Buscar

Tecnologias Educacionais EAD atividade aulas 5 e 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS 
Atividade referente às aulas 5 e 6 Enviar no Portfólio 3
01. Leia as alternativas abaixo: (0.75 ponto)
I- Os espaços virtuais de aprendizagem ou Ambientes Virtuais de Aprendizagem são também denominados de: materiais educacionais digitais (MEDs); ou de plataformas com interfaces e ferramentas auditivas verbais ou verbais linguístico.
II- Os ambientes virtuais são desenvolvidos para não ocorrerem interações e interatividades, dentre elas a aprendizagem no âmbito da educação à distância. A hipertextualidade e os recursos existentes nas plataformas de aprendizagem não concorrem para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados.
III- Essas três características – interatividade, hipertextualidade e conectividade – já garantem o diferencial dos ambientes virtuais para a aprendizagem individual e grupal.
Sobre as alternativas apresentadas acima, assinale a alternativa correta: 
a) ( ) As alternativas I e II estão corretas
b) ( ) As alternativas II e III estão corretas
c) ( ) Somente a alternativa I está correta
d) (X) Somente a alternativa III está correta (Alternativa Correta)
e) ( )Todas as alternativas estão corretas.
02. Leia as alternativas sobre as Ferramentas mais utilizadas no ensino a distancia. (0,75 ponto)
I- Chat permite a construção coletiva de textos, o termo, de origem havaiana, significa “rápido” e dá a condição de o usuário editar, a qualquer momento, o que está registrado, sendo possível a reelaboração rápida do que está escrito.
II- O mural tem sua utilização para a postagem de comunicados a serem vistos por todos. Fica postado na plataforma de aprendizagem de acordo com o período previamente determinado.
III- O fórum é uma ferramenta assíncrona que possibilita o gerenciamento do tempo pelo aluno que poderá manifestar-se sobre o tema de acordo com a disponibilidade dele.
Sobre as alternativas acima, é CORRETO afirmar:
a) ( ) As alternativas I e II estão corretas
b) (X) As alternativas II e III estão corretas (Alternativa Correta)
c) ( ) Apenas a alternativa I está correta
d) ( ) Apenas a alternativa III está correta
e) ( ) Todas alternativas estão corretas.
03. Estudamos até aqui um pouco da evolução do EAD, como funcionavam e o que usavam as 3 gerações tecnológicas em EADs. Agora faça uma analogia explicando como foi esse inicio? Quais as principais dificuldades? O que mudou? O que melhorou do inicio até os dias atuais? (mínimo 10 linhas e máximo 20 linhas) (1,0 ponto)
R.: 
O início da educação a distância se deu em sua 1ª geração, onde se utilizava de material impresso, logo passou a se utilizar junto com o material impresso como apoio didático, o rádio e a televisão, onde o aluno após se inscrever, começava a receber o material de ensino em casa e a interação entre aluno e professor era realizada por meio dos correios impressos, onde se realizava a correção das atividades e dado o feedback, a interação era muito baixa e o feedback muito lento. Já na 2ª geração surgem as universidades com design e implementação sistematizada de EAD, com a utilização ainda do material impresso, transmissão por TV aberta como os antigos Telecursos que eram transmitidos nas madrugadas, videocassete, rádio, comunicação por telefone, satélite e TV a cabo, geração caracterizada pelos avanços da comunicação, mas que ainda carecia de interação entre aluno e professor. Com mais uma revolução na forma de comunicação surge então a 3ª geração levando o EAD a outro patamar, a internet é o principal meio de ensino, entrando em cena os computadores, videoconferências, marcando um grande avanço referente a interação entre aluno e professor, passando a ser por meio de CD-ROM, multimidias, correio eletrônico e nos dias atuais o streaming, a interação entre aluno e professor passou a ser mais imediata e direta com feedbacks instantâneos, deixando a educação a distância mais atrativa, sua procura cresceu. Os cursos sendo reconhecidos pelo MEC fez com que a procura crescesse, as pessoas notando que através do EAD podem realizar seus sonhos profissionais sem gastar tanto e com flexibilidade de horário. Graças aos avanços tecnológicos é possível levar educação superior e capacitação profissional aos lugares mais remotos.
Bom Trabalho! Prof. Marcelo Koche

Outros materiais