Buscar

Revisão Psicofarmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1 Essas drogas de ação central estão entre as primeiras descobertas pelos seres humanos primitivos e ainda nos dias de hoje constituem um dos grupos farmacológicos mais amplamente utilizados no mundo. Seu uso terapêutico é amplo e diversificado, porém além do uso terapêutico essas substâncias são o maior grupo de substâncias que as pessoas se auto administram por motivos não terapêutico, apenas para benefício próprio como é o exemplo da maconha, cocaína e até mesmo o café.
Os psicofármacos tem um grande valor clínico, e podem ser utilizadas em diferentes áreas da medicina, algumas delas listamos a seguir. Assinale somente a que contem áreas de atuação dos psicofármacos.
e. Alívio da dor e Indução do sono;
2 Os barbitúricos aumentam o tempo de abertura dos canais do íon cloreto, concomitantemente aumentam também a amplitude da abertura desse canal e podem desenvolver seu mecanismo mesmo sem a presença do Ácido gama-aminobutírico conhecido como GABA.
Em comparação com os benzodiazepínicos, esses mecanismos citado a cima, faz com que os benzodiazepínicos sejam:
a. Mais seguros que os barbitúricos
3 Interação medicamentosa é um tipo especial de resposta farmacológica, em que os efeitos de um ou mais medicamentos são alterados pela administração simultânea ou anterior de outros, ou através da administração concomitante com alimentos.
As respostas decorrentes de uma interação pode ser, benéfica, ou seja, uma droga interfere no efeito da outra, de forma a favorecer o tratamento, porém pode causar respostas desfavoráveis não previstas no regime terapêutico, ou ainda, apresentar pequeno significado clínico.
Fármacos como ________________ aumentam a biodisponibilidade de fármacos como __________ por inibição da biotransformação (inibir enzimas do metabolismo). Preencha as lacunas.
. Cimetidina e Benzodiazepínicos 
4 Metabolização é considerada um conjunto de alterações químicas que a droga sofre no organismo, geralmente promovida por enzimas, tendo a finalidade de facilitar a excreção do fármaco. Ocorre a incorporação de moléculas hidrofílicas que diminuem a lipossolubilidade do fármaco, preparando para ser eliminado do organismo.
Metabolização é um parâmetro farmacocinético, em que enzimas são as responsáveis por esse processo, essas enzimas estão presentes em muitos tecidos do corpo, porém as encontramos em níveis mais altos nos:
b. Fígado e intestino delgado; 
5 Durante a distribuição, alguns fármacos tendem a acumular-se em locais específicos é o que chamamos de reservatório de fármacos. Esse fato prolonga a ação do fármaco que pode acarretar efeitos tóxicos, porém tem-se um processo reversível. Exemplo de locais onde os fármacos podem acumular-se são tecido adiposo, ossos e músculo.
O fármaco tiopental pode acumular-se na gordura corporal até 3 horas após a sua administração, esse é um exemplo clássico que:
a. O tiopental cria reservatórios em pessoas obesas;
6 Os fármacos hipnóticos são amplamente conhecidos como drogas que produzem sonolência e facilitam a manutenção e indução do sono, porem esses fármacos não são capazes de imitar o sono natural pois aumentam a quantidade de sono NREM ondas lentas.
Assinale abaixo uma das diferenças existentes entre a melatonina e os hipnóticos.
Hipnóticos em doses altas podem produzir coma e morte, ao contrário a melatonina não produz independente da dose utilizada;
7 A tiramina proveniente da dieta eleva a pressão arterial, essa elevação é possível porque esse aminoácido libera noradrenalina que se liga em receptores α1 promovendo vasoconstrição. A associação da tiramina e inibição de MAO promove aumento de noradrenalina essa associação de efeitos pode ser potencialmente perigosa.
Assinale abaixo os alimentos rico em tiramina, que devem ser evitados em pacientes que fazem uso de inibidores da manoamino oxidase.
e. Queijos, vinhos e chocolates;
8 Os efeitos indesejáveis do Zolpidem incluem: sonolência no dia seguinte, fadiga, irritabilidade, cefaleia e amnésia no dia seguinte.  Esse efeitos estão diretamente relacionados a dose utilizada e a susceptibilidade de cada paciente. Podem ser acentuadas quando associados a outros depressores do sistema nervoso central.
Assinale abaixo as vias de administração possíveis para administração do Zolpidem.
d. Oral e Sublingual;
9 No que concerne a genética pacientes que possuem parentes de primeiro grau que tiveram doença de parkinson têm de duas a três vezes mais chances de desenvolver a mesma doença. Outros fatores também contribuem para a etiologia da doença de Parkinson, tais como o fator ambiental.
A doença de Parkinson possuem diversas classificações, assinale a alternativa que contenha algumas dessas classificações.
a. Parkinson heredodegenerativo, plus, secundário e primário.
10 O transtorno bipolar é uma alteração de humor com respostas em pontos altos e baixos, oscilando episódios de humor excessivo denominado como mania e hipomaníaco. Enquanto que a mania envolve humor excessivamente feliz, exaltado ou irritado e pelo menos três dos seguintes sintomas: confiança excessiva ou sentimento de grandiosidade, pouca necessidade de dormir, agitação, fuga de ideias todos esses sintomas alteram o cotidiano das pessoas. Na  hipomania os sintomas se assemelham a mania, porém mais leves, sem delírios e alucinações.
Assinale a alternativa que contenha o principal fármaco utilizado no transtorno bipolar.
e. Carbonato de lítio;
11 A morfina é um princípio ativo amplamente utilizado na clínica médica é extraído de uma planta denominada de Papaver somniferum, conhecida popularmente como papoula do oriente. Do suco extraído da planta se extrai várias substâncias porém as mais conhecidas são a morfina e a codeína.
Essas substâncias extraídas da Papaver somniferum se enquadram em qual classificação de atuação no sistema nervoso central?
b. Depressora;
12 A dor pode ser classificada em dor rápida e dor lenta, a rápida também é conhecida como dor cortante, dor em pontada, dor aguda e até mesmo dor elétrica. Essa dor é semelhante a uma agulha enfiada na pele, uma cortada na pele com uma faca, ou a dor em queimação. 
 A dor rápida pode ser sentida de termos de segundos após o estimulo doloroso, já ador lenta demora um pouco mais. Assinale abaixo em quantos segundos é perceptível a dor rápida. 
c. 0,1 segundo após o estimulo doloroso;
13 Devido aos avanços das pesquisas na área  da epilepsia diversos fármacos estão disponíveis no mercado fármacos anticonvulsivantes atuam de diferentes modos, tais como inibição de canais de cálcio e sódio, inibição de GABA transaminase e diminuição dos efeitos do glutamato. Toda essa gama de fármacos visam diminuir a atividade elétrica do sistema nervoso central, essa atividade elétrica elevada é a principal característica da doença. 
Selecione abaixo uma sequência de fármacos que atuam inibindo a GABA transaminase. 
b. Valproato e Vigabatrina;
14 No que concerne a teoria dopaminérgica envolvida na esquizofrenia, ela foi desenvolvida pelo ganhador do prêmio Nobel em 2000 Carlsson, ele evidenciou em experimentos em animais de laboratório que a administração de fármacos agonistas dopaminérgicos como a apomorfina e a bromocriptina desencadeiam episódios esquizofrênico agudo, demonstrando que a dopamina tem papel crucial no desenvolvimento da doença.
Assinale abaixo mais uma evidencia que caracteriza a participação da teoria dopaminérgica envolvida na etiologia da esquizofrenia. 
c. Antagonistas dopaminérgicos são eficazes em controlar os sintomas da esquizofrenia.
15 A epilepsia é o segundo distúrbio neurológico mais comum no mundo, traz uma grande carga a seus portadores por ser uma doença que durante anos esteve associada a quadros de loucura e historicamente a epilepsia traz uma bagagem de preconceitos e estigmas. Um tratamento correto traz uma vida praticamente normal a seus doentes, muito embora em alguns casos a epilepsia não tenha cura. 
Indubitavelmente já ouvimos falar de alguns procedimentos que devem ser abordados durante uma crise convulsiva, um dele é não deixar enrolar a língua do paciente,assinale qual das alternativas contem a melhor explicação para essa abordagem. 
d. Durante uma crise convulsiva não se deve introduzir nada na boca do paciente nem tão pouco oferecer nada para que ele beba; 
16 Hoje existem diversos medicamentos autorizados para serem comercializados para o emagrecimento, como é o caso do Olistate o famoso Xenical e a Sibutramina, essa é um derivado da anfetamina que pertence a portaria 344/1998 enquanto que o xenical tem venda livre.
Assinale abaixo a alternativa que contenha o mecanismo de ação do medicamento Orlistat
a. Atua no lúmen intestinal inibindo a ação da lipase pancreática que é uma enzima necessária para a absorção de triglicerídeos; 
17 A disfunção erétil é definida como a incapacidade persistente ou recorrente para obter ou manter uma ereção peniana suficiente para uma atividade sexual satisfatória, não deve ser confundida com a falta ou diminuição da libido, nem com a dificuldade em ejacular ou em atingir o orgasmo.
Alguns medicamentos podem contribuir para o desenvolvimento da disfunção erétil, assinale abaixo qual desses interfere nesse processo.
a. Hidroclorotiazida; 
18 O Ecstasy ou 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA) foi testado inicialmente como moderador do apetite, mas, por causa dos efeitos colaterais, foi pouco utilizado e nunca comercializado, ficando esquecido e sem uso por décadas. Hoje essa substância já compõe diferentes medicamentos e tem uso terapêutico significativo.
Assinale abaixo outro mecanismo de ação do ecstasy ou 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA) além de sua atuação sobre a neurotransmissão já conhecida sobre a noradrenalina, a serotonina e a dopamina.
e. Inibição parcial da MAO.
19 O aconselhamento psicológico (psicoterapia) visa recomendar modificações no estilo de vida (por exemplo, A cessação do tabagismo, dieta baixa em gorduras, atividade física, perda de peso) devem ser oferecidos aos homens com disfunção erétil isoladamente ou em combinação com outros tratamentos.
Além de medicamentos clássico no tratamento da disfunção erétil como é o caso do citrato de sildenafila e a tadalafila, assinale abaixo outro fármaco utilizado no tratamento da disfunção erétil. 
d. Vardenafila;
20 A etiologia da disfunção erétil é multifatorial, isso quer dizer que diversos fatores influenciam nesse processo. Indubitavelmente um dos mais importantes é a relação da disfunção erétil com o uso de um determinado medicamento. Alguns fármacos apresentam como efeito efeito colateral a disfunção. 
Assinale abaixo um hormônio que em baixa pode levar ao aparecimento da disfunção erétil.  
d. Andrógenos;