Buscar

Atividade de Percurso - PASSEIDIRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TAREFA
	Nome da atividade
	Conceitos, elementos, variáveis, atributos, tipologias, funções e aplicabilidades dos indicadores e das métricas na gestão pública.
	
Orientações ao aluno
	
Prezad@s Acadêmic@s!
Esta atividade de percurso no AVA tem como objetivo aprofundar seus conhecimentos sobre os fundamentos conceituais e procedimentais e operacionais dos indicadores e métricas, instrumentos considerados fundamentais para a implementação exitosa da gestão estratégica em instituições públicas.
A atividade, no formato de tarefa, consiste na construção de respostas sucintas para quatro questões versando sobre os conceitos, elementos, variáveis, atributos, tipologias, funções e aplicabilidades dos indicadores e métricas de desempenho na gestão de instituições públicas, tendo como referência todo o material disponibilizado no AVA.
Critérios de pontuação:
Questão 01: Arrole comentários sucintos sobre as principais diferenças teóricas e procedimentais existentes entre os indicadores e as métricas de desempenho na gestão de instituições públicas? (5 pontos).
De acordo com os estudos da disciplina, podemos dizer que ambos estão associados embora, métrica diz respeito á dados brutos representados por números inteiros precisos ou não, e de simples composição, como valores e quantidades.
Indicadores, são medidas calculadas que passaram por processos de elaboração e são compostos pelas métricas. Podemos dizer que em um nível acima das métricas, pois possuem uma visão mais ampla e direcionada da realidade observada onde visa atingir os objetivos e metas almejadas pelas organizações públicas, em diferentes graus de performances.
Questão 02: Explique com objetividade, o que são e quais as principais funções e aplicabilidades dos indicadores e métricas de desempenho na gestão de instituições públicas, segundo o manual de boas práticas de gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)? (10 pontos).
Segundo a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), um sistema de medição de desempenho institucional pode ser definido como um conjunto de indicadores e métricas estruturadas, apoiadas por práticas, métodos e ferramentas específicas, visando à coleta, descrição e representação de dados voltados para a geração de informações estratégicas de desempenho. Nesse sentido um bom sistema de indicadores de desempenho em uma organização tem como função, uma análise muito mais profunda e abrangente sobre a efetividade da gestão e de seus resultados (FNQ, 2015). Através desta análise, permite a gestão poder acompanhar sua evolução ao longo do tempo e compará-lo com outras organizações, além dos processo em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação em geral, podendo sinalizar tendências relacionadas à resultados positivos (oportunidades) ou negativos (problemas) que requerem ações pontuais por parte dos gestores e colaboradores; servem para apontar as ações acertadas ou erradas em relação às expectativas dos gestores; devem expressar com clareza os objetivos estratégicos idealizados pela gestão estratégica. 
Questão 03: Quais os principais atributos, que um bom sistema de indicadores e métricas de desempenho devem possuir para auxiliar com êxito à implementação da gestão estratégica em instituições públicas? (5 pontos).
Um sistema de indicadores e métricas de desempenho para a gestão estratégica em instituições públicas deve ter como principais atributos, a capacidade de medir os princípios constituições e a satisfação da população em relação ao papel de cada uma das instituições públicas.
As diferentes literaturas trazem diferentes atributos, porém todos se interligam a fim de apresentar dados para que a gestão escolha os melhores caminhos a seguir. Sendo assim um bom sistema de indicadores e métricas deve ser preciso e exato, deve conter múltiplas combinações, levando em consideração as dimensões de tempo, custo, capacidade, qualidade e comparabilidade visando ampliar a capacidade de análise dos gestores. Nesse sentido esses atributos podem ser abrangente ou abrangedor, pode ainda ser, balanceado ou equilibrado. Vale ressaltar que existe uma diversidade de atributos derivados, cuja função e utilidade é medir e avaliar as várias dimensões da gestão das instituições públicas visando auxiliá-las no cumprimento de suas respectivas missão, visão, valores, objetivos e metas.
Questão 04: Explique sucintamente, por que os indicadores e métricas de desempenho são considerados instrumentos fundamentais para a implementação exitosa da gestão estratégica em instituições públicas? (10 pontos).
Na gestão pública esses instrumentos são importantes pois são usados para: mensurar os resultados e gerir o desempenho; embasar a análise crítica dos resultados obtidos; nortear os processos de tomada decisão; contribuir para a melhoria dos processos; viabilizar a gestão e o controle do desempenho; viabilizar análises comparativas de desempenhos entre instituições distintas, atuantes em áreas semelhantes. Além de sinalizar, antecipadamente, as tomadas de decisões mais adequadas às estratégias em curso, apontando, inclusive, ações da gestão mais adequadas a possíveis mudanças de cenários.

Continue navegando