Buscar

ESPÉCIES_CONTRATOS

Prévia do material em texto

Espécies de contratos
Douglas Medeiros V. Madruga 
Preliminarmente podemos compreender que contrato é um acordo bilateral de vontades celebrado entre partes, na qual estabelece responsabilidades entre elas, sendo resguardando pela ordem jurídica. Em outras palavras, é um acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem. 
Isto posto, resta evidenciada a existência de várias espécies de contratos as quais se destacam: 
1. CONTRATO DE COMPRA E VENDA 
Caracterizado pelo fato do vendedor se obrigar a transferir o domínio de uma coisa ao comprador, mediante a contraprestação de certo preço em dinheiro. 
2. CONTRATO DE PERMUTA 
Caracterizado pelo fato das partes se obrigarem a dar uma coisa por outra, que não seja dinheiro. É na realidade uma “troca”, em que qualquer objeto pode ser suscetível desta espécie de contrato. 
3. CONTRATO PRELIMINAR
É o contrato que tem por objeto a celebração de um contrato definitivo, tendo assim, portanto, um único objeto. Em outras palavras, é um “pré-contrato”, celebrado em casos que não se mostra conveniente aos contratantes contratar de forma definitiva, seja por necessidade de aguardar uma pendência ou outro motivo de natureza particular. ´
4. PROMESSA DE COMPRA E VENDA
É um “pré-contrato” celebrado entre o promitente comprador e o promitente devedor, quando o objeto for um imóvel. 
5. CONTRATO DE EMPRÉSTIMO
É o contrato pelo qual uma das partes entrega a outra coisa fungível ou infungível, com a obrigação de restituí-la. Possui duas subespécies: o contrato de comodato e o contrato mútuo.
6. CONTRATO DE COMODATO 
É um contrato benéfico, pelo qual uma pessoa entrega a outrem alguma coisa infungível, para que a use e posteriormente a restitua. Salienta-se que uma das características definidoras desta espécie de contrato é a gratuidade do uso da coisa infungível. 
7. CONTRATO MÚTUO 
É a espécie que contrato que visa o empréstimo de coisas fungíveis pelo qual o mutuário obriga-se a restituir ao mutuante o que dele recebeu em coisa do mesmo gênero, qualidade e quantidade. Diferentemente do contrato abordado anteriormente, nesta espécie há a transferência da coisa emprestada, isto é, ocorre a transferência de domínio.
8. CONTRATO DE DEPÓSITO 
É um contrato pelo qual uma das partes, recebendo de outra um bem móvel, obriga-se a guardá-la, temporariamente, para restituí-la na ocasião que lhe for exigida. Está estabelecida uma relação de confiança de guarda da coisa alheia nesta relação. 
9. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
É o contrato que tem como o objeto a mera atividade do prestador. Cabe ao contratante, remunerar o prestador proporcionalmente ao tempo por ele trabalhado. 
10. CONTRATO DE EMPREITADA
É uma modalidade de contrato de prestação de serviços especial. Caracteriza-se obrigação assumida pelo empreiteiro (construtor), em face do proprietário, visando realizar determinada obra de forma pessoal ou através de terceiros, seguindo instruções deste último, sem, no entanto, estar subordinado a ele.
11. MANDATO 
Ocorre quando alguém recebe de outrem poderes (mandatário) para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses (mandante). Sua principal característica é a ideia de representação, na qual é exercida através de seu instrumento, isto é, a procuração. 
12. FIANÇA 
É o contrato pelo o fiador garante satisfazer ao credor uma obrigação assumida pelo devedor, caso este não cumpra. Assim sendo, trata-se de um contrato celebrado entre o fiador e o credor, assumindo o primeiro uma responsabilidade sem existir um débito propriamente dito. 
13. CONTRATO DE TRANSPORTE 
Caracteriza-se pelo fato do transportador ser obrigado, (mediante uma determinada remuneração), a transportar, de um local para outro, pessoas ou coisas, por meio terrestre (rodoviário e ferroviário), aquático (marítimo, fluvial e lacustre) ou aéreo.

Continue navegando