Buscar

Gestão financeira prova 2

Prévia do material em texto

1.
	Os fluxos de caixa apresentam, de forma clara e direta, a capacidade de pagamento das contas da empresa, que devem ser analisadas ao decidir a compra de ativos da empresa. Na elaboração do orçamento de um investimento, o que precisamos considerar?
	 a)
	Investimento inicial, entradas de caixa operacional e fluxo de caixa final.
	 b)
	Organização informal, investimento operacional e fluxo de caixa.
	 c)
	Investimento operacional, investimento financeiro e fluxo de caixa.
	 d)
	Entradas de caixa, fluxo de caixa e saída de caixa.
	2.
	A estrutura de capital, dentro de uma organização, está composta de capital próprio e capital de terceiros, porém, dificilmente, existirá uma equidade entre ambos, ou seja, valores serão diferentes. Nesse contexto, os riscos são eminentes, sejam eles econômicos ou financeiros. Partindo dessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao risco econômico:
	 a)
	Inadimplência creditícia.
	 b)
	Elevação de impostos federais.
	 c)
	Elevação de impostos estaduais.
	 d)
	Possíveis elevações nas taxas de juros.
	3.
	Na seleção de projetos mutuamente excludentes através da utilização da análise incremental, envolvendo dois projetos, onde um é o desafiante (A), outro desafiado (B), são utilizadas duas regras, ou seja, a regra da TIR, e a regra do VPL. Considerando a regra do VPL, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Se o VPL (B-A) for maior que zero, logo, o projeto A deverá ser escolhido.
	 b)
	Se TIR (B-A) for maior que zero, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	 c)
	Se o VPL (B-A) for menor que zero, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	 d)
	Se o VPL (B-A) for maior que zero, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	4.
	A calculadora HP 12 C é uma calculadora financeira muito manuseada para a realização de cálculos financeiros. Normalmente, esses cálculos envolvem juros, taxas, amortização. A história salienta que essa calculadora teve seu lançamento em 1981 pela empresa Hewlett-Packardem (HP). Referente às teclas da calculadora HP 12 C, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - Tecla "ON".
II - Tecla "CLx".
III - Teclas "f" "REG".
IV - Tecla "CHS".
(    ) Limpa a memória da calculadora.
(    ) Tecla que troca o sinal.
(    ) Limpa o visor da calculadora HP 12 C.
(    ) Tecla que liga a calculadora.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	III - IV - I - II.
	5.
	A avaliação de projetos de investimento envolve um conjunto de técnicas que buscam estabelecer parâmetros de sua viabilidade. Esses parâmetros podem ser expressos pelo payback, TIR e VPL. O payback é o prazo de retorno do investimento inicial, a TIR é a taxa interna de retorno, e o VPL é o Valor Presente Líquido, que resumidamente, considera-se o resultado dos fluxos de caixas, descontados a data zero pelo custo de capital do projeto e subtraído do investimento inicial. Referente às diversas técnicas de avaliação de projetos de investimento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Payback.
II- TIR.
III- VPL.
(    ) Representa a diferença entre os fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente pelo custo de oportunidade do capital e o investimento inicial. Se positivo deve ser aceito; e se negativo, rejeitado.
(    ) Representa o valor do custo de capital que torna o VPL nulo, sendo então uma taxa que remunera o valor investido no projeto.
(    ) Representa o prazo necessário para a recuperação do capital investido, podendo ser simples ou não.
(    ) Informa se o projeto de investimento aumentará o valor da empresa, bem como considera o valor do dinheiro no tempo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens; SIQUEIRA, Jose de Oliveira. Análise do risco na avaliação de projetos de investimento: uma aplicação do método de Monte Carlo. Caderno de pesquisas em Administração, v. 1, n. 6, p. 62-74, 1998.
	 a)
	III - I - II - III.
	 b)
	II - II - I - III.
	 c)
	III - II - I - III.
	 d)
	II - II - III - I.
	6.
	O orçamento de capital auxilia o gestor financeiro na projeção de um retorno futuro da empresa, com base nas alternativas de investimentos em projetos. Analise as seguintes sentenças:
I- Os projetos independentes não dependem um do outro, seus fluxos não estão relacionados e a aceitação de um deles não exclui os demais.
II- Os projetos mutuamente excludentes não competem entre si; optando-se por um deles, automaticamente os demais não são descartados.
III- Os projetos independentes dependem um do outro, seus fluxos estão relacionados e a aceitação de um deles exclui os demais.
IV- Os projetos mutuamente excludentes competem entre si; optando-se por um deles, automaticamente os demais são descartados.
V- Os fluxos relevantes de um orçamento de capital compreendem o investimento inicial, as entradas de caixa operacional e o fluxo de caixa terminal.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	7.
	"O orçamento de capital é um processo que consiste em avaliar e selecionar investimentos a longo prazo, que sejam coerentes com os objetivos da empresa de maximizar a riqueza de seus proprietários" (GITMAN, 2004 p. 288). Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As empresas podem ser motivadas a orçamento de capital por necessidades de expansão, substituição, renovação ou outros motivos.
(    ) As séries dos fluxos de caixa irão representar apenas as saídas, ou seja, o investimento.
(    ) As séries dos fluxos de caixa irão representar as saídas e entradas de caixa do investimento.
(    ) Apenas nos casos de expansão é necessário o orçamento de capital, pois nos demais motivos os fluxos já constam nas despesas operacionais da empresa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GITMAN, Lawrence J. Princípios da Administração Financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 2004.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Gitman (2004) entende que o orçamento de capital é o momento de avaliar e selecionar investimentos a longo prazo, que sejam coerentes com o objetivo da empresa, ou seja, de maximizar a riqueza de seus proprietários. Assim, os investimentos da empresa devem ser cuidadosamente analisados, uma vez que, normalmente, o montante de dinheiro comprometido no longo prazo cria expectativas positivas de retorno. Nesse sentido, se o investimento de capital tem a expectativa de gerar benefícios após um ano, as saídas de caixa recebem a denominação de "Dispêndio de Capital", que apresenta motivos para criação desta denominação, tais como: expansão, substituição e renovação. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Expansão.
II- Substituição.
III- Renovação.
(    ) Ao se produzir mais e melhor, entende-se que inovações tecnológicas são as justificativas de uma maior eficiência no negócio.
(    ) Chega um momento em que o ativo imobilizado atinge sua maturidade. Assim, acontece a desaceleração, pois equipamentos, por exemplo, apresentam-se velhos, obsoletos e gastos.
(    ) A determinação em aumentar a produtividade pode ser considerada pelo crescimento em ativos imobilizados como imóveis e instalações. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 2004.
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - II - I.
	9.
	Aplicando as ferramentas de análise de fluxos de caixa futuros, pode-se decidir a viabilidade financeira de um investimento. Com base no uso da técnica do Payback para análise de investimentos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pode-se aceitarum projeto de investimento se o payback for maior que o período máximo projetado.
	 b)
	Pode-se aceitar um projeto de investimento se o payback for menor que o período máximo projetado.
	 c)
	Deve-se rejeitar um projeto de investimento se o payback for maior que o período mínimo projetado.
	 d)
	Deve-se rejeitar um projeto de investimento se o payback for menor que o período máximo projetado.
	10.
	O Payback é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão dos negócios nas empresas. Sua principal função em uma análise de investimento empresarial é visualizar quantos períodos serão necessários para recuperar o que foi investido. A partir desta conceituação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Payback expressa a quantidade de períodos necessários para recuperar o investimento.
(    ) O Payback simples não considera o custo do dinheiro, enquanto que o Payback descontado considera o custo do dinheiro no decorrer do tempo.
(    ) Um projeto deve ser aceito quando o Payback for maior que o número de períodos aceitáveis.
(    ) O Payback simples considera apenas o investimento, enquanto que o Payback descontado desconta as entradas de caixa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.

Continue navegando