Buscar

Atividade+Discursiva+-+Direitos+Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Teoria do duplo estatuto foi estabelecida a partir de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, referente a um habeas corpus impetrado com objetivando a soltura de indivíduo acusado de receptação ilegal. A prisão do depositário infiel é prevista pela nossa Constituição Federal, contudo, era contrária às disposições da Convenção Americana de Direitos Humanos, ratificada e incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro. Assim, o Supremo Tribunal Federal buscou resolver tal impasse, por meio de tal decisão, a qual se tornou paradigmática para a interpretação e aplicação dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos. 
Considerando tal decisão, diga o que é a teoria do duplo estatuto e analise de forma crítica sua repercussão sobre a interpretação e aplicação dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos incorporados ao nosso ordenamento. 
Os Direitos Humanos estão previsto de forma positivada na Constituição Federal em forma dos Direitos Fundamentais que na Constituição brasileira inicia no Artigo 5°, 1988. Estabelecendo em sua primeira parte que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...).
Da competência e atribuições do Presidente da república segundo Art. 84 – VIII Celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional;
Mas o que é um tratado? São acordos formais e escritos, celebrados por Estado e organizações, devendo haver vontades das partes para a realização deste acordo que são chamo de vontade bilateral ou multilateral, sendo este acordo o efeito jurídico internacional.
A teoria do duplo estatuto nada mais coeso que citar o paragrafo 3° da Constituição Federal Brasileira de 1988 que traz que os tratados e convenções internacionais sobre direito humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às ementas constitucionais.
Quais quer tratado internacional de direito humano não aprovado desta maneira, tem natureza supra legal (Supralegais são leis que estão acima das leis ordinárias e abaixo da constituição, não sendo, portanto, emendas constitucionais. São os tratados internacionais que versam sobre direitos humanos aprovados antes da EC 45/04). Já as leis votadas na Casa do Congresso terão estatuto constitucional.
Referências Bibliográficas:
TRATADOS Internacionais. [S. l.]: DireitoNet, Maio 2007. Disponível em: https://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/138/Tratados-internacionais-I. Acesso em: 16 abr. 2020.
DOMINONI, Marco. Teoria do duplo estatuto dos tratados de direitos humanos. [S. l.]: Equipe do Blog do CCJ, 11 jun. 2019. Disponível em: http://cursocliquejuris.com.br/blog/teoria-do-duplo-estatuto-dos-tratados-de-direitos-humanos/. Acesso em: 16 abr. 2020.
ZADOROSNY, Cláudio. Conceitos rápidos: Norma supralegal. [S. l.], 2019. Disponível em: http://constituicaoemdestaque.blogspot.com/2016/02/conceitos-rapidos-norma-supralegal.html. Acesso em: 16 abr. 2020.

Continue navegando