Buscar

Mediação de Conflitos e Princípios Jurídicos

Prévia do material em texto

NOME: LEONARDO TRINDADE DE SOUSA
R.A: 8149377
TURMA: 003210A02
.
PROVA - A5.
1. O mediador de conflitos ele é um facilitador da comunicação, no qual seu objetivo é auxiliar os mediandos, conduzir o trâmite do processo de mediação que irá pautar pela imparcialidade e independência, realizar o acolhimento das partes, bem como dos advogados, formular perguntas construtivas para que possa gerar a reflexão entre as partes para facilitar o diálogo uma vez que estão em desacordo. O mediador não poderá revelar as informações da parte contrária, a não ser que esteja autorizado, prevalecendo o sigilo, não poderá atuar como testemunha num possível processo judicial ou extrajudicial, bem como não pode sugerir uma proposta de acordo, sendo que o acordo deverá ser construído pelas partes.
O autor quer dizer que o mediador ele não irá fazer avaliações sobre o problema, nem ao menos sugestões para resolução do conflito, apenas resolverá a questão a cerca do diálogo entre as partes objetivando a melhor interação entre elas para que estas entrem em um consenso e façam um acordo.
2. O princípio da kompetens-kompetens, foi instituído pelo parágrafo único do artigo 8º Lei 9.307/96, que em português significa Competência da Competência, no qual assegura que o próprio Juiz do tribunal tem a competência para analisar a sua competência jurisdicional referente ao processo, ou seja, ainda que seja incompetente para julgar a causa, tem competência para reconhecer sua incompetência.
3. A técnica Slice and Choice, é conhecida como Corta ou escolhe. O foco é a possibilidade da conciliação pacífica entre as partes, sendo que um terceiro vai atuar como autoridade sempre propondo que as partes decidam amigavelmente, o exemplo mais comum que que podemos analisar é a situação no qual um pai se depara diante de seus 2 filhos que disputam a última fatia de bolo, o pai lhe oferecerá que decidam amigavelmente, propondo que uma corte o pedaço de bolo e a outra escolhe o pedaço.

Continue navegando