Buscar

resenha barão de maua

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

191010443
Suzilane monteiro carneiro 
Resenha do filme: “Mauá, o imperador e o rei” 
Este trabalho consiste na resenha crítica do filme “Mauá, o imperador e o rei”, do ano de 1999 que conta a história de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá e retrata a realidade do Brasil escravagista, onde o barão foi pioneiro na industrialização e um grande empreendedor que tinha uma visão progressista e ousada para o Brasil imperial que por conta desse detalhe fez muitos inimigos que o enxergavam como um jovem sem experiencia e mais tarde como um aproveitador que queria apenas se interessava em ganhar mais dinheiro e desviar o Brasil da sua "vocação agrícola"; o que resultou em algumas sabotagem aos seus negócios, sendo prejudicado por  brasileiros que pertenciam a uma oligarquia, que apenas queriam usufruir os bens sem nada produzir, daí entendermos as raízes da corrupção política nos dias de hoje.
O filme aborda temas como inovação, industrialização e competitividade internacional numa visão que ia além da exploração agrícola e escravocrata o que resultaria crescimento e progresso do país.
Barão de Mauá tinha olhar para novos desafios e estava sempre em busca de oportunidades que levasse o Brasil ao meu nível dos países europeus. Com isso ele se tornou um homem rico, foi responsável por grandes obras como um Estaleiro, a Companhia Fluminense de Transporte e a primeira estrada de ferro ligando o Rio de Janeiro à Petrópolis. Investiu como sócio nas ferrovias do Recife e de Salvador que chegavam até o Rio São Francisco, entre várias outros empreendimentos.
Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Sousa) (1813-1889) foi um industrial e político brasileiro. Pioneiro da industrialização no Brasil, foi um símbolo dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX.
Foi responsável por grandes obras como um Estaleiro, a Companhia Fluminense de Transporte e a primeira estrada de ferro ligando o Rio de Janeiro à Petrópolis. Investiu como sócio nas ferrovias do Recife e de Salvador que chegavam até o Rio São Francisco, entre várias outros empreendimentos.
Mauá foi um homem patriota, inteligente, esperto. De modo que fez o Brasil crescer muito a época, podendo ter crescido mais ainda se o Estado e a elite não lhe fossem empecilhos que só pensam no próprio bem, assim como são até hoje. A pauta liberal de Mauá é o gatilho da evolução econômica, que acaba por se tornar social.

Outros materiais