Buscar

Os olhos de Júlia

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Medicina Veterinária
Unidade Betim
Camila Vitória da Fonseca Ribeiro
Cultura Religiosa II – Pessoa e Sociedade
Betim
2019
1) Etimologia e significado do nome da obra 
Os olhos de Júlia – 
Olhos: Órgãos externos da visão. No sentido figurado: Excesso de zelo, de cuidado, de atenção: estou de olhos nisso! Aquilo que clarifica; luz, brilho.
Júlia: Significa “fofa”, “macia”, "jovem" ou “filha de Júpiter”.
Júlia é a variante feminina de Júlio, nome originado no latim Julius. Julius deriva do grego Ioulos, que quer dizer "fofo" ou "macio”, em referência aos pelos faciais dos jovens.
2) Breve histórico do diretor
 Guillem Morales é um diretor de cinema que, com dois filmes da indústria, aspira a um grande sucesso profissional.
 Nascido em Barcelona, ​​Morales estreou na direção com o curta Back Room (1999) e mais tarde lançou Gracia exquisita (2000), Upside Down (2002) e Divadlo (2002).
 Morales apresentou seu primeiro longa-metragem no Festival de Cinema de Sitges em 2004, intitulado El habitante incierto, um thriller de mistério estrelado por Andoni Gracia e Mónica López. O filme teve uma ótima recepção no Festival de Sitges, sendo indicado na categoria de Melhor Filme. Além disso, Morales foi indicado ao prêmio de Melhor Novo Diretor no Barcelona Film Awards e na cerimônia de Goya, ambos em 2006. 
 Um tempo depois, Morales voltou ao Festival de Cinema de Sitges para apresentar seu segundo longa-metragem: Los ojos de Julia (2010), estrelado por Belén Rueda e Lluís Homar, com a colaboração e a supervisão de Guillermo del Toro na produção. A fita foi responsável pela abertura oficial do evento.
3) Inspiração da obra 
A obra não teve inspiração. 
4) Dados técnicos da obra 
 Título Original: Los ojos de Julia
Ano Lançamento: 2010
Gênero: Terror / Suspense
País de Origem: Espanha
Duração: 118 minutos
Direção: Guillem Morales
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures
Idade Indicativa: 16 anos
Elenco: Belén Rueda, Lluis Hpmar, JuliaGuitiérres Caba, Pablo Derqui, Francesc Orella, Daniel Grao e Clara Segura. 
5) Sinopse
Julia, uma mulher que sofre de uma doença degenerativa na vista, encontra sua irmã gêmea Sara, que já havia perdido a visão por causa da mesma doença, enforcada no porão de sua casa. Apesar de todos os fatos apontaram para um suicídio, Júlia decide investigar, pois sua intuição indicava um assassinato, entrando em um mundo obscuro, indefeso à mercê da presença aterradora que está escondido nele. Conforme Júlia começa a descobrir a terrível verdade sobre a morte de sua irmã, sua visão começa a se deteriorar enquanto uma série de mortes inexplicáveis e desaparecimentos começam a cruzar seu caminho.
6) Análise: 
No limiar irresistível entre o Drama Psicológico e o suspense, Guilhem Morales dirige com segurança esta produção espanhola de Del Toro, que tem todos os ingredientes para prender a atenção do espectador. Com talento e sem uso de efeitos especiais, a trama brilha diante do crescente mistério que permeia a história uma mulher em uma busca incessante e quase solitária, na tentativa de elucidar a misteriosa morte de sua irmã gêmea - que falecera num suposto suicídio. Quando esboçamos pensar que o filme se trata de um drama, o suspense emerge forte com altas doses de tensão; e descobertas acenam no clímax assustador, pautado na sempre eficiente Belém, que consegue passar toda a angústia e amargura de sua personagem. Um filme que contem um irresistível e crescente terror psicológico que irrompe como uma grande surpresa que de quebra ainda conta com uma cena antológica no epílogo - que faz lembrar o clássico Silencio dos inocentes.
a) Citar e comentar um cena ou fala que remete à transcendência; 
A cena que mais me marcou durante toda a obra foi o momento em que a Júlia pede para se despedir de seu marido e ao observá-lo percebe que a algo de errado com os seus olhos, pergunta ao seu médico o porquê e o médico responde que os olhos dele está nela, então Júlia corre para um espelho e se lembra dele dizendo que ao olhar em seus olhos ele via o universo. 
b) Citar e comentar uma cena em que aparece algum símbolo Religioso;
Logo no inicio da obra pode-se perceber um símbolo religioso onde Julia tem que enterrar sua irmã. No cemitério Júlia se comove e pede perdão a sua irmã e até a ela mesmo antes que o caixão fosse posto debaixo da terra. No caixão de Sara também é possível perceber uma cruz sobre ele. 
c) Relacionar a obra ou parte dela como Cristianismo;
Na última sena da obra é possível estabelecer uma relação do filme com o cristianismo pois assim como Jesus deu a sua vida por nós, o marido de Júlia doou o seu olho para ele em prova de seu amor por ela. 
d) Relacionar a obra ou parte dela com sua área profissional ou acadêmica;
Assim como a personagem principal da obra pretendo nunca desistir de buscar meus objetivos! Ser sempre forte e confiante mesmo em situações complicadas que possam me levar a pensar a desistir. 
e) Explicitar, a partir da sua interpretação, qual a mensagem principal da obra;
 Na minha perspectiva penso que a mensagem principal da obra seja de nunca devemos desistir de nossos objetivos, sempre lutarmos para alcança-los, mesmo que para chegar até o que é esperado tenhamos que passar por situações que estejam fora do que desejamos. A obra me fez refletir muito, acho que ao colocar uma personagem com dificuldades visuais me mostrou ainda mais que não é uma doença ou qualquer outro tipo de obstáculo que pode deixar que eu desista dos meus objetivos e desejos. 
f) Elaborar uma critica positiva e uma negativa sobre a obra;
O filme nos passa imagens, que são de um verdadeiro suspense, bem construído, e que se encaixa perfeitamente a história, tem também uma trilha sonora que vai se adaptando a cada cena, o filme se tornou um dos melhores no gênero. A atuação de Belen Rueda, é magnífica, ela consegue transmitir um suspense acima da média com cada cena mas aproveitada do que a outra. O filme também nos passa uma aflição enorme com a história principal, que em certos momentos são bem angustiantes. 
Porem as cenas são um pouco mal montadas, parece que ficamos em um túnel do tempo. 
g) Testemunho sobre o trabalho
O Trabalho para mim foi de grande valia, neste momento de pandemia onde todos se encontram separados por motivos de segurança acabou que tivemos que nos reinventar. Ao ver novamente o filme “Os olhos de Júlia” pude refletir e ocupar minha cabeça com outras coisas e me distrair. O trabalho veio em um ótimo momento! 
h) Bibliografia 
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-175746/
https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/julia/
https://www.dicio.com.br/olho/

Continue navegando