Buscar

Estudo de Caso

Prévia do material em texto

Amanda Lima - 150838
Ingrid Carvalho - 150710
Thiago Rodrigues - 141490
Estudo de caso: “BPM – BUSINESS PROCESS MANAGEMENT COMO PRÁTICA DE GESTÃO EM UMA EMPRESA METALÚRGICA COM ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO ETO – ENGINEER-TO-ORDER”
1) Leitura do Artigo;
2) Resumo com os principais tópicos abordados:
	A gestão de projetos busca a otimização do sistema de conjunto de atividades de uma determinada empresa, o que é possível ser realizado através das práticas propostas pelo Business Process Management (BPM), também conhecido como Gestão de Processos de Negócio, que engloba a descoberta, o projeto e a entrega de processos de negócio, consequentemente aumentando a performance da empresa na solução de problemas.
	A implementação do BPM como prática de gestão na companhia em estudo deve proporcionar um aumento no desempenho, uma vez que uma das premissas propostas está a eliminação de qualquer atividade que não agregue valor. Também, aumenta fortemente a chance de sucesso no cenário competitivo atual.
	A aplicação desta pratica de gestão em um ciclo de vida permite uma evolução constante e duradoura dos processos de uma organização. Ela permite a empresa realizar de forma diferenciada sua entrega de valor ao cliente.
	Embora haja uma impossibilidade de prever os resultados específicos para o projeto, a relevância das técnicas de gestão e suas ferramentas não é reduzida, apenas reforça o conceito do ciclo de vida da gestão de processos. Para prever tais resultados e a real situação da organização, é necessário a execução de um diagnóstico nas fases de análise, desenho e modelagem.
	O fato de as atividades de processamento de pedidos serem complexas e onerosas é o que conecta a estratégia de atendimento à demanda adotada pela empresa ao BPM. A definição do conjunto de atividades que serão realizadas devem considerar a priorização deste objetivo de desempenho da organização, aumentando também a eficiência operacional do processo. 
3) Comentário com uma análise crítica sobre a opinião do grupo em relação ao conteúdo do artigo.
O objetivo principal do estudo de caso apresentado era de buscar a melhoria do atendimento ao cliente com a implementação das práticas do BPM à cultura de uma organização em estudo, eliminando assim todo e qualquer atividade que não agregava valor aos processos produtivos.
Segundo o autor, a metodologia de gestão de processos foi planejada e organizada de forma logica e temporal, tornando mais viável a sua implementação. 
De fato, toda e qualquer mudança deve ser realizada com muito planejamento e cautela, caso contrário, os resultados não serão nem próximos do esperado. A implementação das práticas do BPM numa companhia que utiliza a estratégia de produção ETO (Engineer to Order) é um grande desafio, uma vez que a mesma já possuía por característica um ciclo de pedido mais longo.
A estratégia certeira foi de priorizar os esforços no “processamento de pedidos”, para que haja uma melhora na entrega de valor para o cliente. Este é o processo com o maior número de recursos alocados, o qual provavelmente estaria gerando o gargalo no processo. 
Outro ponto importantíssimo que o estudo de caso ressalta é a implementação e utilização da tecnologia da informação (TI) ao favor da melhoria da empresa. A criação de workflows através de softwares, com a utilização do controle de papéis, regras e rotas suportam múltiplas instâncias de um determinado processo.

Continue navegando