Buscar

vascularização-encefalica-1

Prévia do material em texto

1) Qual a importância da vascularização no sistema nervoso central? 
O sistema nervoso é formado de estruturas nobres e alta mente especializadas que exigem para seu metabolismo um suprimento perma nente de oxigênio e glicose. Com efeito, a atividade funcional do encéfalo depende de um processo de oxidação de carboidratos e não pode, mesmo que temporariamente, ser sustentada por metabolismo anaeróbio. Assim, o consumo de oxigênio e glicose pelo encéfalo é muito e levado, o que requer um fluxo sanguíneo intenso. A parada da circulação cerebral por mais de sete segundos leva o indivíduo à perda da consciência. Após cerca de cinco minutos começam a surgir lesões irreversíveis, pois as células nervosas não se regeneram.
2) Quais são os dois sistemas de irrigação encefálica?
IRRIGAÇÃO DO ENCÉFALO GENERALIDADES • O encéfalo é vascularizado através de dois sistemas: vertebro-basilar (artérias vertebrais) e carotídeo (artérias carótidas internas)
3) Como se distribui a artéria cerebral anterior e o que causaria a sua obstrução? 
A cerebral anterior passa pela fissura longitudinal do cérebro, curva-se em torno do corpo caloso e ramifica-se na face medial de cada hemisfério desde o lobo frontal até o sulco parieto-occipital. A sua obstrução causa paralisia e diminuição da sensibilidade no membro infeirior oposto.
4)Como se distribui a artéria cerebral média e o que causaria a sua obstrução? 
Ramo principal da carótida interna, a artéria cerebral média percorre o sulco lateral em toda a sua extensão, distribuindo ramos que vascularizam a maior parte da face súperolateral de cada hemisfério. Este território compreende áreas corticais importantes, como a área motora, a área somestésica, o centro da palavra falada e outras. Obstruções da artéria cerebral média, quando não são fatais, determinam sintoma tologia muito rica, com paralisia e diminuição da sensibilidade do lado oposto do corpo (exceto no membro inferior), podendo haver ainda graves distúrbios da linguagem. O quadro é especialmente grave se a obstrução atingir também ramos profundos da artéria cerebral média (artérias estriadas), que, como já foi exposto, vascularizam os núcleos da base e a cápsula interna.
5) Como se distribui a artéria cerebral posterior e o que causaria a sua obstrução? 
Ramos de bifuração da artéria basilar, as artérias cerebrais posteriores dirigem -se para trás, contornam o pedúnculo cerebral e, percorrendo a face inferior do lobo temporal, ganham o lobo occipital. A artéria cerebral posterior irriga, pois, a área visual situada no lobo occipital. e sua obstrução causa cegueira em uma parte do campo visual.
6) Faça um organograma da vascularização cerebral.
	Vascularização cerebral
	O encéfalo é vascularizado através de dois sistemas:
	carotídeo 
	vértebro-basilar 
	Polígono de Willis
Onde saí as principais artérias 
	Artérias carotídas internas 
	Artérias vertebrais 
	Artérias comunicantes posteriores
	Artérias cerebrais anteriores 
	Artérias basilar
	Percorrem a fissura longitudinal do cérebro e são vascularizada na face medial de cada hemisférios (frontal ao sulco parieto occipital), parte mais alta da face súpero lateral de cada hemisfério e pólo frontal. 
 
	Artérias cerebrais médias 
	Artérias cerebrais posteriores 
	Percorrem o sulco lateral em toda a sua extensão e são vascularizada na face súpero lateral de cada hemisfério e pólo temporal.
	Contornam o pedúnculo cerebral e percorrem a face interior do lobo temporal e são vascularizada na face inferior do cérebro e pólo occipital.
	Comunicante anterior entre as artérias cerebrais anteriores e são vascularizada no círculo arterial do cérebro.
	Comunicante posterior entre a artérias cerebral posterior e carótida interna e são vascularizada no trato óptico, pendúnculo cerebral, cápsula interna e tálamo.

Continue navegando