Buscar

AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SUAS RELAÇÕES COM O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS

Prévia do material em texto

AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SUAS RELAÇÕES COM O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS 
RESUMO
Esse artigo descreve resumidamente o que gerenciamento de processo, ferramentas da qualidade e seus benefícios, finalizando com a importância de ambas para a organização. 
Palavras-chave: Gerenciamento. Qualidade. Melhoria. 
1. INTRODUÇÃO
Na década de 90 a gestão de processos, deu início a chamada reengenharia de processos, nada mais que o redesenho dos processos, para assim ter melhorias na produtividade e qualidade dos produtos. 
O desafio da gestão do processo é utilizar os conceitos da reengenharia com a melhoria contínua e a tecnologia para ajudar no mapeamento e execução dos processos. Dando inicio as ferramentas da qualidade e fica claro que ambas possuem um papel fundamental para a organização e que se completam.
Sendo assim, este trabalho apresenta de forma clara e objetiva o que são gerenciamento de processo e ferramentas da qualidade, também os principais benefícios e seus exemplos. 
Está estruturado de forma a apresentar a introdução, seguindo com o desenvolvimento, e por fim, apresentam-se as considerações, finalizando com a apresentação das referências utilizadas na pesquisa bibliográfica.
2. GERENCIAMENTO DE PROCESSOS 
Gerenciamento de processo é um conjunto de práticas que tem como objetivo a melhoria contínua dos processos, para aumentar os resultados da organização e atender as necessidades e especificações dos clientes. Esse gerenciamento visa equilibrar o desempenho dos processos, pois só assim os objetivos específicos poderão ser atingidos com sucesso. 
Alguns dos benefícios da gestão do processo são: a rapidez na tomada de decisão, redução de custos, otimização do tempo, aumento da satisfação do cliente, transparência nos processos, padronização do processo, fortalecimento de papéis, melhor distribuição de recursos, automação de processos eficazes, entre outros.
2.1 FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Ferramentas da qualidade são técnicas utilizadas pelas organizações para melhorar seus produtos, processos, sistemas e projetos. Melhorando também a qualidade e prevenindo problemas futuros. 
Alguns exemplos de ferramentas da qualidade:
Análise de SWOT é utilizada para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para a organização. Utilizamos essas informações para aprimorar os diferenciais competitivos da empresa diante do mercado e também corrigir a suas falhas. 
Diagrama de causa e efeito. Essa ferramenta é eficiente, pois possibilita uma perspectiva objetiva de um problema assim sendo fácil encontrar a solução. 
Análise de Pareto nesta ferramenta utilizamos a distribuição dos itens de acordo com a frequência da ocorrência podemos imaginar um gráfico onde os itens são ordenados do maior para o menor. A ideia é que de forma clara e objetiva conseguimos identificar quais são os problemas mais comuns e compreender para resolver.
3. CONCLUSÕES
Ferramenta da qualidade é o suporte para a gestão de processos e precisam andar juntas. Utilizando elas em conjunto irá obter resultados muito satisfatórios como, por exemplo, a satisfação dos clientes. Porém vale ressaltar que para ter resultados positivos é necessário o treinamento de seus colaboradores. E cabe a cada organização avaliar e identificar qual será a ferramenta da qualidade apropriada para a sua realidade.
REFERÊNCIAS
CAMPOS, Vicenti Falconi. TQC – Controle da Qualidade Total. 2. ed. São Paulo: Editora UFMG, 1995.
CORRÊA, A.; BARBOSA, D.; PAIXÃO, J.N.V.; BRAZ, M.R.S. Geração de Conhecimento a partir do uso do ciclo de PDCA. In: Encontro Nacional de Eng. Produção. ENEGEP, 2004, Florianópolis. Anais eletrônicos de Florianópolis: ENEGEP, 2004. Disponível em: www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2004_enegep906-1621.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.
COSTA, Ítalo. Gestão por processos e a sua utilização na medição de desempenho. Faculdade de Ciências Econômicas – UFMG. Belo Horizonte: fev. 2010. Disponível em: http://www.ucj.com.br/noticias/14-diario-do-comercio/270-gestao-por-processos-e-suautilizacao-na-medicao-do-desempenho.html Acesso em: 15 abr. 2020.
“Não basta saber, é preciso saber fazer”

Continue navegando