Buscar

Art 194 CONCEITO DE SEGURIDADE SOCIAL E SEUS OBJETIVOS PRINCÍPIOS

Prévia do material em texto

Art. 194
CONCEITO DE SEGURIDADE SOCIAL E SEUS OBJETIVOS/PRINCÍPIOS
- TÍTULO OITAVA SECÇÃO 2 DA SAÚDE
A SEGURIDADE SOCIAL COMPREENDE UM CONJUNTO INTEGRADO DE AÇÕES DE INICIATIVA DOS PODERES PÚBLICOS E DA SOCIEDADE, DESTINADAS A ASSEGURAR OS DIREITOS RELATIVOS À SAÚDE, À PREVIDÊNCIA E À ASSISTÊNCIA SOCIAL.CONJUNTO INTEGRADO: SOMA DAS AÇÕES DAS INICIATIVAS DO PODER PÚBLICO E SOCIEDADE.
 
 TRIPÉ DA SEGURIDADE SOCIAL
- O SETOR SAÚDE FAZ PARTE DA SEGURIDADE SOCIAL.
- ENTENDER QUE AS MEDIDAS DE SAÚDE PREVISTA NA SEGURIDADE SOCIAL ESTÃO CORRETAS, POIS A SAÚDE ESTÁ DENTRO DA SEGURIDADE SOCIAL.
PARÁGRAFO ÚNICO. COMPETE AO PODER PÚBLICO, NOS TERMOS DA LEI, ORGANIZAR A SEGURIDADE SOCIAL, COM BASE NOS SEGUINTES OBJETIVOS;
I-UNIVERSALIDADE DA COBERTURA E DO ATENDIMENTO 
UNIVERSIDADE DE COBERTURA - A SEGURIDADE SOCIAL DEVE COBRIR TODOS OS RISCOS SOCIAIS QUE PRECISEM DE ATENÇÃO. VELHICE, DOENÇA, RECLUSÃO MORTE, INVALIDEZ, ACIDENTES DENTRE OUTROS;
UNIVERSIDADE DE ATENDIMENTO - TODA AS PESSOAS ESTÃO COBERTAS PELA PROTEÇÃO  SOCIAL,  OU SEJA, TODOS RESIDENTES DO TERRITÓRIO NACIONAL, ISTO É, TODAS AS PESSOAS INDISTINTAMENTE DEVERÃO SER ACOLHIDAS PELA SEGURIDADE SOCIAL.
II - UNIFORMIDADE E EQUIVALÊNCIA DOS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DAS POPULAÇÕES URBANAS E RURAIS; ATÉ A CF DE 1988 EXISTIAM DOS REGIMES DE PREVIDÊNCIA, O URBANO, ATRAVÉS DA LOPS - LEI ORGÂNICA DE PREVIDÊNCIA SOCIAL, E O RURAL, ATRAVÉS DA LEI DO FUNRURAL.
- A UNIFORMIDADE FAZ REFERÊNCIA DIRETA AS PRESTAÇÕES DA SEGURIDADE SOCIAL, ONDE SE PODE INFERIR QUE SENDO IDÊNTICOS OS RISCOS, DEVEM SER IDÊNTICOS OS BENEFÍCIOS, INDEPENDENTEMENTE DO LOCAL ONDE TRABALHAM.
-NÃO FAZER DISTINÇÃO, CF CIDADÃ
-ACESSO
- NO TOCANTE A EQUIVALÊNCIA, ESSA SE REFERE AO VALOR DOS BENEFÍCIOS, IDENTIFICANDO QUE NÃO PODEM SER DISTINTOS EM FUNÇÃO DAS PESSOAS QUE SÃO PROTEGIDAS, DEVENDO AS PRESTAÇÕES SEREM AFERIAS PELOS MESMO CRITÉRIOS OBJETIVOSPODE APARECER COMO PRINCIPIOS TAMBÉM
III - SELETIVIDADE E DISTRIBUTIVIDADE NA PRESTAÇÃO DOS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS
- A SELETIVIDADE LEVA EM CONSIDERAÇÃO OS RISCOS OU NECESSIDADES DE MAIOR ABRANGÊNCIA SOCIA QUE MERECERÃO COBERTURA DA SEGURIDADE SOCIAL E A DEFINIÇÃO DOS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS ADEQUADOS PARA FAZEREM FRENTE A ESTA COBERTURA
-GARANTE MAIOR ABRANGÊNCIA DE SITUAÇÕES DE RISCO
*********
- A DISTRIBUTIVIDADE VISA BALIZA QUAIS AS POPULAÇÕES PODERÃO TER ACESSO A ESTE BENEFÍCIO E SERVIÇOS, NA MEDIDA DA NECESSIDADE DE CADA UM. QUANTO MAIOR FOR A NECESSIDADE, MAIOR SERÁ A COBERTURA DOS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DA SEGURIDADE SOCIAL.
- OLHA DIFERENCIADO
-CONCEITO DE EQUIDADE
***********
EM RESUMO A SELETIVIDADE DIZ RESPEITO À ABRANGÊNCIA DA COBERTURA, ENQUANTO A DISTRIBUTIVIDADE DIZ RESPEITO AO GRAU DE PROTEÇÃO. O BENEFÍCIO DE SALÁRIO-FAMÍLIA É UM ÓTIMO EXEMPLO, POIS É DESTINADO APENAS AOS SEGURADOS DE BAIXA RENDA 
IV- IRREDUTIBILIDADE DO VALOR DOS BENEFÍCIOS;
-OS BENEFÍCIOS PAGOS NECESSITAM SOFRER REAJUSTE PERIÓDICOS, PARA GARANTIR SEU PODER DE COMPRA NÃO SEJA DEFASADO (INFLAÇÃO)
- UMA VEZ, QUE O SALÁRIO É SUBSTITUÍDO PELA APOSENTADORIA, A SUA FUNÇÃO SERÁ A DE MANTER O PODER  DE COMPRADO SEGURADO- AFINAL, REDUZIR O VALOR DO BENEFÍCIO É REDUZIR O PADRÃO DE VIDA DO SEGURADO. LEMBREMOS QUE O BENEFÍCIO TEM CARÁTER ALIMENTAR ( MAS OUTRAS DESPESAS CHEGAM AGORA REMÉDIO, EXAMES)
V - EQUIDADE NA FORMA DE PARTICIPAÇÃO DO CUSTEIO
- A PARTICIPAÇÃO NO CUSTEIO SERÁ DE ACORDO COM OS RENDIMENTOS DO CIDADÃO BRASILEIRO, ASSIM, POR EXEMPLO A CONTRIBUIÇÃO DOS TRABALHADORES RECAI SOBRE A FOLHA DE PAGAMENTO, OU SEJA QUEM GANHA MAIS CONTRIBUI MAIS; EQUIDADE
- QUEM TEM $ CONTRIBUI COM MAIS $ QUEM TEM $ CONTRIBUI COM MENOS $. JUSTIÇA SOCIAL
VI- DIVERSIDADE DA BASE DE FINANCIAMENTO, IDENTIFICANDO-SE, EM RUBRICAS CONTÁBEIS ESPECIFICAS PARA CADA ÁREA, AS RECEITAS E AS DESPESAS VINCULADAS A AÇÕES DE SAÚDE, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, PRESERVANDO O CARÁTER CONTRIBUTIVO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL;
(EMENDA CONSTITUCIONAL N° 103, DE 2019) 
-DEVE SE
-RUBRICAS CONTÁBEIS: FINANCIAMENTO DIVERSIFICADO E ESPECIFICADO P CADA ÁREA DA SEGURIDADE;
DENTRO DA SEGURIDADE SOCIAL A PREVIDÊNCIA TEM A CARACTERÍSTICA DE SER CONTRIBUTIVA
- PARA ALCANÇAR OS PRINCÍPIOS ANTERIOR DE UNIVERSALIDADE DA COBERTURA E DO ATENDIMENTO, É NECESSÁRIO QUE O SISTEMA SEJA FINANCIADO COM RECURSOS VINDOS DE VÁRIAS FONTES(DIVERSIDADE NA BASE DO FINANCIAMENTO), QUE GARANTAM SUA SUSTENTABILIDADE AO LONGO DOA ANOS.
DESTA FORMA, A SEGURIDADE SOCIAL É FINANCIADA COM RECURSO DE TODA A SOCIAL, MEDIANTE CONTRIBUIÇÃO SOCIAS INCIDENTES SOBRE OS MAIS DIVERSOS FATOS GERADORES, COMO FOLHA DE PAGAMENTOS, LUCRO LÍQUIDO, CONCURSOS DE PROGNÓSTICOS (JOGOS DE LOTERIA, JOGOS DE AZAR), ETC.
VII - CARÁTER DEMOCRÁTICO E DESCENTRALIZADO DA ADMINISTRAÇÃO, MEDIANTE GESTÃO QUADRIPARTITE, COM PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES, DOS EMPREGADORES, DOS APOSENTADOS E DO GOVERNO NOS ÓRGÃOS COLEGIADOS.-CF CIDADÃ TRAZ O OLHAR DAQUELES Q PARTICIPAM DA SEGURIDADE SOCIAL
- O VALOR Q OS APOSENTADOS RECEBEM DE APOSENTADORIA N É DESCONTADO A PREVIDÊNCIA, MAS NO CARÁTER DEMOCRÁTICO ELES TEM PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO PORQUE É UM INTERESSE COMUM.
- ATUALMENTE, O SISTEMA É GERIDO COM A CHAMADA GESTÃO QUADRIPARTITE, COM PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES, DOS EMPREGADORES, DOS APOSENTADOS E DO GOVERNO. ASSIM, TODA A SOCIEDADE É REPRESENTADA E AJUDA A FORMULAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE AA MATÉRIA EM QUESTÃO. 
-NADA É VERTICALIZADO, DEVEM DISCUTIR COM TODOS OS ENVOLVIDOS.

Continue navegando