Buscar

avaliação 1 metodologia

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	1.
	Nos dias atuais, a universidade tem um papel fundamental na produção de conhecimento, além de orientar seus estudantes na quebra de paradigmas e também ajudá-los a se livrarem da avalanche de informações, do imediatismo que se pressupõe ser a maneira correta de agirmos. Dentro dessa perspectiva, temos um tripé que sustenta a universidade: ensino, pesquisa e extensão. A universidade não somente deve apresentar o conteúdo, filtrando aquilo que realmente é importante, mas também deveria se preocupar em produzir o conhecimento (pesquisa), e estender este à sociedade, ajudando-a na resolução de problemas (extensão). Com base nessas informações, escreva uma redação com o tema: A ATUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DENTRO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO.
	Resposta Esperada:
A universidade não é meramente um lugar de repasse de conhecimento pronto. Hoje não temos problemas de quantidade de informações, mas sim, entender aquilo que é correto ou não. Assim, se a universidade minimamente se preocupa com a geração de conhecimento através da sua produção científica, também poderá disseminar algo de valor, que é o conhecimento gerado através das suas práticas e projetos científicos. Além disso, não só adianta informar e realizar pesquisa. Dentro do processo de formação dos seus alunos, a universidade deve se preocupar com o papel de cidadão que esse acadêmico deve assumir, ou seja, aplicar na melhora das condições de vida das pessoas e da sociedade práticas e disseminar conhecimento relevante produzidos na faculdade.
A ciência e pesquisa por si só não resolvem as questões do mundo. Todas as frentes (ensino - pesquisa - extensão) devem funcionar de forma integrada.
Parte inferior do formulário

Continue navegando