Buscar

Psicopatologia I - 3

Prévia do material em texto

Psicopatologia I – 3
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	São características do pensamento confusional:
		
	
	Pensamento de estrutura pobre e rudimentar tendendo ao raciocínio concreto, os conceitos são escassos e utilizados no sentido mais literal do que abstrato ou metafórico.
	
	Não permitir que o paciente chegue a qualquer conclusão sobre o tema que está considerando a não ser após muito esforço. O paciente dá longas voltas ao redor do tema e mescla, de forma imprecisa, o essencial com o supérfluo.
	
	Pensamento radicalmente incoerente, no qual os conceitos e juízos não se articulam minimamente de forma lógica.
	
	Caracterizado pelo predomínio de idéias ou representações que, apesar de terem um conteúdo absurdo ou repulsivo para o indivíduo, impõem-se à consciência de modo persistente e incontrolável.
	 
	Devido à uma turvação da consciência o pensamento torna-se incoerente e de curso tortuoso, impedindo que o indivíduo apreenda de forma clara e precisa os estímulos ambientais e possa, desta forma, processar claramente o raciocínio. 
	Respondido em 25/05/2020 16:21:26
	
Compare com a sua resposta: O transtorno de personalidade esquizóide é diagnosticado em pacientes que exibem um padrão de reclusão social por toda a vida. seu desconforto com as interações humanas, sua introversão e seu afeto embotado e restrito são marcantes. Os indivíduos com transtorno de personalidade esquizóide costumam ser vistos como excêntricos, isolados e solitários. Os pacientes com este transtorno parecem frios e distantes; manifestam uma reserva remota e não mostram envolvimento com os acontecimentos cotidianos e com as preocupações dos outros. Parecem quietos, distantes, reclusos e pouco sociáveis. Podem viver com notória falta de necessidade ou desejo de elos emocionais e são os últimos a se darem conta de mudanças sociais como por exemplo, moda. Em geral sua história de vida reflete interesses particulares e êxito em tarefas solitárias, não competitivas, que os outros acham difíceis de tolerar.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A desorientação causada por incapacidade ou dificuldade em compreender o ambiente e de reconhecer e interpretar as convenções sociais em pessoas com retardo mental grave e moderado é denominado de:
		
	
	Desorientação por desagregação
	
	Desorientação apática ou abúlica
	 
	Desorientação por déficit intelectual
	
	Desorientação por dissociação
	
	Desorientação por déficit de memória imediata e recente
	Respondido em 25/05/2020 16:22:22
	
Compare com a sua resposta: O ato impulsivo é realizado sem fase prévia de intenção, deliberação e decisão, é egossintônico e está associado a impulsos patológicos inconscientes ou à incapacidade de tolerância a frustração e necessária adaptação à realidade objetiva. Já o ato compulsivo é vivido com desconforto subjetivo, são egodistônicos, há uma tentativa de resistir à realização do ato, há alívio ao realizar o ato compulsivo e estão frequentemente associados a ideias obsessivas que os atos tentam neutralizar.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Existem vários critérios de normalidade e anormalidade em psicopatologia. Quando adota-se um critério assumidamente arbitrário, que define, a priori, o que é normal e o que é patológico, tendo em vista finalidades pragmáticas, o conceito de normalidade é dito:
		
	
	Subjetivo
	 
	Operacional
	
	Ideal
	
	Estatístico
	 
	Funcional
	Respondido em 25/05/2020 16:23:46
	
Compare com a sua resposta: Dependência quimica
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A partir da descriçãoa seguir identifique o tipo de delírio que está ocorrendo com o paciente: Mesmo sendo leigo na área em questão o paciente revela ter descoberto a cura para uma doença grave ou desenvolvido um novo aparelho revolucionário.
		
	
	Delírio de reforma
	 
	Delírio de descoberta
	
	Delírio místico
	
	Delírio de reivindicação
	
	Delírio de ciúmes
	Respondido em 25/05/2020 16:23:52
	
Compare com a sua resposta: De modo geral a síndrome do estupor caracteriza-se pela recusa absoluta ou incapacidade do indivíduo de responder, reagir ou comportar-se de acordo com as solicitações do ambiente. Comumente o indivíduo em estupor apresenta um quadro de mutismo, não interage socialmente, recusa-se em se alimentar, apresentando, muitas vezes uma hipertonia generalizada. O estupor catatônico, além das características descritas acima, pode apresentar também flexibilidade cerácea (o indivíduo permanece na posição que é colocado), fenômenos em eco, negativismo e reações abruptas de agitação ou agressividade.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Quais as características da consciência do eu segundo Karl Jaspers?
		
	 
	CONSCIÊNCIA DA UNIDADE DO EU, CONSCIÊNCIA DA TRANSITORIEDADE DO EU, CONSCIÊNCIA DA ATIVIDADE DO EU, CONSCIÊNCIA DA INTENCIONALIDADE DO EU.
	
	Consciência da atividade do eu, consciência da unidade do eu, consciência da transitoriedade do eu, consciência da oposição do eu em relação ao mundo. 
	 
	Consciência da atividade do eu, consciência da unidade do eu, consciência da identidade do eu, consciência da oposição do eu em relação ao mundo. 
	
	Consciência da unidade do eu, consciência da intencionalidade do eu, consciência da identidade do eu, consciência da unidade do eu. 
	
	Consciência da atividade do eu, consciência da unidade do eu, consciência da intencionalidade do eu, consciência da oposição do eu em relação ao mundo.

Continue navegando