco forças competitivas
	
	
	
	As variações existentes no produto.
	
	
	O poder de barganha dos fornecedores.
	
	
	A ameaça de novos concorrentes que ingressam no setor.
	
	
	O poder de barganha dos compradores.
	
	
	A ameaça de produtos ou serviços substitutos.
	
Explicação:
O modelo das cinco forçascompetitivas de Porter são: Rivalidade dos Concorrentes; Poder de Negociação dos Clientes; Poder de Negociação dos Fornecedores; Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes; Ameaça de Produtos Substitutos. Logo, As variações existentes no produto não faz parte deste modelo.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Observe as seguintes afirmativas sobre a formulação de estratégias de negócios de uma empresa:
I - A vantagem por liderança em custo baseia-se na posição da empresa enquanto produtora de mais baixo custo da indústria em mercados amplos.
II - Qualquer que seja a fonte, a vantagem por liderança em custo pode ser a base para se oferecer preço mais baixo aos consumidores nos estágios finais do ciclo de vida dos produtos.
III - Quando o produto da empresa é unico ou é visto como tal em um amplo mercado, diz-se que ela possui vantagem de diversificação do produto.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Estão corretas as afirmativas I e III.
	
	
	Está correta somente a afirmativa I.
	
	
	Está correta somente a alternativa III.
	
	
	Estão corretas as alternativas I e II.
	
	
	Estão corretas as alternativas I, II e III.
		
	Gabarito
Coment.
	
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Pode-se classificar a concorrência em três níveis que estão listados abaixo, exceto:
	
	
	
	Produtos similares.
	
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	
	Fatores dificultadores de venda.
	
	
	Produtos tangíveis.
	
	
	Produtos substitutos.
	
Explicação:
Produtos tangíveis são características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Uma organização que opte por atender a vários clientes de baixa renda, lucrando pouco em cada produto vendido mas vendendo muito, optou por uma estratégia genérica:
	
	
	
	Imparcial.
	
	
	De enfoque.
	
	
	Neutra.
	
	
	De liderança no custo.
	
	
	De diferenciação.
	
Explicação: Uma organização que opte por atender a vários clientes de baixa renda, lucrando pouco em cada produto vendido mas vendendo muito, optou por uma estratégia genérica de liderança no custo total.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O modelo das Cinco Forças de Porter, concebido por Michael Porter, foi publicado na forma do artigo "As cinco forças competitivas que moldam a estratégia", em 1979, na Harvard Business Review e destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco fatores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado. O modelo das cinco forças de Porter leva em consideração a dimensão:
	
	
	
	Interno e Externo
	
	
	Apenas Financeiro
	
	
	Apenas externa
	
	
	Apenas valores
	
	
	Apenas Interno
	
Explicação:
O modelo das cinco forças competitivas de Porter apresenta uma análise do ambiente externo as empresas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Porter (1986) descreve acerca de uma estratégia genérica que consiste em diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único, no âmbito de toda a indústria. Nesse sentido, os métodos para obter a diferenciação são vários, dentre eles:
I. Projeto ou imagem da marca.
II. Tecnologia.
III. Serviços sob encomenda ou rede de fornecedores.
IV. Peculiaridades.
Assinale a alternativa correta.   
	
	
	
	I apenas
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	III apenas
	
	
	II apenas
	
	
	IV apenas
	
Explicação:
Todas as 4 afirmativas estão corretas no tocante a estrattégia de diferenciação, que tem como foco o investimento na imagem, nos canais de distribuição, em pesquisa, na capacitação técnica dos funcionários, na pesquisa de mercado e na assistência técnica.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Quando um consumidor é levado a pensar que ao comprar determinado produto está adquirindo algo que nenhum outro produto lhe oferece, ou seja, o produto tem uma funcionalidade única, encontra-se diante de uma estratégica genérica definida como:
	
	
	
	liderança do custo total.
	
	
	de cliente.
	
	
	de enfoque.
	
	
	de diferenciação.
	
	
	de concorrência.
	
Explicação:
As estratégias por diferenciação focam no desenvolvimento de características originais, com o intuito de que se tornem vantagens competitivas que possam ser percebidas e tomadas como preferenciais por seus consumidores.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Com relação à ameaça de novos entrantes, assinale a única alternativa que está incorreta:
	
	
	
	A política governamental pode servir de barreira à novos entrantes em determinados setores ao exigir, por exemplo, licenciamentos ou autorizações específicas para início das operações.
	
	
	Identificar novos entrantes é importante porque estes podem ameaçar a participação de mercado dos já existentes.
	
	
	A inexistência de barreiras à entrada aumenta a probabilidade de um novo entrante obter lucratividade.
	
	
	A menos que a demanda de um bem ou serviço aumente, a capacidade extra pode baixar os custos para o consumidor e resultar em menos receita e retornos mais baixos para as empresas concorrentes.
	
	
	Um dos motivos pelos quais os novos entrantes representam uma ameaça tão grande é que eles trazem sempre capacidade superior de produção, tecnologia e gestão de negócios.
	
Explicação:
A ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas. Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 05/06/2020 07:44:18.

Continue navegando