Buscar

EXERCICIOS DE NJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina
Unidade Pedra Branca/Unidade Trajano 
Curso: Direito
Disciplina: Negócios Jurídicos
		Profa.Patricia Russi De Luca 
EXERCÍCIO - Preservação dos NJs e Plano da Eficácia
Eduarda de Oliveira Cardoso 
1) Sandro comprou rara e valiosa coleção de selos pertencente a Guilherme, que tinha 17 anos e não foi assistido quando da celebração do negócio. Passados alguns meses e não entregue o bem, Sandro procurou Guilherme a fim de que as partes ratificassem o ato. A pretendida ratificação
a) não poderá ocorrer, salvo se Guilherme for assistido quando da confirmação.
b) poderá ocorrer, pois os negócios anuláveis podem ser confirmados pela vontade das partes.
c) deverá ocorrer, em prestígio ao princípio da conservação dos contratos.
d) não poderá ocorrer, porque o negócio jurídico nulo não é suscetível de confirmação.
e) poderá ocorrer apenas pelo juiz, depois da intervenção do Ministério Público.
2) Para Cristiano Chaves de Farias e Nelson Rosenvald (2016, p. 618): “Não se deve olvidar, no estudo da invalidade do negócio jurídico, a necessária homenagem e respeito ao princípio da conservação dos atos e negócios jurídicos, pelo qual sempre que possível o negócio deve ser preservado. Aliás, não é por outro motivo que a Lei Civil contempla os institutos da conversão substancial, da ratificação e da redução. ” Com base no princípio citado, analise as questões abaixo e coloque verdadeiro ou falso ao lado das afirmativas:
a)A ratificação diz respeito à possibilidade de recategorização do negócio jurídico nulo, aproveitando-se a manifestação de vontade para reconhecer outro negócio jurídico, desde que respeitados seus requisitos. (V )
b)A conversão, por seu turno, concerne à possibilidade de as partes, por vontade expressa ou tácita, declararem aprovar um determinado negócio ou ato anulável . ( F )
c) Já a redução, cuida-se de instituto aplicável às hipóteses de invalidade parcial do negócio jurídico, tendo cabimento quando, dentro de um mesmo ato negocial, são manifestadas duas ou mais declarações de vontade. Incide na parte comprometida, quando for possível a separação das vontades manifestadas. ( V )
d) A ratificação pode ser expressa ou tácita. Será expressa quando, através de um novo ato, que contém a substância negocial, as partes afirmam a vontade de mantê-lo. Será tácita quando, apesar de ciente da anulabilidade a parte cumpre seu conteúdo. ( V )
3) Para Paulo Nader (2013, p. 388): “Em alguns negócios jurídicos, por conveniência de quem os pratica, os efeitos jurídicos ficam condicionados a ocorrência de algum fato, que pode ser o decurso do tempo ou a realização de um determinado acontecimento. São os negócios jurídicos celebrados com algum elemento acidental, que pode ser uma condição, encargo ou um termo e que configuram autolimitações voluntárias, prática esta mais comum em grupos sociais desenvolvidos. Tais elementos se dizem acidentais porque são facultativos para quem pratica negócio jurídico, todavia, uma vez incorporados ao ato passam-lhe a ser essenciais. ” Sobre o plano da eficácia e seus fatores, analise as afirmativas a abaixo:
I. Condição é a cláusula que, derivando da vontade das partes, subordina os efeitos do negócio jurídico a evento futuro e incerto.
II. Pode-se colocar condições no ato de reconhecimento de filhos.
III. Quanto à maneira de atuação a condição será suspensiva ou resolutiva.
IV. A condição suspensiva impede a produção de qualquer efeito até que se realize o evento a que se subordinou a eficácia negocial.
V. A condição resolutiva faz com que os efeitos que estão se produzindo cessem, em virtude do implemento da condição.
Estão corretas:
a) As afirmativas I, II, III e IV
b) Todas as afirmativas
c) Nenhuma afirmativa
d) I, III, IV, V
e) I, III, V
4) Se “A” doa a “B” um prédio, impondo-lhe o encargo de construir um cômodo no terraço para abrigar um membro da família, mas, a posteriori, verifica-se que a laje não comporta o peso adicional, existe a possibilidade de se cumprir o encargo? Na impossibilidade de cumprir o encargo, o que acontece com o negócio jurídico?
O encargo por se tratar de clausulas acessório as liberdades, como a doação, testamento, pelo qual se impõe um ônus ou obrigação ao beneficiário. Portanto o encargo O encargo não suspende a aquisição nem o exercício do direito. Nos termos do art. 136 - CC, o encargo não suspende a aquisição nem o exercício do direito, salvo quando expressamente imposto no negócio jurídico, pelo disponente, como condição suspensiva.

Outros materiais