Buscar

BASE EM GESTÃO

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Em linhas gerais, o que é correto afirmar sobre organização:
		
	 
	Sistema estruturado de pessoas que se reúnem em torno de objetivos comuns.
	
	Sistema gerencial para organizar a vida no trabalho.
	
	Sistema integral que reúne pessoas.
	
	Sistema semi estruturado que reúnem pessoas para um trabalho individual.
	
	Sistema de integração de dados que organiza o trabalho.
	Respondido em 13/04/2020 18:58:23
	
Explicação:
Segundo Sobral e Peci (2013), em linhas gerais, organização é um sistema estruturado de pessoas que se reúnem em torno de objetivos comuns. Ela surge como uma resposta à necessidade dos indivíduos de alcançar metas que sozinhos jamais conseguiriam atingir pela própria variedade ou natureza do trabalho que precisam realizar.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Observe, a seguir, as principais diferenças entre a visão mecanicista e a visão sistêmica:
I - A Visão Mecanicista enfatiza as partes.
II - Na Visão sistêmica: O pensamento não é linear e incorpora o contexto e o propósito.
III - Na Visão Mecanicista o pensamento é linear e privilegia a análise e a função.  
Com base nas afirmações acima podemos concluir que:
		
	
	Somente as afirmações II e III são verdadeiras
	
	Somente a afirmação II é verdadeira
	
	Somente as afirmações I e III são verdadeiras
	
	Somente as afirmações I e II são verdadeiras
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras
	Respondido em 13/04/2020 18:58:41
	
Explicação:
As principais diferenças entre a Visão Mecanicista e a Visão Sistêmica são:
Visão Mecanicista: Enfatiza as partes - Pensamento linear - Privilegia a análise e a função - Volta-se para si mesma
Visão sistêmica: Enfatiza o todo - Pensamento não linear - Privilegia a interação - Incorpora o contexto e o propósito
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Criar, conectar e compartilhar conhecimento será fundamental para sobreviver neste novo ambiente de trabalho. Por tudo isto, a palavra do momento é skills ou seja, habilidades. Divididas em dois grandes grupos encontramos as hard skills e as soft skills, que se completam e tornam-se indispensáveis para que se atinja bons resultados.
Sobre habilidades podemos então afirmar que:
I - Podemos considerar a ética, a inteligência emocional e social, a comunicação e a Liderança, como soft skills.  
II - As hard skills são todas as habilidades que estão contidas no seu currículo e que foram absorvidas por você através da escola, faculdade, cursos e até mesmo na área de trabalho.
III -  A capacidade de se adaptar a novas situações, desenvolver soluções criativas e satisfatórias para problemas e além de tudo, interagir bem com as pessoas em geral fazem parte das soft skills.
Com base nas afirmações feitas podemos concluir que:
		
	
	Somente a afirmação II é verdadeira
	
	Somente a afirmação I é verdadeira
	
	Somente as afirmações I e II são verdadeiras
	
	Todas as afirmações são verdadeiras
	 
	Somente as afirmações I e III são verdadeiras
	Respondido em 13/04/2020 18:59:59
	
Explicação:
 As soft skills são habilidades que aprendidas e desenvolvidas a partir das experiências de vida. A capacidade de se adaptar a novas situações, desenvolver soluções criativas e satisfatórias para problemas e além de tudo, interagir bem com as pessoas em geral, fazem parte das soft skills. A demanda por essas competências não vem de ramos específicos do mercado ou indústria, como acontece com as hard skills. Essas habilidades são interessantes para qualquer área de atuação e, por serem tão abrangentes, podem ser requisitadas independentemente da posição profissional. São elas, por exemplo: a ética, inteligência emocional e social, comunicação, liderança, trabalho em equipe.
As hard skills consistem, basicamente, no que aprendemos de forma mais tangível. São todas as habilidades que estão contidas no seu currículo e que, muito possivelmente, foram absorvidas por você através da escola, faculdade, cursos externos ou até mesmo dentro de uma determinada área de trabalho. São conhecimentos mais técnicos e concretos e, por isso, são identificadas com mais facilidade. Geralmente, elas serão as habilidades necessárias para a realização de determinados trabalhos específicos dentro de diferentes ramos do meio profissional.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Uma das principais linhas de pensamento deste movimento foi o estudo realizado por Frederick Taylor.
O estudo dos tempos-padrão permitiu a racionalização dos métodos de produção, a padronização dos processos, a divisão do trabalho e a execução de atividades rotineiras, cabendo ao operário, segundo Taylor, apenas aprender a realizar tarefas de seu trabalho individual. O moderno sistema industrial deu origem a um modelo de organização do trabalho denominado:
		
	
	Racionalização do trabalho
	
	Modelo T
	
	Administração Industrial
	 
	Administração Científica
	
	Princípio da Produtividade
	Respondido em 16/04/2020 16:40:01
	
Explicação:
As empresas cresceram e se organizaram a partir da Revolução Industrial. O moderno sistema industrial deu origem a um modelo de organização do trabalho denominado Administração Científica.
Uma das principais linhas de pensamento deste movimento foi o estudo realizado por Frederick Taylor. Sob a influência do autor, precursor do gerenciamento científico nas organizações, o estudo dos tempos-padrão permitiu a racionalização dos métodos de produção, a padronização dos processos, a divisão do trabalho e a execução de atividades rotineiras, cabendo ao operário, segundo Taylor, apenas aprender a realizar tarefas de seu trabalho individual.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
Uma das maiores dificuldades da administração é fazer com que todos os profissionais envolvidos trabalhem para o bem comum e para os resultados comuns estabelecidos pela empresa.
PORQUE
Administrador está continuamente planejando, organizando, executando e controlando as atividades da organização para atingir os objetivos organizacionais.
		
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
	Respondido em 16/04/2020 16:40:55
	
Explicação:
As duas afirmações são corretas, porém a segunda não justifica a primeira.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Podemos denominar todo grupo que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. Desta forma, pode ser afetado positivamente ou negativamente, dependendo das suas políticas e forma de atuação. Por esta conceituação denominamos:
		
	
	Administradores
	
	Proprietários
	
	Acionistas
	 
	Stakeholders
	
	Gestores
	Respondido em 16/04/2020 16:41:13
	
Explicação:
Stakeholder é uma pessoa ou um grupo que legitima as ações de uma empresa e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. Desta forma, ele pode ser afetado positivamente ou negativamente, dependendo das suas políticas e forma de atuação. Alguns exemplos de stakeholder de uma empresa podem ser os seus funcionários, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A administração da estratégia exige critérios de eficiência e de eficácia, e envolve todo um processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar a ação empresarial em todos os níveis da organizacionais. Um exemplo de administração eficiente ocorre quando a empresa procura:
		
	 
	Reduzir os custos, produzindo mais; "Parabéns equipe, valeu o esforço!"
	
	Reestruturar a empresa; "A reestruturação organizacionalfoi um sucesso e reduzimos as despesas!"
	
	Aumentar os lucros; "O balanço da empresa precisa ser logo publicado!"
	
	Racionalizar as atividades e processos; "Nossos processos estão interligados e sem desperdício!"
	
	  Alcançar os resultados estabelecidos; "Batemos a meta!".
	Respondido em 16/04/2020 16:43:56
	
Explicação:
A eficiência depende da forma como os recursos estão sendo utilizados e seu princípio geral é a relação entre esforço e resultados. Quanto menor for o esforço para produzir um resultado, mais eficiente é o processo. A redução do desperdício nos leva a buscar sistemas mais eficientes, que garantem a otimização no uso dos recursos já tão limitados. Este é o motivo pelo qual é preciso avaliar a relação custo-benefício em tudo o que envolve os processos organizacionais. Esta relação compara os custos para obtenção de algo com os benefícios que podem ser obtidos. Eficiência é a capacidade de realização das atividades da organização, minimizando a utilização de seus recursos, ou seja, é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas. Eficiência preocupa-se com os meios."
Eficácia é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos. Eficácia preocupa-se com os fins."  Ela está relacionada à capacidade de atingir objetivos e, também, de resolver problemas, pois não há razão em se produzir de forma eficiente, se não se atender a uma necessidade real de um determinado segmento de cliente. O cálculo da eficácia se dá entre a relação dos objetivos propostos e os resultados alcançados.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As empresas operam onde existem forças, também chamadas de ambientes ou forças ambientais, que estão muitas vezes superpostas, isto é, ocorrem ao mesmo tempo, devendo ser monitoradas.
PORQUE
Nestas forças encontramos as variáveis tecnológicas, políticas, legais, sociais, econômicas, que estão em constante mudança e envolvem todo o sistema, incluindo seus fornecedores, seus consumidores, seus concorrentes, portanto podem levar as organizações ao sucesso ou ao fracasso.
Analisando-se essas afirmativas, conclui-se que:
		
	 
	As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.
	Respondido em 16/04/2020 16:44:26
	
Explicação:
O ambiente organizacional pode ser entendido como o espaço onde as organizações operam para alcançar seus objetivos. Divide-se em ambiente interno e ambiente externo. No ambiente externo é aonde estão as variáveis incontroláveis pela empresa, como a legislação, a política governamental, a economia, a demografia, os fornecedores, os clientes, os concorrentes, etc.. Como exemplo de variáveis incontroláveis, que podem ser oportunidades ou ameaças, temos mudanças nas estratégias dos concorrentes ou nos hábitos dos clientes, surgimento de nova tecnologia, queda da taxa de juros, novo incentivo fiscal, etc. Uma empresa deve buscar aproveitar as oportunidades e ultrapassar as ameaças do ambiente externo, para permanecer e crescer no mercado em que atua. Assim sendo, mudanças que ocorrem neste ambiente podem influenciar diretamente os planejamentos realizados pelas empresas, sejam estratégicos, táticos e até operacionais, razão pela qual o controle deve acusar essas variações, monitorando as oportunidades ou ameaças, que podem distorcer o padrão de comportamento previamente estabelecido. No ambiente interno, por sua vez, é onde estão as variáveis controláveis pela empresa, seus recursos internos, seus equipamentos, sua tecnologia, seus profissionais, seu capital, etc.
	
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Nathan é o novo estagiário da organização Amor e Bondade Ltda. Como ele é estudante de administração, seu gestor solicitou que ele elaborasse uma apresentação sobre o comportamento e a motivação das pessoas a partir da identificação de suas necessidades para passar aos colaboradores. Nathan ficou muito feliz e logo lembrou da pirâmide de hierarquia das necessidades de Maslow, um dos principais teóricos da motivação. Nathan montou a apresentação e colocou, corretamente, no topo da pirâmide representando o máximo de satisfação os itens relacionados à:
		
	 
	Auto realização como a religião, educação e crescimento pessoal.
	
	Estima como a aprovação da família e o reconhecimento da comunidade. 
	
	Questões sociais como ter amigos e família. 
	
	Fisiologia como estar bem alimentado e com sono em dia. 
	
	Segurança como ter liberdade e trabalho seguro. 
	Respondido em 16/04/2020 16:37:59
	
Explicação:
A auto realização está no topo da pirâmide das necessidades de Maslow. 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Mariângela trabalha há 11 anos em uma empresa e desempenha a mesma função há 4 anos. Sua função não aproveita todas suas competências e capacidades, fazendo-a não se sentir desafiada em desenvolver as atividades. Além disso, nessa cargo tem pouca autonomia para propor melhorias e não participa de nehuma decisão. Segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, qual das necessidades não está sendo atendida devidamente, fazendo Mariângela se sentir desmotivada?
 
		
	
	Segurança
	
	Sociais
	
	Estima
	 
	Auto Realização
	
	Fisiológicas
	Respondido em 16/04/2020 16:37:30
	
Explicação:
A falta de participação nas decisões e de crescimento pessoal são características da falta de Auto Realização. 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A fábrica de equipamentos de respiradores, de uso hospitalar, utiliza uma série de controles em sua produção. Quando as matérias-primas que compõem a estrutura da base chegam, elas são inspecionadas para ver se não possuem algum defeito, que possa a vir quebrar.
Que tipo de controle é feito neste momento, de acordo com (SOBRAL; PECI, 2008)?
		
	 
	Preventivo
	
	Básicos
	
	Comparativos
	
	Simultâneos
	
	Posteriores
	Respondido em 16/04/2020 16:36:25
	
Explicação:
O controle da matéria-prima é feito antes do processo de produção do produto, por isso é chamado de preventivo. Ele previne que não ocorram problemas depois.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O líder de equipe José da empresa Maranata Ltda tem observado a sua equipe e percebeu a necessidade de implementar um sistema de controle preventivo. Diante disso, ele passou a sugestão de implementação de controle preventivo ao gestor Judá que logo a colocou em prática. Depois de um tempo, ambos avaliaram que os controles preventivos e constataram que: 
I.   Ajudam a resolver os problemas à medida que ocorrem. Preocupa-se com o processo. Acontecem em tempo real.
II.  Tem o foco no resultado. Com eles, é possível comparar o desempenho real (realizado) com o ideal (planejado). 
III.  Ajudam a antecipar os problemas.
Estão corretas apenas as constatações contidas nos itens:
		
	
	II e III. 
	 
	III.
	
	I e II. 
	
	I, II e III. 
	
	I e III. 
	Respondido em 16/04/2020 16:35:55
	
Explicação:
A afirmativa II fala sobre o controle simultâneo
A afirmativa III fala sobre o controle posterior. 
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os sistemas de controle de uma organização devem se preocupar em avaliar o seu desempenho em várias dimensões em relação aos seus resultados, relativos a clientes/mercado, sociedade, pessoas e fatores econômico-financeiros. Nesse sentido, ao estabelecer os sistemas de controle internos, a gestão contemporânea deve se preocupar com, EXCETO:
		
	
	Tamanho da organização.
	 
	Controles unilaterais.
	
	Cultura da empresa.
	
	Composição da estrutura organizacional.
	
	Estilo de liderança e modelo de gestão.
	Respondido em 16/04/2020 16:35:01
	
Explicação:
Os controles unilaterais NÃO devem ser uma ferramenta utilizada pelas organizações, principalmente aquelas que se preocupam com a visão sistêmica, onde a organização é consideradaum sistema aberto que realiza trocas por todos os "lados" que se relaciona com o ambiente.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O planejamento tático representa a ligação entre o plano estratégico e os planos operacionais. Procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico, além de permitir a programação necessária no nível operacional. Em decorrência podemos acrescentar qual particularidade a um plano tático?
		
	
	Tem caráter imediatista e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência.
	
	Preocupa-se com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados.
	
	É montado à base de processos programáveis e com técnicas computacionais.
	 
	É projetado para o médio prazo com atividades em nível de departamentos.
	
	São implementados por meio de decisões do nível estratégico.
	Respondido em 16/04/2020 16:34:14
	
Explicação:
Os planos táticos compreendem ações de cada área/departamento organizados pelos gestores de Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Produção, Vendas, etc.  Seu horizonte temporal é no médio prazo. Como o ciclo é mais curto, considera-se a revisão anual para atualização dos caminhos a serem percorridos. Em grandes Organizações, as áreas têm autonomia para elaborá-lo, desde que, claro, seja garantido o alinhamento com o plano estratégico. São planos amplamente comunicados porque explicitam as principais ações que serão empreendidas em cada área.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Planejamento é o processo pelo qual as pessoas e Organizações preparam-se para enfrentar o futuro. O processo de Planejamento é fundamental para as Organizações que atuam em ambientes de elevada competição. Diante desse contexto, julgue se afirmativas a seguir apresentam vantagens trazidas pelo planejamento: 
I.    Maximização da eficiência. 
II.    Promoção do alinhamento das pessoas aos objetivos organizacionais
III.    Atender às expectativas do governo.
São possíveis vantagens trazidas à organização frutos do processo de planejamento apenas o que se afirma em:
		
	
	II. 
	
	II e III. 
	
	I. 
	 
	I, II e III.
	
	I e II. 
	Respondido em 16/04/2020 16:33:27
	
Explicação:
Todas as afirmativas possíveis vantagens frutos do planejamento realizado nas organizações.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Ao analisar a estrutura organizacional das organizações, precisamos compreender seus organogramas. Eles dizem muito sobre como uma empresa desenvolve suas atividades. A holocracia, é uma abordagem recente, na qual existem menos departamentos e mais círculos de equipes, menos ordens da chefia e mais autogestão para assumir responsabilidades e, por fim, menos demora e mais rapidez. Esse modelo pode ser considerado uma evolução da:
		
	
	 Organização ágil.
	
	Estrutura funcional.
	
	Estrutura divisional.
	 
	Estrutura matricial.
	
	Estrutura piramidal.
	Respondido em 16/04/2020 16:32:53
	
Explicação:
Organização ágil é uma abordagem vanguardista, assim como a holocracia, portanto, uma não origina a outra. A estrutura piramidal é caracteristica das estruturas funcional e divisional, com ordens de chefia bem definidas. Portanto, a estrutura matricial é a que mais começa a se aproximar da estrutura holocratica, direcionando a inspiração para o seu surgimento.
	
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	João Pedro e Gabriel, recentemente, entraram em conflito no seu local de trabalho porque suas tarefas ainda não haviam sido divididas e eles não sabiam a quem deviam se reportar. Para resolver o problema e evitar que este tipo de conflito ocorra novamente, Maria, gestora da equipe, deverá realizar qual função do processo administrativo? 
		
	
	Planejamento. 
	 
	Organização. 
	
	Controle.
	
	Coordenação.
	
	Direção. 
	Respondido em 10/05/2020 17:52:45
	
Explicação:
.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Defensor do planejamento, Pedro Paulo, um dos gestores do restaurante Comida Saudável Ltda., sempre enumera suas vantagens para que a equipe entenda a importância desta função. Entre elas, qual não configura uma vantagem e não deve entrar na lista de Pedro Paulo?
		
	
	Definir a estrutura organizacional e as competências.
	
	Proporcionar senso de direção, garantindo unidade à organização.
	
	Promover o alinhamento das pessoas aos objetivos organizacionais.
	
	Maximizar a eficiência ao estabelecer prioridades.
	 
	Definir os padrões de desempenho que subsidiam a função Organização.
	Respondido em 10/05/2020 17:52:51
	
Explicação:
.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Foi iniciada a etapa de elaboração dos objetivos estratégicos da empresa de engenharia Construção Ltda., João Pedro, que lidera o grupo de trabalho, em primeiro lugar, enumerou aos demais membros da equipe os critérios que eles devem obedecer. O líder do grupo corretamente listou: 
I - Foco prioritário na atividade operacional. 
II - Consistência e coerência com os demais objetivos organizacionais.
III - Mensurabilidade, ou seja, devem ser qualitativos e atemporais.
Está(ão) correto(s):
		
	 
	Apenas o item II.
	
	Apenas o item III.
	
	Apenas os itens I e II.
	
	Apenas o item I.
	
	Apenas os itens II e III.
	Respondido em 10/05/2020 17:52:54
	a Questão
	
	
	
	O que é correto afirmar referente um dos reflexos da globalização:
		
	
	É o efeito da dificuldade de comunicação com o mundo
	
	É o surgimento da dificuldade de conseguir ser mais competitivo atuando dentro e fora do país de origem
	
	E o efeito de fechamento da possibilidade de empresas de origem estrangeiras atuar em outros países
	 
	É o surgimento das empresas transnacionais
	
	É o efeito da dificuldade de comprar e vender produtos fora do país de origem
	Respondido em 16/04/2020 16:45:54
	
Explicação:
As empresas transnacionais são o último estágio de um longo processo de internacionalização da economia, que teve seu início no fenômeno da globalização ao final do século XX.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Também chamada de Quarta Revolução Industrial, é a aplicação da tecnologia no mundo de negócios, geralmente associada à inteligência artificial, robótica, computação em nuvem ou internet das coisas.
Essa é a definição de:
		
	
	Inteligência Artificial
	 
	Indústria 4.0
	
	Inovação Industrial
	
	Indústria 2020
	
	Inovação 2.0
	Respondido em 16/04/2020 16:46:19
	
Explicação:
Também chamada de Quarta Revolução Industrial, é a aplicação da tecnologia no mundo de negócios, geralmente associada à inteligência artificial, robótica, computação em nuvem ou internet das coisas.
Essa é a definição de Indústria 4.0.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O que é correto afirmar sobre Globalização?
		
	
	Com a globalização aumento o distanciamento entre as pessoas no mundo
	 
	Com a globalização ocorreu a redução de fronteiras existentes entre os países
	
	Com a globalização a comunicou ficou prejudicada
	
	Com a globalização os países tem dificuldade de realizar leis internas
	
	Com a globalização dificultou a compra de produtos de outros países
	Respondido em 16/04/2020 16:46:34
	
Explicação:
Com a globalização ocorre a redução das fronteiras existentes entre os países e há o estímulo à interação entre eles a partir de trocas culturais, compartilhamento de ideais e acordos econômicos.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Como parte da globalização, após os estágios iniciais do processo de internacionalização, surgiram as empresas transnacionais, devido às demandas existentes no mundo. Demandas como necessidade de mão de obra barata, controle de fornecimento de matéria prima, eliminação de barreiras alfandegárias e ampliação da capacidade de inovação.
Hoje, já estamos avançados nesse processo e algumas dessas demandas já não são mais prioridades, pois já são fatos praticamente imutáveis, corriqueiros. Nesse contexto, assinale a alternativaque indica uma tendência atual no ambiente de trabalho global e que rompe com uma das principais necessidades/demandas da globalização no início das empresas transnacionais:
		
	
	Liberdade.
	
	Significado de propósito.
	
	Protagonismo.
	
	Conhecimento.
	 
	Todas as alternativas.
	Respondido em 16/04/2020 16:47:04
	
Explicação:
As novas buscas e tendências que afetação o mercado de trabalho global e que fazem parte do atual momento estão presentes em todas as alternativas e rompem com a principal questão do início da globalização: mão de obra barata. Isso porque as necessidades e desejos do trabalhador passam a se modificar diante da necessidade/desejo/busca de liberadade, conhecimento, significado de propósito e protagonismo.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A globalização é um fenômeno que está em constante evolução e, como resultado, tem favorecido a presença de empresas cada vez maiores e capazes de atuar em vários continentes. Surgem, então, impérios econômicos que se expandem sem limites, fazendo com que a internacionalização passe a ser vista como uma oportunidade. Mas a globalização possui vantagens e desvantagens, como:
I - Vantagem: Barateamento de produção
II - Desvantagem: Maior possibilidade de crises
III - Vantagem: Melhores opções de alocação de recursos
IV - Desvantagem: Menor controle de fluxos financeiros
V - Desvantagem: Alta volatilidade de capitais e hegemonia cultural
		
	
	Somente as afirmações I, II e IV são verdadeiras
	
	Somente as afirmações II, III, IV e V são verdadeiras
	
	Somente as afirmações I, II, III e V são verdadeiras
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras
	
	Somente as afirmações III, IV e V são verdadeiras
	Respondido em 16/04/2020 16:47:26
	
Explicação:
A globalização é um fenômeno que está em constante evolução e, como resultado, tem favorecido a presença de empresas cada vez maiores e capazes de atuar em vários continentes, mas possui vantagens e desvantagens, como:
Como vantagens: Livre comércio de mercados; compartilhamento de tecnologias; avanços tecnológicos; barateamento de produção; melhores opções de alocação de recursos e maior mobilização de pessoas em torno de questões importantes e difusão de culturas
Como desvantagens: Menor controle de fluxos financeiros; maior possibilidade de crises; interdependência financeira entre os países e alta volatilidade de capitais e hegemonia cultural.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Algumas empresas que se internacionalizaram junto com a globalização. As empresas transnacionais são o último estágio de um longo processo de internacionalização da economia, que teve seu início no fenômeno da globalização ao final do século XX. Elas surgiram devido às seguintes demandas:
I - Usar mão de obra barata
II - Controlar mercados e facilitar exportações
III - Controlar fornecedores de matérias-primas
IV - Eliminar barreiras alfandegárias
V - Ampliar a capacidade de inovação
Com base nas afirmações feitas podemos concluir que:
		
	
	Somente as afirmações II, III, IV e V são verdadeiras
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras
	
	Somente as afirmações III, IV e V são verdadeiras
	
	Somente as afirmações I, II e IV são verdadeiras
	
	Somente as afirmações I, II, III e V são verdadeiras
	Respondido em 16/04/2020 16:47:59
	
Explicação:
As empresas transnacionais são o último estágio de um longo processo de internacionalização da economia, que teve seu início no fenômeno da globalização ao final do século XX. Elas surgiram devido às seguintes demandas: I - Usar mão de obra barata; II - Controlar mercados e facilitar exportações; III - Controlar fornecedores de matérias-primas; IV - Eliminar barreiras alfandegárias e V - Ampliar a capacidade de inovação. Assim sendo, todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Como podemos perceber, a globalização impulsionou a internacionalização das empresas, proporcionando inúmeras vantagens às organizações. Assinale a alternativa que não corresponde à exemplo de vantagens:
		
	
	Barateamento de produção
	 
	Barrar o compartilhamento de tecnologias
	
	Avanços tecnológicos
	
	Melhores opções de alocação de recursos
	
	Livre comércio de mercados
	Respondido em 16/04/2020 16:48:22
	
Explicação:
A alternativa que não corresponde à exemplo de vantagen é: 
Barrar o compartilhamento de tecnologias.
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sarah e Cristal foram desafiadas a apresentar uma proposta com foco em sustentabilidade na empresa em que trabalham, a Vida Eterna S.A. Ambas tem pesquisado sobre o conceito para elaborar o projeto e entenderam que para se fazer uma boa proposta de sustentabilidade, é preciso levar em consideração:
		
	
	O fator econômico e social, exclusivamente. 
	 
	O fator econômico, os impactos ambientais e o relacionamento entre os colaboradores e demais partes interessadas. 
	
	Os impactos na atmosfera terrestre e lunar, afinal já estamos globalizados e em expansão. 
	
	As questões relacionadas ao IBAMA e CONAMA, bem como os Green Peace. 
	
	As questões ambientais exclusivamente, levando em conta a reciclagem e desmatamento. 
 
	Respondido em 16/04/2020 16:48:44
	
Explicação:
Conforme diz Luciano Munck (2013), uma empresa efetivamente sustentável precisa ser conduzida considerando não só o fator econômico, mas também seus impactos ambientais e o relacionamento com seus colaboradores e demais partes interessadas.
	1a Questão
	
	
	
	Analise a situação hipotética a seguir:
Maria é sócia de uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos que tem como clientes empresas de uma região com vocação industrial. A consultoria tem uma equipe interna, composta por analistas de recursos humanos, suporte técnico em TI, consultores, dentre outros. Uma alteração na legislação permite que determinado cargo de uma de suas principais clientes passe a ser terceirizado, o que a empresa opta por fazer. Isso diminui consideravelmente o volume de demandas relacionadas a Recursos Humanos daquela empresa, diminuindo as receitas da consultoria de Maria, ainda que a nova lei pouco altere a relação da própria consultoria com sua equipe.
A respeito dos aspectos relativos à Macroeconomia no contexto apresentado, assinale a alternativa correta:
		
	 
	A alteração na legislação trabalhista tende a ter efeitos sobre aspectos macroeconômicos, como o nível de renda, quando implica na diminuição dos salários médios dos funcionários terceirizados
	
	Quando ocorre em grandes proporções, a terceirização altera o nível geral de preços, pois os funcionários terceirizados têm maior poder aquisitivo, o que estimula a inflação
	
	A queda na demanda pelos serviços de consultoria é reflexo do aumento na renda média nacional, de modo que o mercado passa a demandar serviços de um nível de sofisticação mais elevado
	
	A terceirização implica em pagar salários mais altos aos funcionários terceirizados, com consequente melhora da renda nacional, quando tal estratégia é levada em grandes proporções
	
	Na Macroeconomia, o foco está no desempenho da economia como um todo, razão pela qual não pode ser considerada para explicar os fenômenos ocorridos na situação ilustrada
	Respondido em 16/04/2020 16:49:23
	
Explicação:
A terceirização implica em pagar salários mais altos aos funcionários terceirizados, com consequente melhora da renda nacional, quando tal estratégia é levada em grandes proporções (O ALUNO PRECISA CONTEXTUALIZAR O CONCEITO DE TERCEIRIZAÇÃO E SABER QUE NÃO SE PODE AFIRMAR QUE TERCEIRIZAÇÃO IMPLICA EM PAGAR SALÁRIOS MAIS ALTOS)
Quando ocorre em grandes proporções, a terceirização altera o nível geral de preços, pois os funcionários terceirizados têm maior poder aquisitivo, o que estimula a inflação (IDEM ACIMA)
A queda na demanda pelos serviços de consultoria é reflexo do aumento na renda média nacional, de modo que o mercado passa a demandar serviços de um nível de sofisticação mais elevado (COM O AUMENTO DA RENDA NACIONAL, ESPERA-SE UM NÍVEL MAIS SOFISTICADODE SERVIÇOS E PRODUTOS OFERTADOS, O CONTRÁRIO DO QUE AFIRMA A ALTERNATIVA)
Na Macroeconomia, o foco está no desempenho da economia como um todo, razão pela qual não pode ser considerada para explicar os fenômenos ocorridos na situação ilustrada (EMBORA A MACROECONOMIA TENHA FOCO NAS RELAÇÕES ECONÔMICAS NACIONAIS, ELA PODE E DEVE SER CONSIDERADA PARA EXPLICAR, POR EXEMPLO, MUDANÇAS DE MERCADO DECORRENTES DE MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA)
A alteração na legislação trabalhista tende a ter efeitos sobre aspectos macroeconômicos, como o nível de renda, quando implica na diminuição dos salários médios dos funcionários terceirizados
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quando estamos destacando que um pequeno número de empresas grandes controla a oferta de um bem ou serviço, os produtos são homogêneos ou diferenciados e o mercado pode ter muitas empresas, mas poucas dominam a oferta do produto, estamos tratando de:
		
	
	Mercado monopolizado
	 
	Mercado oligopolizado
	
	Mercado potencial
	
	Mercado estratégico
	
	Mercado homogêneo
	Respondido em 16/04/2020 16:49:52
	
Explicação:
O oligopólio é uma estrutura de mercado que se situa entre a concorrência perfeita e o monopólio. O setor produtivo brasileiro é altamente oligopolizado, sendo possível encontrar inúmeros exemplos, como serviços de telefonia móvel, serviços bancários, montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria química, indústria farmacêutica, indústria de bebidas, dentre outras.
Os mercados oligopolizados possuem as seguintes características:
- Pequeno número de empresas grandes controla a oferta de um bem ou serviço: O mercado pode ter muitas empresas, mas poucas dominam a oferta do produto.
- Produtos homogêneos ou diferenciados:  Existem exemplos de oligopólios em que os bens são homogêneos, como o caso da indústria de alumínio e cimento; e de oligopólios em que os produtos são diferenciados, como o setor de cosméticos no Brasil.
- Dificuldade de entrada de novas empresas - O difícil acesso de novos concorrentes pode ser explicado por uma série de barreiras como: proteção de patentes, controle de insumo produtivo chave e tradição.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre o Oligopólio, assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas alternativas acima
	 
	O oligopólio é uma estrutura de mercado que se situa entre a concorrência perfeita e o monopólio.
	
	No Brasil, não temos um setor produtivo com oligopólios
	
	A telefonia móvel e serviços bancários NÃO são exemplos de oligopólios no Brasil
	
	Em um oligopólio, o número de ofertantes ( empresas) é extremamente grande
	Respondido em 16/04/2020 16:50:33
	
Explicação:
Em um oligopólio de um determinado ramo, existem menos empresas do que uma concorrência perfeita que tem muitas empresas disputando os clientes. No monopólio só existe uma grande empresa naquele setor. NEste caso o Oligopólio fica no meio destas duas. Um exemplo é o ramo de telefonia móvel e bancos, não exixte um número enorme de empresas que prestam este serviço, temos que escolher uma entre algumas delas. Portanto o numero de ofertantes em um oligopólio não é muito grande, basta lembrar das empresas de telefonia móvel que lembramos o nome de todas, que são poucas.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Elias e Eliseu são irmãos e gostam muito de trocar informações sobre o mercado de trabalho e as notícias. Elias ficou muito impactado com a crise econômica causada pela quarentena do COVID-19, chegou e perder o emprego e viu o salário do seu irmão ser reduzido. Elias, por ser formado e sempre muito dedicado, logo conseguiu se reestabelecer no mercado, mas percebeu que mesmo ganhando a mesma quantidade de dinheiro que ganhava antes da quarentena, já não conseguia comprar mais as mesmas coisas, o dinheiro ficou mais "curto". Ele foi estudar o fenômeno e entendeu que o que havia ocorrido era um processo inflacionário. Sabe-se, portanto, que a inflação é: 
		
	
	O aumento do PIB. 
	
	O aumento do desempenho. 
	 
	O aumento geral do nível de preços. 
	
	O aumento do IDH e do PIB. 
	
	Acontece quando apenas um produto fica muito mais caro. 
	Respondido em 16/04/2020 16:50:35
	
Explicação:
A inflação é o aumento geral do nível de preços, em outras palavras, a diminuição do poder de compra. Ocorre quando o dinheiro perde valor. 
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Pinho e Vasconcellos (2017), o marco inicial da economia moderna surgiu entre os séculos  XVIII e XIX. Nessa época, foram fundamentados diversos princípios econômicos, desenvolvidos a partir de três tipos de concepções:
I) Nesta concepção os economistas desse grupo explicavam as leis econômicas de maneira similar ao comportamento da Física, empregando, inclusive, a mesma terminologia.
II) Nesta concepção os economistas desse grupo afirmavam que as leis econômicas se comportavam como um órgão vivo e usavam a mesma terminologia da Biologia.
III) Para os economistas desse grupo, a Economia é uma ciência social e reflete as atitudes do ser humano, cheias de aspectos psicológicos, e a preocupação em fixar relações de causa e efeito entre os fenômenos sociais.
Com base nas concepções mencionadas, podemos denominá-las como:
		
	
	I) Científica - II) Biológica - III) Econômica
	
	I) Física - II) Biológica - III) Social
	 
	I) Mecanicista - II) Organicista - III) Humanista
	
	I) Organicista - II) Humanista - III) Mecanicista
	
	I) Humanista - II) Biológica - III) Econômica
	Respondido em 16/04/2020 16:51:03
	
Explicação:
De acordo com Pinho e Vasconcellos (2017), o marco inicial da economia moderna surgiu entre os séculos  XVIII e XIX. Nessa época, foram fundamentados diversos princípios econômicos, desenvolvidos a partir de três tipos de concepções:
Mecanicista - Os economistas desse grupo explicavam as leis econômicas de maneira similar ao comportamento da Física, empregando, inclusive, a mesma terminologia (estática, dinâmica, elasticidade, fluidez etc.).
Organicista - Os economistas desse grupo afirmavam que as leis econômicas se comportavam como um órgão vivo e usavam a mesma terminologia da Biologia (órgãos, funções, circulação, fluxos).
Humanista - Para os economistas desse grupo, a Economia é uma ciência social e reflete as atitudes do ser humano, cheias de aspectos psicológicos, e a preocupação em fixar relações de causa e efeito entre os fenômenos sociais.
Assim sendo, as concepções mencionadas são: I) Mecanicista - II) Organicista - III) Humanista
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quando estamos destacando que determinado produto é ofertado em um mercado por uma única firma, não há substitutos próximos para esse produto e existe impossibilidade de entrada de novas firmas, estamos tratando de:
		
	
	Mercado oligopolizado
	
	Mercado estratégico
	 
	Mercado monopolizado
	
	Mercado homogêneo
	
	Mercado potencial
	Respondido em 16/04/2020 16:51:39
	
Explicação:
Quando falamos de concorrência perfeita, estamos abordando um tipo de estrutura de mercado situada no extremo da concorrência. Em um ponto diametralmente oposto, temos o monopólio, uma situação de mercado em que existe um só produtor de um bem ou serviço que não tenha substituto próximo. Com isso, o monopolista exerce grande influência na determinação do preço a ser cobrado pelo seu produto: ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixam de consumir o produto.
As principais características do monopólio são:
- Determinado produto é ofertado por uma única firma
- Não há substitutos próximos para esse produto
- Impossibilidade de entrada de novas firmas
Para que o monopólio exista, é preciso manter concorrentes em potencial afastados do segmento. No Brasil, temos o exemplo da Petrobrás, que exerce monopólio no setor de petróleo por meio de um controle estatal.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O sistema econômico é aquele sistema implantado para regular as diferentes atividades econômicas, assim como seu comércioresulta da compra e venda dos produtos gerados pelo ser humano ou obtidos pela natureza. O sistema econômico, portanto, não se limita exclusivamente com questões econômicas ou comerciais, mas em muitos sentidos transcende essas fronteiras para incluir também conceitos sociais, políticos e culturais.
O sistema econômico pode ser dividido em Sistema de Concorrência Pura (ou Perfeitamente Competitivo), Sistema de Economia Mista e Economia Centralizada (planificada ou de direção central). Podemos afirmar que:
		
	 
	Sistema de Concorrência Pura não existe a interferência do governo na atividade econômica.
	
	Economia Centralizada prevalecem as forças de mercado da demanda (consumidores) e da oferta (produtores), mas com a intervenção governamental em áreas estratégicas, como infraestrutura, energia, saneamento e telecomunicações.
	
	Sistema de Concorrência Pura existe a interferência do governo na atividade econômica.
	
	Sistema de Concorrência Pura é controlado por um órgão central de planejamento e não pelas forças de mercado
	
	Sistema de Economia Mista Predomina a livre interação entre produtores (ofertantes) e consumidores (demandantes) na determinação dos preços de bens e serviços.
	Respondido em 16/04/2020 16:52:04
	
Explicação:
Sistema de Concorrência Pura não existe a interferência do governo na atividade econômica.
Neste caso o governo não interfere, deixa que o comércio aconteça de forma naturalmente de acordo com o que o mercado dita.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sofia começou o seu projeto de Iniciação Científica com foco em entender o comportamento de mercado do álcool gel na crise do COVID-19, ela havia notado como a demanda por esse bem tinha subido. A orientadora Sarah, que é economista, explicou que a demanda pelo produto se caracteriza pela quantidade de um bem ou serviço que um consumidor deseja e está disposto a adquirir por um preço específico e em determinado momento. Sofia ficou interessadíssima e anotou as seguintes premissas sobre a teoria da demanda para mostrar a sua orientadora:
I.    A quantidade demandada por um bem tem uma relação inversamente proporcional com o preço desse mesmo bem.
II.    À medida que a renda dos consumidores aumenta, a sua demanda por bens e serviços também cresce, mas isso só acontece com os bens normais.
III.    Os bens inferiores apresentam uma relação inversamente proporcional entre renda e demanda. 
Ao corrigir as premissas descritas por Sofia, a orientadora e economista Sarah disse que estavam corretas apenas os itens:
		
	
	Apenas II.
	
	Apenas I. 
	
	I e III. 
	
	I e II. 
	 
	I, II e III.
	Respondido em 16/04/2020 16:52:02
	
Explicação:
I. Quando o preço de um bem se eleva e todas as demais variáveis se mantêm inalteradas (coeteris paribus)...A quantidade demandada desse bem diminui. (essa é a relação inversamente proporcional entre preço e quantidade demanda por um bem. 
II. À medida que a renda dos consumidores aumenta, a sua demanda por bens e serviços também cresce. Essa máxima é válida para a maioria dos produtos que são conhecidos como bens normais.
III. Os produtos conhecidos como bens inferiores apresentam uma relação inversamente proporcional entre renda e demanda. Em outros termos, quando o rendimento dos consumidores aumenta, a demanda pelo bem inferior diminui; e à medida que o rendimento diminui, a demanda aumenta. 
	1a Questão
	
	
	
	Os 4 P do MIX de Marketing, considerados TRADICIONAIS, pois eram utilizados  no início com uma visão mais restrita, são:
		
	
	Planejamento, Planos, Perspectiva e Prós
	
	Pessoas, Processos, Programas e Performance
	 
	Produto, Praça, Promoção e Preço
	
	Planos, Produto, Praça e Promoção
	
	Produto, Pessoas, Performance e Preço
	Respondido em 27/04/2020 16:16:35
	
Explicação:
Tradicionalmente, os 4 Ps eram compostos por pontos importantes e bem realistas com a época. Eram basicamente as principais linhas a serem levandas em consideração: 
Produto: o que está sendo entregue ao cliente
Praça: o mercado
Promoção: condições especiais do marketing,
Preço: Valor que é oferecido ao cliente
Depois houve uma evolução  em que foi dado maior importância a temas não tão explorados tradicionalmente, que são:
PESSOAS, sua real importância e valor, capacidade de criatividade para inovar
PROCESSOS: passou a ter maior destaque com processos de melhoria contínua, mapeamento de processos e mais qualidade neste campo
PROGRAMAS também foram incorporados para as melhoria das áreas e atendimentos dos objetivos das empresas
PERFORMANCE pois percebemos a força dos indicadores , atingimentos de metas na gestão de hoje onde se tem uma grande variedade de indicadores que norteiam a gestão de forma ágil e online
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De uma maneira geral, podemos fazer uma comparação entre produtos e serviços. Analise as sentenças a seguir:
I- Produtos são estocados e normalmente sua produção não envolve interação direta com o consumidor.
II -Produtos normalmente são intangíveis.
III- Serviços para serem executados geralmente têm uma alta interação de contato com o cliente
Assinale quais afirmativas estão corretas:
		
	
	Somente III
	
	I e II
	
	I, II e III
	
	Somente  I
	 
	I e III
	Respondido em 27/04/2020 16:17:37
	
Explicação:
As diferenças entre produtos e serviços podem ser vistas em algumas destas afirmações. O produto normalmente á algo tangível, por exemplo um ônibus que é vendido a uma empresa de transportes e para produzí-lo a indústria não tem a interação direta com o cliente, ele é feito dentro da fábrica. Já o transporte de pessoas em uma excursão é um serviço, que é mais intangível de se ver, estocar. Mas o serviço já tem uma interação grande com o cliente enquanto realizada a excursão, por exemplo.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Antonio assumiu a gerência da área de produção da organização Yeshua S.A. A empresa vem passando por melhorias e Antonio foi desafiado a apresentar melhorias no processo de transformação. Processo esse que pode ser definido como:
		
	
	É correspondente à área de pesquisa e desenvolvimento. 
	 
	A etapa de produção ou programação do serviço. 
	
	Correspondente à entrada de recursos.
	
	Representa à etapa de planejamento do produto. 
	
	Representam as saídas de produtos ou serviços. 
	Respondido em 27/04/2020 16:18:00
	
Explicação:
O processo de transformação, dentro da gestão de produção, é a etapa de produção ou programação do serviço. 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Os 4P da moderna administração de marketing são Pessoas, Processos, Programas e Performance. Qual a alternativa refere-se ao fator PROGRAMAS?
		
	
	Deve levar em conta a relação de custos e envolve preço do produto ou serviço, desconto, bonificações, prazo de pagamento e condições de financiamento.
	
	Tem ligação com os aspectos de conveniência, representados por canais de venda, locais estratégicos, estoque e transporte.
	
	Remete aos desejos e necessidades dos clientes quanto a variedades, qualidade, design, características, nome da marca, embalagem, tamanhos, serviços, garantias e devoluções. Em geral, os benefícios do produto podem ser divididos em três categorias: benefícios funcionais, sociais e psicológicos.
	 
	Refletem as atividades direcionadas aos consumidores. Devem ter uma interligação fortíssima para realização de múltiplos objetivos ao mesmo tempo. Um exemplo disto são os programas de relacionamento com o cliente.
	
	A promoção está diretamente relacionada à comunicação, que busca transmitir o valor do produto ao cliente por meio de propagandas.
	Respondido em 27/04/2020 16:18:19
	
Explicação:
As alternativas incorretas se trata da antiga administração de marketing.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Como o objetivo é entregar valor ao cliente, após analisar o macroambiente e o microambiente é hora de pensar nas estratégias de marketing, considerando o Mix de Marketing, que é composto por:
		
	 
	Produto, Preço, Praça, Promoção
	
	Produto,Venda, Mercado, Concorrência
	
	Produto, Mercado, Concorrência, Cliente
	
	Produto, Publicidade, Praça, Preço
	
	Produto e Serviço, Venda, Mercado, Concorrência
	Respondido em 27/04/2020 16:18:39
	
Explicação:
O modelo dos 4Ps, também chamado de ¿Marketing Mix¿ e de ¿Composto de Marketing¿, foi idealizado por Jerome McCarthyz, da Universidade de Michigan,EUA. Segundo McCarthyz, o composto de marketing é formado pelos 4Ps:
Produto - É a combinação de "bens e serviços" que a empresa oferece  ao mercado-alvo. Deve levar em conta a relação de custos e envolve preço do produto ou serviço, desconto, bonificações, prazo de pagamento e condições de financiamento. Remete aos desejos e necessidades dos clientes quanto a variedades, qualidade, design, características, nome da marca, embalagem, tamanhos, serviços, garantias e devoluções.  
Preço - Significa a soma de dinheiro que os clientes devem pagar para obter o produto. Antes de definir os preços, a organização deve considerar quais são os objetivos de marketing relativos a seu produto ou serviço.
Praça - Envolve as atividades da empresa que tornam o produto disponível para os consumidores-alvo. Tem ligação com os aspectos de conveniência, representados por canais de venda, locais estratégicos, estoque e transporte.
Promoção - Significa as atividades que comunicam os atributos do produto e persuadem os consumidores-alvo a adquirí-lo. Está diretamente relacionada à comunicação por meio da promoção de vendas, propaganda, força de vendas, relações públicas e marketing direto.
	1a Questão
	
	
	
	O que é correto afirmar sobre Globalização?
		
	
	Com a globalização aumento o distanciamento entre as pessoas no mundo
	
	Com a globalização a comunicou ficou prejudicada
	
	Com a globalização os países tem dificuldade de realizar leis internas
	
	Com a globalização dificultou a compra de produtos de outros países
	 
	Com a globalização ocorreu a redução de fronteiras existentes entre os países
	Respondido em 27/04/2020 16:19:15
	
Explicação:
Com a globalização ocorre a redução das fronteiras existentes entre os países e há o estímulo à interação entre eles a partir de trocas culturais, compartilhamento de ideais e acordos econômicos.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Também chamada de Quarta Revolução Industrial, é a aplicação da tecnologia no mundo de negócios, geralmente associada à inteligência artificial, robótica, computação em nuvem ou internet das coisas.
Essa é a definição de:
		
	 
	Indústria 4.0
	
	Inteligência Artificial
	
	Inovação 2.0
	
	Inovação Industrial
	
	Indústria 2020
	Respondido em 27/04/2020 16:19:23
	
Explicação:
Também chamada de Quarta Revolução Industrial, é a aplicação da tecnologia no mundo de negócios, geralmente associada à inteligência artificial, robótica, computação em nuvem ou internet das coisas.
Essa é a definição de Indústria 4.0.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A globalização não diz respeito ao que as pessoas ou os gestores desejam ou esperam, e sim ao que está acontecendo a todos nós, independente do nosso livre arbítrio, e não há como fugir desse fenômeno. Assim, novos desafios se apresentam à gestão das organizações:
I - Acompanhar as mudanças
II - Analisar o ambiente em que se insere
III - Utilizar os canais de aproximação com os consumidores
IV- Firmar parcerias estratégicas com empresas de setores emergentes
V - Preparar-se para lidar com as crises inerentes à abertura de mercados
Com base nas afirmações feitas sobre desafios, podemos concluir que:
		
	
	Somente as afirmações I, II e IV são verdadeiras
	
	Somente as afirmações II, III, IV e V são verdadeiras
	
	Somente as afirmações III, IV e V são verdadeiras
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras
	
	Somente as afirmações I, II, III e V são verdadeiras
	Respondido em 27/04/2020 16:19:34
	
Explicação:
Para compreender essa movimentação de mercado proporcionada pela globalização, algumas empresas se internacionalizaram junto com a globalização, como a Gerdau, Tigre e Natura.
Neste último estágio de um longo processo de internacionalização da economia surgem as empresas transnacionais ao final do século XX, devido às seguintes demandas:
I - Acompanhar as mudanças; II - Analisar o ambiente em que se insere; III - Utilizar os canais de aproximação com os consumidores; IV- Firmar parcerias estratégicas com empresas de setores emergentes e V - Preparar-se para lidar com as crises inerentes à abertura de mercados. Assim sendo, todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Analisando a interferência de se realizar a gestão no mundo globalizado, o que é possível confirmar como mais um dos elementos importantes visualizados especialmente em relação a sociedade que atualmente consume produtos produzido no mundo inteiro?
		
	 
	O consumidor adquire um conjunto de valores, crenças, tradições e hábitos de determinada cultura onde aquele produto foi produzido. 
	
	O consumidor acaba por não conseguir identificar e escolher melhores produtos
	
	O consumidor não consegue identificar outras culturas ao redor do mundo, gera uma confusão de identificação
	
	O consumidor fica sem poder de escolha e não reconhece mais o que precisa consumir
	
	O consumidor fica restrito as opções de compra para um mesmo produto
	Respondido em 27/04/2020 16:19:56
	
Explicação:
O consumidor que viviência do mundo globalizado e assim adquire produtos fabricados/produzidos no mundo inteiro, ou seja, em qualquer lugar desse planeta terra, certamente com a compra do produto, adquire também um conjunto de valores, crenças, tradições e hábitos de determinada cultura onde aquele produto foi produzido. 
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O que é correto afirmar referente um dos reflexos da globalização:
		
	
	E o efeito de fechamento da possibilidade de empresas de origem estrangeiras atuar em outros países
	 
	É o surgimento das empresas transnacionais
	
	É o efeito da dificuldade de comprar e vender produtos fora do país de origem
	
	É o surgimento da dificuldade de conseguir ser mais competitivo atuando dentro e fora do país de origem
	
	É o efeito da dificuldade de comunicação com o mundo
	Respondido em 27/04/2020 16:20:20
	
Explicação:
As empresas transnacionais são o último estágio de um longo processo de internacionalização da economia, que teve seu início no fenômeno da globalização ao final do século XX.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Algumas empresas que se internacionalizaram junto com a globalização. As empresas transnacionais são o último estágio de um longo processo de internacionalização da economia, que teve seu início no fenômeno da globalização ao final do século XX. Elas surgiram devido às seguintes demandas:
I - Usar mão de obra barata
II - Controlar mercados e facilitar exportações
III - Controlar fornecedores de matérias-primas
IV - Eliminar barreiras alfandegárias
V - Ampliar a capacidade de inovação
Com base nas afirmações feitas podemos concluir que:
		
	
	Somente as afirmações I, II, III e V são verdadeiras
	
	Somente as afirmações I, II e IV são verdadeiras
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras
	
	Somente as afirmações III, IV e V são verdadeiras
	
	Somente as afirmações II, III, IV e V são verdadeiras
	Respondido em 27/04/2020 16:20:36
	
Explicação:
As empresas transnacionais são o último estágio de um longo processo de internacionalização da economia, que teve seu início no fenômeno da globalização ao final do século XX. Elas surgiram devido às seguintes demandas: I - Usar mão de obra barata; II - Controlar mercados e facilitar exportações; III - Controlar fornecedores de matérias-primas; IV - Eliminar barreiras alfandegárias e V - Ampliar a capacidade de inovação. Assim sendo, todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Como podemos perceber, a globalização impulsionou a internacionalização das empresas, proporcionando inúmeras vantagens às organizações. Assinale a alternativaque não corresponde à exemplo de vantagens:
		
	
	Avanços tecnológicos
	
	Barateamento de produção
	
	Melhores opções de alocação de recursos
	
	Livre comércio de mercados
	 
	Barrar o compartilhamento de tecnologias
	Respondido em 27/04/2020 16:20:43
	
Explicação:
A alternativa que não corresponde à exemplo de vantagen é: 
Barrar o compartilhamento de tecnologias.
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Como parte da globalização, após os estágios iniciais do processo de internacionalização, surgiram as empresas transnacionais, devido às demandas existentes no mundo. Demandas como necessidade de mão de obra barata, controle de fornecimento de matéria prima, eliminação de barreiras alfandegárias e ampliação da capacidade de inovação.
Hoje, já estamos avançados nesse processo e algumas dessas demandas já não são mais prioridades, pois já são fatos praticamente imutáveis, corriqueiros. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica uma tendência atual no ambiente de trabalho global e que rompe com uma das principais necessidades/demandas da globalização no início das empresas transnacionais:
		
	
	Liberdade.
	
	Protagonismo.
	
	Significado de propósito.
	 
	Todas as alternativas.
	
	Conhecimento.
	Respondido em 27/04/2020 16:21:06
	
Explicação:
As novas buscas e tendências que afetação o mercado de trabalho global e que fazem parte do atual momento estão presentes em todas as alternativas e rompem com a principal questão do início da globalização: mão de obra barata. Isso porque as necessidades e desejos do trabalhador passam a se modificar diante da necessidade/desejo/busca de liberadade, conhecimento, significado de propósito e protagonismo.
	a Questão
	
	
	
	Um dono de uma hamburgueria percebeu que de segunda a quinta-feira o movimento do seu estabelecimento é bem menor que nos finais de semana. Pensando em atrair mais clientes, esse empresário resolveu baixar o preço dos lanches de segunda a quinta-feira. O proprietário tem poucos conhecimentos de microeconomia, porém sabemos que ele tomou essa decisão baseada em:
		
	
	Preços de produtos substitutos
	 
	Teoria da Demanda
	
	Preço dos produtos complementares
	
	Renda dos consumidores
	
	Teoria da Oferta
	Respondido em 27/04/2020 16:21:47
	
Explicação:
Buscando aumentar a sua demanda, o proprietário baixou os preços dos seus produtos, baseando-se assim na Teoria da Demanda. 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Existem alguns Sistemas de Organização Econômica que buscam responder três questões fundamentais - O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
A afirmação a seguir retrata um desses sistema:
"Prevalecem as forças de mercado da demanda (consumidores) e da oferta (produtores), mas com a intervenção governamental em áreas estratégicas, como infraestrutura, energia, saneamento e telecomunicações. A atuação do governo justifica-se com o objetivo de eliminar as distorções da alocação de recursos, distributivas e de promover a melhoria do padrão de vida da população".
Qual sistema está expresso na afirmação acima?
 
		
	
	Sistema de Economia Centralizada 
	 
	Sistema de Economia Mista
	
	Sistema de Economia Perfeitamente Competitiva
	
	Sistema de Concorrência Pura
	
	Sistema de Economia de Direção Central
	Respondido em 27/04/2020 16:21:52
	
Explicação:
O trecho retrata claramente o Sistema de Economia Mista. 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A concorrência pura "é uma estrutura de mercado que visa descrever o funcionamento ideal de uma economia, servindo de parâmetro para o estudo das outras estruturas de mercado". Podemos indicar como uma das principais características desta forma de organização econômica:
		
	
	Elevada quantidade de mercado consumidor, para que o nível individual possa alterar o preço de mercado.
	
	Poucas empresas concorrentes, para garantir sucesso no mercado.
	 
	Produtos homogêneos, para igualar a concorrência entre as organizações.
	
	Barreiras legais para entrada e saída de firmas no mercado.
	
	Barreiras econômicas para limitar a concorrência.
	Respondido em 27/04/2020 16:22:46
	
Explicação:
As principais características da concorrênca pura são: 
1. Número muito grande de empresas e de consumidores (mercado atomizado) - Neste tipo de estrutura, cada participante representa uma parcela muito pequena do mercado, um ¿átomo¿, de tal forma que nenhum agente econômico, agindo individualmente, consegue alterar o preço de mercado.
2. Produtos homogêneos - As empresas oferecem produto semelhante, homogêneo. O produto oferecido por uma empresa A é o mesmo produto oferecido pela empresa B. Um exemplo são os produtos agrícolas.
3. Livre entrada e saída de firmas - Não existem barreiras legais e econômicas para a entrada e para a saída de firmas no mercado (facilidade de entrada e saída de empresas).
	4. 
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Pricila aprendeu recentemente na faculdade que a forma de atuação da empresa no ambiente econômico, seu planejamento estratégico e suas possibilidades de sucesso dependem muito da sua forma de organização no ambiente econômico. Ela sabe que existem algumas estruturas de mercado diferentes: a concorrência perfeita, o monopólio, o oligopólio e a concorrência monopolística. Pricila entendeu também que a empresa de seu pai, o seu Levi, está inserida em um mercado cuja estrutura é um oligopólio. Pricila fez, portanto, as seguintes afirmações sobre a estrutura do mercado que a empresa do seu Levi está inserida:
I.    O número de ofertantes é muito grande. 
II.    Não existe nenhum tipo de dificuldades ou barreiras para novas pessoas se tornarem vendedores nesse mercado. 
III.    Os produtos vendidos nessa estrutura de mercado podem ser homogêneos ou diferenciados. 
Quais afirmações que Pricila fez sobre a estrutura de mercado do tipo oligopólio estão corretas? 
		
	
	I e II. 
	
	I, II e III. 
	
	II e III. 
	
	I e III. 
	 
	Apenas a III. 
	Respondido em 27/04/2020 16:23:05
	
Explicação:
I.    O número de ofertantes é muito grande. (concorrência perfeita)
II.    Não existe nenhum tipo de dificuldades ou barreiras para novas pessoas se tornarem vendedores nesse mercado.  (concorrência perfeita)
III.    Os produtos vendidos nessa estrutura de mercado podem ser homogêneos ou diferenciados. (oligopólio)
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que a política fiscal, a política monetária, a política cambial e comercial e a política de rendas são instrumentos de política macroeconômica que o governo utiliza para alterar o comportamento da economia e melhorar a qualidade de vida da população. Relacione com essas políticas o IDH e assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Uma política do governo federal de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) impulsiona o consumo das famílias e, consequentemente, pode melhorar o IDH.
	
	Em momentos de crise econômica provocada por uma pandemia, como o caso da Covid-19, aumentar a quantidade de emissão de moeda e títulos públicos, pode contribuir para evitar a queda do IDH e garantir o consumo das famílias.
	
	Uma política macroeconômica bem-sucedida impacta o ritmo da atividade econômica, podendo melhorar a geração de emprego e renda e a distribuição dos recursos, o que pode melhorar o IDH.
	
	Na formação de renda, ao definir o salário mínimo e o congelamento de preços e salários, o governo busca controlar a inflação, garantido o poder de compra da população e, consequentemente, podendo garantir estabilidade do IDH.
	 
	Na política cambial, ao estabelecer ferramentas para estimular a importação, o governo busca aumentar o IDH, principalmente nas classes sociais menos favorecidas.
	Respondido em 27/04/2020 16:23:17
	
Explicação:
Pelo contrário, ao estabelecer ferramentas para estimular a importação, o governo pode reduzir o IDH, principalmente nas classes sociais menos favorecidas, uma vez que deixa de priorizar a exportação e o consumo de bens produzidos no mercado interno e que esses sim, podemvalorizar o consumo interno da população e, consequentemente, melhorar o IDH. As demais alternativas estão corretas.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Pinho e Vasconcellos (2017), o marco inicial da economia moderna surgiu entre os séculos  XVIII e XIX. Nessa época, foram fundamentados diversos princípios econômicos, desenvolvidos a partir de três tipos de concepções:
I) Nesta concepção os economistas desse grupo explicavam as leis econômicas de maneira similar ao comportamento da Física, empregando, inclusive, a mesma terminologia.
II) Nesta concepção os economistas desse grupo afirmavam que as leis econômicas se comportavam como um órgão vivo e usavam a mesma terminologia da Biologia.
III) Para os economistas desse grupo, a Economia é uma ciência social e reflete as atitudes do ser humano, cheias de aspectos psicológicos, e a preocupação em fixar relações de causa e efeito entre os fenômenos sociais.
Com base nas concepções mencionadas, podemos denominá-las como:
		
	
	I) Científica - II) Biológica - III) Econômica
	
	I) Física - II) Biológica - III) Social
	
	I) Organicista - II) Humanista - III) Mecanicista
	 
	I) Mecanicista - II) Organicista - III) Humanista
	
	I) Humanista - II) Biológica - III) Econômica
	Respondido em 27/04/2020 16:24:00
	
Explicação:
De acordo com Pinho e Vasconcellos (2017), o marco inicial da economia moderna surgiu entre os séculos  XVIII e XIX. Nessa época, foram fundamentados diversos princípios econômicos, desenvolvidos a partir de três tipos de concepções:
Mecanicista - Os economistas desse grupo explicavam as leis econômicas de maneira similar ao comportamento da Física, empregando, inclusive, a mesma terminologia (estática, dinâmica, elasticidade, fluidez etc.).
Organicista - Os economistas desse grupo afirmavam que as leis econômicas se comportavam como um órgão vivo e usavam a mesma terminologia da Biologia (órgãos, funções, circulação, fluxos).
Humanista - Para os economistas desse grupo, a Economia é uma ciência social e reflete as atitudes do ser humano, cheias de aspectos psicológicos, e a preocupação em fixar relações de causa e efeito entre os fenômenos sociais.
Assim sendo, as concepções mencionadas são: I) Mecanicista - II) Organicista - III) Humanista
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Helena aprendeu recentemente que a Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. Helena decidiu anotar no celular quais eram três as questões básicas da Economia para organizar melhor os seus estudos. Sabe-se, portanto, que Helena fez a seguinte anotação sobre as três perguntas básicas que a Economia busca responder:
		
	
	Que preço vender? Público-alvo? Loja ou e-commerce?
	 
	O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
	
	Valor? Preço? Lucro?
	
	Onde produzir? Como produzir? Para quem produzir?
	
	O que e quanto produzir? Onde produzir? Quem vai produzir?
	Respondido em 27/04/2020 16:24:25
	
Explicação:
O que e quanto produzir?
Como produzir?
Para quem produzir?
São as três questões básicas que a economia busca responder. 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quando estamos destacando que um pequeno número de empresas grandes controla a oferta de um bem ou serviço, os produtos são homogêneos ou diferenciados e o mercado pode ter muitas empresas, mas poucas dominam a oferta do produto, estamos tratando de:
		
	
	Mercado potencial
	
	Mercado homogêneo
	
	Mercado estratégico
	 
	Mercado oligopolizado
	
	Mercado monopolizado
	Respondido em 27/04/2020 16:24:47
	
Explicação:
O oligopólio é uma estrutura de mercado que se situa entre a concorrência perfeita e o monopólio. O setor produtivo brasileiro é altamente oligopolizado, sendo possível encontrar inúmeros exemplos, como serviços de telefonia móvel, serviços bancários, montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria química, indústria farmacêutica, indústria de bebidas, dentre outras.
Os mercados oligopolizados possuem as seguintes características:
- Pequeno número de empresas grandes controla a oferta de um bem ou serviço: O mercado pode ter muitas empresas, mas poucas dominam a oferta do produto.
- Produtos homogêneos ou diferenciados:  Existem exemplos de oligopólios em que os bens são homogêneos, como o caso da indústria de alumínio e cimento; e de oligopólios em que os produtos são diferenciados, como o setor de cosméticos no Brasil.
- Dificuldade de entrada de novas empresas - O difícil acesso de novos concorrentes pode ser explicado por uma série de barreiras como: proteção de patentes, controle de insumo produtivo chave e tradição.
	1a Questão
	
	
	
	(Auditor Fiscal da Prefeitura de São José do Rio Preto‒ 2019) Considere uma empresa industrial com os seguintes dados relativos ao exercício de 2019:
· Custos variáveis de produção= R$50,00 por unidade.
· Custos e despesas fixas= R$6.000,00 no exercício.
· Preço de venda= R$80,00 por unidade.
Assuma que a empresa teve toda a produção acabada e que vendeu tudo o que produziu (ou seja, os saldos iniciais e finais para os estoques de [I] produto em processamento e [II] de produção acabada são iguais a zero).
O ponto de equilíbrio contábil (PEC) é de:
		
	
	130 unidades.
	 
	200 unidades.
	
	75 unidades.
	
	180 unidades.
	
	120 unidades.
	Respondido em 10/05/2020 17:51:07
	
Explicação:
.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(Técnico em Contabilidade da UFG‒ 2019) Uma empresa industrial produz dois produtos, Z e W. Os custos indiretos de fabricação (CIF) do mês apresentaram os seguintes valores:
· Mão de obra indireta: R$200.000,00
· Energia elétrica: R$60.000,00
· Outros custos indiretos: R$80.000,00
A empresa rateia os CIF entre os produtos de acordo com o volume de horas trabalhadas pela mão de obra direta que foram assim distribuídos: Produto Z- 4.000 horas e Produto W- 6.000 horas.
Considerando as informações acima, qual é o valor no mês, em Reais, do custo indireto de fabricação atribuído ao Produto W?
		
	
	R$168.000,00
	
	R$136.000,00
	 
	R$204.000,00
	
	R$156.000,00
	
	R$196.000,00
	Respondido em 10/05/2020 17:51:25
	
Explicação:
.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(FUNPAPA‒ 2018) Considere um projeto de viabilidade em que a capacidade máxima de produção é de 5.000 unidades e o respectivo mercado pode absorver tal quantidade ao preço de R$40,00 por unidade. Os custos fixos mensais atingem R$12.000,00 e o custo variável unitário, R$16,00. Qual será o ponto de equilíbrio operacional desse projeto?
 
		
	
	200 unidades/mês
	
	400 unidades/mês
	
	600 unidades/mês
 
	 
	500 unidades/mês
	
	300 unidades/mês
	Respondido em 10/05/2020 17:51:32
	
Explicação:
.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(Técnico em Contabilidade do Unilab‒ 2019) Suponha que uma empresa produz dois produtos, A e B, aos quais já tenham sido alocados os seguintes custos diretos: A- $100.000 e B- $250.000.
Os custos indiretos de fabricação (CIF) a serem alocados aos produtos são os seguintes:
· Depreciação de equipamentos= $50.000 
· Manutenção de equipamentos= $35.000 
· Energia elétrica= $25.000 
· Supervisão da fábrica= $15.000 
· Outros CIF= $5.000
OBS.: Fazer o rateio baseado nas horas/máquinas trabalhadas. O produto A consumiu 400 h/máquinas, o produto B consumiu 600 h/máquinas.
Após apurado o custo total dos produtos A e B, temos respectivamente os seguintes valores:
		
	
	152.000,00 e 250.000,00
	
	152.000,00 e 350.000,00
	
	328.000,00 e 152.000,00
	 
	152.000,00 e 328.000,00
	
	152.000,00 e 130.000,00
	Respondido em 10/05/2020 17:51:25
	
Explicação:
	1a Questão
	
	
	
	Fernando sabe que precisa implantar uma profunda mudança em seu perfil como gestor, desenvolvendo competências mais contemporâneas, por exemplo:
I- Tecnologia, design e programação. 
II- Liderança e influência social. 
III- Pensamento inovador e analítico.
Está(ão)correto(s): 
		
	
	Apenas os itens I e III.
	
	Apenas os itens II e III.
	 
	Apenas os itens I e II.
	
	Apenas o item I.
	
	Apenas o item III.
	Respondido em 10/05/2020 17:51:36
	
Explicação:
.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A natureza complexa dos cenários em que estão inseridas as organizações contemporâneas exigem um novo modelo de configuração que possa garantir sua sobrevivência em ambientes mutáveis e turbulentos. Tal modelo exige: 
I- A adoção de um senso de propósito claro e comprometimento social com o legado da organização. 
II- O entendimento de que as organizações têm um amplo espectro de responsabilidades que vão além da produção de bens e serviços para obter lucro. 
III- O desenvolvimento de estruturas internas de conhecimento que garantam sua adequação em ambientes com alto grau de descontinuidade. 
Estão corretos os itens:
		
	
	I e II.
	
	I e III.
	 
	I, II e III.
	
	II, apenas.
	
	II e III.
	Respondido em 10/05/2020 17:51:57
	
Explicação:
.
		
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A cultura organizacional significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.  Toda empresa é um universo próprio, com hábitos, crenças, valores, atitudes, normas, linguagens e uma dinâmica única, que determina o comportamento dos colaboradores. É a essência da empresa, expressada pela maneira como ela faz seus negócios, trata seus clientes e funcionários. São os princípios que exprimem a identidade da Organização.
Em relação à Cultura, existem várias razões que levam as Organizações a discutirem pois "dão sentido e significado ao trabalho do dia a dia"; "criam um forte senso de comunidade" e "trazem reconhecimento público em relação às contribuições da empresa".
Neste contexto estamos nos referindo a:
		
	
	Motivação
	
	Ambiente Organizacional
	
	Gestão de Pessoas
	
	Competências Gerenciais
	 
	Propósitos
	Respondido em 01/06/2020 12:13:00
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Microambiente de uma organização, também chamado de Ambiente Tarefa, é aquele onde estão as relações com clientes, fornecedores, mercado de trabalho, concorrentes e stakeholders em geral. Para compreender este ambiente, devemos ignorar as relações com:
		
	
	As variáveis culturais.
	
	A organização.
	 
	Nenhuma das alternativas.
	
	As variáveis demográficas.
	
	O ambiente interno.
	Respondido em 01/06/2020 12:00:15
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade, visando uma adequação da estrutura organizacional a uma ação mais eficiente. A empresa que agrupa suas atividades baseada na similaridade e proximidade das tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho, como por exemplo marketing, recursos humanos ou finanças, utiliza que modelo de departamentalização?
		
	 
	Funcional
	
	Por clientela
	
	Departamental
	
	Por processo
	
	Por áreas
	Respondido em 01/06/2020 12:08:18
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	 As necessidades humanas estão dispostas obedecendo a uma hierarquia.  Segundo esta teoria de Maslow, quando as necessidades superiores começam a se manifestar?
		
	
	Quando parte das necessidades primárias já estão satisfeitas.
	 
	Somente quando as necessidades primárias forem satisfeitas.
	
	Não existe uma razão estabelecida, cada indivíduo terá uma percepção diferente das necessidades.
	
	Com o amadurecimento do ser humano, onde a pessoa começa a perceber o real valor das coisas.
	
	Com a experiência profissional.
	Respondido em 01/06/2020 12:15:24
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As rotinas financeiras são ações de gerenciamento das atividades financeiras da organização para verificar se a empresa está equilibrada e gerando lucro. Sobre o orçamento empresarial, pode-se afirmar:
		
	 
	Apresenta uma perspectiva mais ampla e ajuda a verificar se a empresa está cumprindo suas metas. As anotações principais se referem à projeção de vendas, despesas e investimentos.
	
	Controla dos métodos, tecnologias e fluxo dos processos produtivos, bem como da estrutura das tarefas.
 
	
	 Esse controle deve ter informações sobre a data do recebimento e pagamento, número da nota fiscal, valores (transação, juros), formas de pagamento (dinheiro, carão, boleto, cheque) e situação (se está em aberto, quitado ou em atraso).
	
	São controladas informações sobre: material disponível, quanto tempo ele fica no estoque, faturamento, prazos para saída etc.
	
	Ferramenta de controle em que são anotadas todas as receitas e despesas do negócio. Quando apresenta saldo positivo, indica que a empresa possui liquidez.
	Respondido em 01/06/2020 12:17:52
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Podemos distinguir dois modelos de produção bem definidos, a produção empurrada e a produção puxada. Sobre os modelos podemos afirmar que:
I - A produção empurrada, também conhecida como modelo de negócio de base antecipatória, requer a antecipação do que os clientes demandarão no futuro, ou seja, sem uma demanda prévia, primeiro se produz para depois vender. 
II - Na produção puxada, conhecida como modelo baseado na resposta, a produção só começa após a confirmação dos trâmites da venda.
III - Como exemplo de produção empurrada podemos mencionar as empresas de móveis planejados enquanto e na produção puxada os restaurantes que possuem cardápio com a lista de pratos disponíveis.
Com base nas afirmações feitas podemos concluir que:
 
		
	
	Somente as afirmações II e III são verdadeiras
	
	Todas as afirmações são verdadeiras
	
	Somente as afirmações I e III são verdadeiras
	
	Todas as afirmações não são verdadeiras
	 
	Somente as afirmações I e II são verdadeiras
	Respondido em 01/06/2020 12:18:58
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Como você sabe a globalização impulsionou a internacionalização das empresas e proporcionou o alcance de muitas vantagens às organizações. Contudo, existem alguns prejuízos decorrentes do mundo globalizado. Qual das alternativas abaixo expressa uma vantagem da globalização para o mundo corporativo? 
 
		
	
	Independência financeira entre países
	
	Maior possibilidade de crises
	
	Alta volatilidade de capitais e hegemonia cultural
	
	Menor controle de fluxo financeiro
	 
	Compartilhamento de tecnologias
	Respondido em 01/06/2020 12:19:32
	
		8a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O sistema econômico é aquele sistema implantado para regular as diferentes atividades econômicas, assim como seu comércio resulta da compra e venda dos produtos gerados pelo ser humano ou obtidos pela natureza. O sistema econômico, portanto, não se limita exclusivamente com questões econômicas ou comerciais, mas em muitos sentidos transcende essas fronteiras para incluir também conceitos sociais, políticos e culturais.
O sistema econômico pode ser dividido em Sistema de Concorrência Pura (ou Perfeitamente Competitivo), Sistema de Economia Mista e Economia Centralizada (planificada ou de direção central). Podemos afirmar que:
		
	
	Economia Centralizada prevalecem as forças de mercado da demanda (consumidores) e da oferta (produtores), mas com a intervenção governamental em áreas estratégicas, como infraestrutura, energia, saneamento e telecomunicações.
	
	Sistema de Concorrência Pura é controlado por um órgão central de planejamento e não pelas forças de mercado
	 
	Sistema de Concorrência Pura existe a interferência do governo na atividade econômica.
	 
	Sistema de Concorrência Pura não existe a interferência do governo na atividade econômica.
	
	Sistema de Economia Mista Predomina a livre interação entre produtores (ofertantes) e consumidores (demandantes) na determinação dos preços de bens e serviços.
	Respondido em 01/06/2020 12:22:59
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0

Continue navegando