Buscar

Reflexoes - Violencia Razoavel

Prévia do material em texto

A violência está ligada a natureza do homem e do direito, segundo tercio?
A descreve como uma qualidade humana, esta ligada a natureza humana e indício desse fato é a agressividade do comportamento humano que é um dado palpável.
Sim, por isso é preciso impor limites ao seu uso. A violência não é só um instrumento de execução, como também manifestação simbólica da ordem. O poder, contudo, não se apoia apenas na violência, mas também no prestígio, no conhecimento e lealdade.
A violência está ligada ao status quo, está ligada ao fenômeno do poder. Mas ela é ao mesmo tempo um fenômeno ligado à natureza humana.
Como a violência aparece num estado de direito? (ideia contemporânea de estado de direito ela retira do particular a capacidade de uso institucional da violência e confere ao estado tal privilégio, mas o privilégio da autoridade deve estar regulado, n podendo haver uso indiscriminado)
Num contexto específico de estado de direito, ela seria um privilégio da autoridade, devendo ser estritamente regulada, não podendo ser discricionária, mas não indiscriminada. A relativa margem de liberdade para o seu uso estaria limitada pelo interesse público
Onde estaria a ambiguidade da relação entre violência e direito?
Ela pode sustentar ou romper a ordem social. Através dela, não podemos realmente saber se a sociedade está ou não juridicamente organizada. Como podemos discriminar a violência não razoável e jurídica da não razoável antijurídica?
A violência torna-se jurídica pelo simples fato de ser legal?
O simples fato de haver regramento do seu texto na norma, a torna legal?
Segundo Tércio, não. Além da autoridade legal, deve haver suposição de consenso e aceitação da valoração dominante. Deve haver correlação entre estes 3 fatores. Trata-se da legitimidade legal, institucional e valorativa.

Continue navegando