Buscar

Inclusão-da-educação-asiática-no-Brasil-TCC-Gabriella-Marielle-e-Isabella (1)

Prévia do material em texto

0
EXPRECI – Exposição Regional de Engenharia e Ciências
Inclusão da educação asiática no Brasil
Autores:
Gabriella de Moura Olguins
Marielle Batista Gonçalves
Isabella de Carvalho Baptista Barbosa
Orientador:
Donizeti José dos Santos Moreira
Guaratinguetá
2016
Resumo
Neste trabalho temos como objetivo uma melhora na estrutura educacional brasileira através da inclusão da cultura acadêmica de países como China e Japão. O Brasil sofre com consideráveis falhas no sistema educacional, tais como investimentos públicos insuficientes para atender com qualidade as necessidades educacionais, baixa remuneração dos professores, que causa desmotivação dos mesmos, excessivo uso de métodos de ensino ultrapassados, que acabam não contribuindo para o aprendizado do aluno. Baseando-se na situação em que se encontra a educação, esperamos promover mudanças para o sistema educacional brasileiro, que melhorem o ensino e a disciplina.
Palavras-chave: Educação, Disciplina, Estrutura.
Sumário
Resumo	1
Introdução	3
1	Questão ou problema identificado	4
1.1	Justificativa	4
1.2	Objetivo	4
2	Hipótese ou Objetivo de Engenharia	5
3	Descrição detalhada dos materiais e métodos (procedimentos) que serão utilizados	6
3.1	Metodologia	6
3.2	Recursos Necessários	6
3.3	Cronograma	6
3.4	Resultados Esperados	6
Referências	7
Introdução
 A educação pública brasileira desde seu surgimento sofre um severo e contínuo declínio ,os sucessivos governos indiferentes a essa necessidade básica do cidadão, a tornaram extremamente fraca, formando adolescentes alienados agravando ainda mais a situação do Brasil. Além do baixo investimento, no setor em questão, o método brasileiro de educação possui algumas deficiências que precisam ser remodeladas.
 Neste trabalho estudamos e buscamos novas soluções para a melhora da educação brasileira, sendo assim, decidimos nos inspirar numas das melhores estruturas educacionais do cenário mundial, a educação asiática. Baseado na China e no Japão que têm um altíssimo nível acadêmico, nosso objetivo é dar um ponta pé inicial para o progresso na educação de nosso país.
 A educação e o conhecimento são os primórdios da criação de um cidadão, dos seus interesses e principalmente de como será sua vida no futuro. O trabalho a seguir indica possíveis soluções e incentivos a melhora nesse importantíssimo setor.
 Nosso objetivo não só é melhorar a educação no Brasil, mas também, por consequência, iniciar uma geração com melhor qualidade de vida, mais oportunidades, mais recursos. Tornando assim, nosso país bom para se viver, não só pelas belezas naturais que aqui encontramos, mas por uma sociedade inteligente, participativa, curiosa e em constante evolução.
1 Questão ou problema identificado
A educação brasileira nos seus últimos anos tem tido uma séria queda de qualidade, as consequências dessa situação é como uma reação em cadeia chegando nos mais variados setores, como por exemplo: o percentual de estudantes que possuem um o ensino superior completo abaixo 8%, maior desemprego, poucas empresas brasileiras, menor PIB, grande massa populacional alienada, desinteresse por parte do governo, etc.
O Brasil precisa reverter a sua situação atual, para evitar grandes crises num futuro próximo.
1.1 Justificativa
 A questão problema observada foi a má estruturação da educação brasileira, o que acarreta a inúmeros outros problemas, que afetam a nossa comunidade, como a falta de especialização da população, o aumento da marginalidade, entre outros fatores que podem ser vistos em nossa sociedade. Sendo assim há uma enorme necessidade de melhorar nossa educação, e a educação oriental é uma boa base para tal reforma, também colaborando com a melhora e aprimoramento do nosso conhecimento sobre essa vasta cultura.
1.2 Objetivo
 O objetivo desse trabalho é mostrar uma proposta para melhorar a educação nas escolas brasileiras tomando como base o sistema de ensino utilizado nos países orientais, como a China e Japão, visto isso também poderia ser acrescentado ao cronograma escolar mais conteúdo sobre o mundo oriental, que possui um vasto conhecimento em todas as áreas, e aos poucos poderiam ser realizados testes em algumas escolas, aplicando esse novo método de ensino, e com base nos resultados, observar se houve mudança no rendimento escolar, e no aprendizado como um todo.
2 Hipótese ou Objetivo de Engenharia
O propósito desse projeto é levar ao sistema educacional brasileiro uma nova metodologia de ensino baseada na asiática, visando melhorar significativamente a qualidade de ensino. O objetivo é que o que os jovens aprendam na escola seja realmente eficaz e que demonstre resultados no futuro. O método de ensino asiático é baseado na disciplina e no respeito, tanto com o ambiente escolar como com os professores, e isso é um pouco do que desejamos para a nossa educação, fora o fato de que o ensino asiático também é mais rígido e avançado do que o brasileiro.
Esperamos incentivar a melhora da qualidade de ensino do Brasil com as seguintes propostas:
· Melhor distribuição da carga horária, proporcionando melhor qualidade de vida para o aluno;
· Opção de escolha das matérias a serem estudadas de acordo com a vocação do aluno;
· Intervalos menores e mais frequentes, por exemplo, dez minutos a cada aula dada;
· Inclusão de atividades interativas, como laboratório, salas equipadas de acordo com cada matéria;
· Incluir a cultura, disciplina e respeito na educação desde cedo;
· Melhora na estrutura educacional brasileira
3 Descrição detalhada dos materiais e métodos (procedimentos) que serão utilizados
3.1 Metodologia
Para a realização desse trabalho será efetuada uma pesquisa em literaturas, pesquisas de campo, como entrevistas com pessoas que já viveram em países como o Japão, estudo de casos relacionados ao tema. Para efetuar o teste de nossa hipótese, realizaríamos um questionário avaliativo, onde alunos e professores mostrariam sua opinião acerca do novo método, e também da inclusão de mais conteúdo sobre a cultura oriental no plano escolar. Se a proposta puder ser aplicada em alunos que estejam cursando tanto o ensino fundamenta, como o ensino médio, seria possível também realizar um teste, para avaliar se houve melhora na aprendizagem dos alunos, e até em sua disciplina durante as aulas.
3.2 Recursos Necessários
Para a realização bem sucedida dessas propostas, o governo brasileiro precisará investir fortemente na remodelagem do setor de educação, tomando base na mescla entre a metodologia chinesa e japonesa. Formando uma estrutura inicial sólida e com um impacto considerável sob o ensino brasileiro. 
Serão necessários novos livros, novas cargas horárias, melhoria da qualidade dos professores, representantes da educação dos países bases para auxiliar o processo, investimento monetário por parte do governo e em alguns locais instalação de novas escolas com mais recursos.
3.3 Cronograma
Tabela 1 – Cronograma
	Cronograma
	Mês
	
	01
	02
	03
	04
	
	
	Pesquisa bibliográfica
	x
	x
	x
	x
	
	
	Leitura e atualização bibliográfica
	x
	x
	x
	x
	
	
	Análise dos dados
	
	
	x
	x
	
	
	Revisão
	
	
	x
	x
	
	
	Entrega do texto para publicação
	
	
	
	x
	
	
3.4 Resultados Esperados
Esperamos como resultado desse projeto, obter grandes benefícios para a educação, ter uma melhora no ensino, nos ambientes escolares, além de conseguir aumentar o nível do ensino brasileiro. 
Referências
Revista Veja Online
http://veja.abril.com.br/educacao/contraste-entre-escola-brasileira-e-uma-chinesa-e-gritante/ Acesso em: 10 jun.2016
Cultura Japonesa 
http://www.culturajaponesa.com.br/?page_id=573 Acesso em: 10 jun.2016
Universia Brasil http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/10/02/434303/istema-educacional-chins-hoje.html Acesso em: 12 jun.2016
Embaixada do Japão no Brasil
http://www.br.emb-japan.go.jp/itprtop_pt/index.html Acesso em: 12 jun.2016
Consulado Geral da República Popular da China no Brasil
http://saopaulo.china-consulate.org/pl/ Acessoem: 13 jun.2016

Continue navegando