06-06-Avaliando Psicologia do Pensamento e da Linguagem
12 pág.

06-06-Avaliando Psicologia do Pensamento e da Linguagem


DisciplinaPsicologia do Pensamento e da Linguagem589 materiais5.627 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Avaliando Psicologia do Pensamento e da Linguagem.
		21/04/2020 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Ao nascer a criança é uma candidata à humanidade, o indivíduo se apropria do mundo pela linguagem, que pode ser conceituada como, EXCETO:
		
	
	Instrumento produzido social e historicamente.
	
	Materialização e capacidade do indivíduo de representar a realidade.
	
	Instrumento essencial na construção da consciência, do mundo interno.
	 
	Possibilidade do indivíduo estabelecer a comunicação das significações e o seu desenvolvimento.
	 
	Instrumento geneticamente determinado.
	Respondido em 21/04/2020 18:13:06
	
Compare com a sua resposta: Arrulhar, balbucio, holofrase, fala telegráfica, explosão de vocabulário. Fala telegráfica são frases de poucas palavras na qual a criança fala principalmente substantivos e verbos.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	As pessoas usam sons falados e palavras escritas para representar objetos, ações, eventos e ideias. Tomando essa noção como referência, pode-se afirmar que a linguagem é:
		
	
	Sentença
	
	Oração
	
	Gramática
	
	Morfema
	 
	Simbólica
	Respondido em 21/04/2020 18:17:00
	
Compare com a sua resposta: Resposta: A) Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos. B) fala tardia, dificuldades para pronunciar alguns fonemas, aprender a nomear cores, formas e escrita do nome, aprender a ler, escrever e soletrar, etc.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Segundo a teoria da gramática transformacional, Noam Chomsky afirma que apresentamos dificuldades em compreender uma sentença caso ela contenha ambiguidades, afirmando que:
		
	 
	Quando as pessoas se deparam com uma ambiguidade em potencial, a ativação se estabelece para todos os significados do item ambíguo.
	
	Se uma sentença contiver uma palavra negativa como não, ou uma negativa subentendida como negação, quase sempre exigirá mais tempo de processamento do que uma sentença afirmativa semelhante.
	
	Disciplina que examina a relação entre o cérebro e a linguagem.
	 
	Formas ativas e passivas de uma sentença podem diferir na estrutura superficial, mas possuir estruturas profundas semelhantes. A forma ativa é mais básica, a transformação para a forma passiva exige mais palavras.
	
	As expressões contidas em outras sentenças exigem do leitor um custo maior de memória, tornando excessivo quando existem múltiplas estruturas embutidas.
	Respondido em 21/04/2020 18:40:03
	
Compare com a sua resposta: Um elemento importante dos meios humanos para a produção dos sons da fala é o seu aspecto voluntário. Exceto em situação extremada, podemos escolher entre comunicar um sentimento e não faze-lo. A comunicação emotiva perde muito de sua natureza reflexa e fica sob o controle cognitivo nos seres humanos. Grande parte de nossa aprendizagem social consiste em aprender quando não devemos chorar, ou gritar de dor, ou rir alto, etc... Além disso, nossa constituição física é especializada para a produção de sons: músculos fortes ao redor dos lábios e nas bochechas, boca pequena, mobilidade da língua Em animais admite-se que houve comunicação quando o comportamento de um animal altera a probabilidade de comportamento de outro animal.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Sobre o conceito de língua, assinale a alternativa correta:
		
	
	O signo linguístico compreende um significante e, sendo o caso, um significado.
	 
	É constituída por um sistema de signos que pode ser convencionado individual e socialmente.
	
	É um processo inato que depende da maturação e independe da interferência ambiental.
	
	Pressupõe, dependendo do contexto social, uma sintaxe para a organização dos signos.
	 
	Em seu uso discursivo, pressupõe a ação interpretativa dos signos segundo um contexto.
	Respondido em 21/04/2020 18:52:15
	
Compare com a sua resposta: Psicólogos definem pensamento: como a manifestação das representações mentais das informações. O pensamento transforma uma representação particular das informações em formas novas e diferentes a fim de responder perguntas, resolver problemas ou atingir metas. Imagens mentais: são representações mentais parecidas com o objeto ou o evento sendo representado. Elas não são apenas representações visuais; nossa capacidade para ¿ouvir¿ uma canção em nossa mente também se apoia em uma imagem mental. Na realidade, toda modalidade sensorial pode produzir imagens mentais correspondentes (Paivio, 1971 e 1975; Kosslyn & Shin, 1994).
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Considerando-se as teorias de Skinner, Chomsky e Piaget sobre a linguagem, assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, a perspectiva teórica adotada por cada um desses autores.
		
	 
	Ambientalista - Interacionista - Interacionista
	
	Interacionista - Inatista - Ambientalista
	
	Ambientalista - Interacionista - Inatista
	 
	Ambientalista - Inatista - Interacionista
	
	Interacionista - Inatista - Inatista
	Respondido em 21/04/2020 19:06:12
	
Compare com a sua resposta: A fala torna-se intelectual e o pensamento torna-se verbal.
		21/04/2020 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Caracteriza-se como a perda completa da voz, sem qualquer outro sintoma associado. Distúrbios nos órgãos responsáveis pela fonação devem ser pesquisados. Na falta de evidência sugestiva de organicidade, uma origem psicogênica deveria ser questionada. A referida descrição corresponde a qual tipo de transtorno de linguagem não disfásico?
		
	
	Mutismo acinético
	
	Ecolalia
	
	Anartria
	 
	Afonia
	
	Dislalia
	Respondido em 02/06/2020 11:22:25
	
Compare com a sua resposta: A) O enunciado se refere a Noam Chomsky. B) LDA é o Dispositivo de Aquisição de Linguagem", uma estrutura, ou sistema neural, que nos possibilita descobrir as regras para aglutinar sentenças aceitáveis.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Segundo Emília Ferreiro, antes mesmo de chegar à escola, as crianças constroem hipóteses sobre a escrita e a leitura e por isso deve existir uma avaliação antes de determinar estratégias para alfabetização das crianças. Sobre as hipóteses de escrita, é INCORRETO afirmar:
		
	 
	Na hipótese silábica, a criança já usa letras ou, se não conhece nenhuma, usa algum tipo de sinal ou rabisco que lembre letras.
	 
	Na hipótese silábica a leitura é silabada e cada letra (ou símbolo) corresponde a uma sílaba falada.
	
	Na hipótese alfabética a criança compreende como se escreve usando as letras do alfabeto. Descobre que cada letra representa um som da fala.
	
	Na silábico-alfabético ora escreve as sílabas completas (simples) e ora usa apenas uma letra para representá-la.
	
	Na hipótese pré-silábica a criança não estabelece relação entre escrita e fala. Desenha como rabiscos aleatórios.
	Respondido em 02/06/2020 11:39:33
	
Compare com a sua resposta: Consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os. A falha na emissão das palavras pode ainda ocorrer a nível de fonemas ou de sílabas. Assim sendo, os sintomas da Dislalia consistem em omissão, substituição ou deformação os fonemas.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Podemos explicar a aquisição da linguagem segundo princípios familiares da aprendizagem, como a associação, a imitação e o reforçamento. Tal afirmativa é verdadeira para qual teórico na explicação do processo de aquisição da linguagem?
		
	
	Lev Vygotsky
	 
	B. F. Skinner