Buscar

FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Formação da Sociedade Brasileira (SOC07)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:514646) ( peso.:4,00)
	Prova:
	16022331
	Nota da Prova:
	9,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A cultura afro-brasileira é o resultado da combinação das culturas africanas juntamente a outras que também se faziam presentes no Brasil, no século XVI, como a cultura indígena, europeia, asiática e outras.  A cultura afro-descendente ocorre paralelamente à constituição da sociedade brasileira, sendo a primeira um dos fundamentos da segunda. Neste sentido, disserte sobre os aspectos da cultura afro-brasileira e sua religiosidade.
	Resposta Esperada:
O termo afro-brasileiro refere-se a todo aquele que nasceu no Brasil, mas que descende de populações africanas. Além disso, é necessário compreender que a cultura afro-brasileira é o resultado do processo de miscigenação/aculturação de aspectos culturais africanos em suas diferentes expressões, com aspectos das diferentes culturas presentes no Brasil no século XVI, como a indígena, a europeia e outras. É importante destacar que a religiosidade das diversas raízes negras que se fizeram presentes neste período no Brasil sofreu alterações à medida que teve contato com outras expressões religiosas, produzindo o que pode ser chamado de sincretismo religioso, que se refere à mistura e à transformação da religiosidade. No caso dos negros, houve uma incorporação de elementos da Igreja Católica, como alguns santos, em substituição de entidades das religiões africanas. Alguns deles são Xangô, Iansã, Ogum, Iemanjá, Oxum e outros. Além disso, a música e a culinária são elementos da cultura africana que influenciaram significativamente na construção da identidade brasileira.
	2.
	Os direitos humanos ganharam visibilidade com a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945. A organização foi criada com o objetivo de combater e prevenir experiências de violação de direitos humanos. Ao longo do século XX, ocorreram duas guerras mundiais, ao passo que tomam o poder inúmeras ditaduras na Europa, América Latina, África e Ásia. Com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, foram enfatizados princípios como a sua universalização, indivisibilidade e a participação. Disserte sobre direitos humanos a partir desses três princípios.
	Resposta Esperada:
Diferente das épocas históricas anteriores, os direitos humanos são pensados de uma maneira mais abrangente. Baseando-se nos princípios de universalização, indivisibilidade e participação, procurou-se evidenciar o caráter histórico, socialmente localizado, atrelado ao indivíduo e ao grupo ou coletividade. A universalização indica esse caráter histórico, pois os direitos não são eternos, ligando-se à sociedade do seu tempo. Os direitos são indivisíveis no sentido de que não podem ser reduzidos, nem fragmentados, devem ser percebidos através de seu conjunto em sua integralidade. Por fim, os direitos humanos demandam a participação social de indivíduos e grupos sociais voltados à defesa, ampliação ou fiscalização de tais direitos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando