Buscar

Estudo Dirigido - Farmacologia- Glicocorticoides, AINES, diabetes e cardiovascular

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido - Farmacologia
Glicocorticóides
1) Quais são as ações metabólicas e imunossupressoras dos glicocorticóides? 
Ações metabólicas: metabolismo dos carboidratos – aumento da gliconeogênese, estimula a liberação de insulina, diminui a captação e utilização periférica de glicose, hiperglicemia. Metabolismo das proteínas – aumento do catabolismo (redução da massa mm e fraqueza) e aumento de níveis de aminoácidos. Metabolismo dos lipídeos – distribuição anormal da gordura corporal, liberação de insulina, estimula lipogênese, com aumento da deposição de gordura, aumento da liberação de ácidos graxos e glicerol na circulação. 
Ações imunossupressoras e anti-inflamatorias: inibe fosfolipase A2, diminue expressão de COX 2, inibe síntese de NF-KB, inibe a síntese de TNF-alfa, diminui a migração de neutrófilos, diminui a ação e proliferação de células T, diminui citocinas (IL1, IL2, IL6, IL10), diminui a função do sist. Complemento, diminui NO, diminui produção de IgG. 
Também tem ações no balanço hidroeletrolítico (hiperaldosterismo, retenção de sódio, eliminação de potássio), no sist. Cardiovascular (aumento da PA, aumento de receptores adrenérgicos) e no sist. Hematopoiético (aumento das hemácias, plaquetas e diminuição de eosinófilos, basófilos, linfócitos).
2) Quais são os efeitos colaterais dos glicocorticóides? 
Distúrbios eletrolíticos: retenção de sódio e edema, excreção aumentada de potássio e cálcio. 
Gastrointestinal: náuseas, vômitos, ulcera péptica
Endócrino: hipercortisolismo, insuficiência adrenal secundaria
Cardiovascular: hipertensão arterial, tromboembolismo
Ocular: catarata, glaucoma
Musculo e esquelético: fraqueza mm, fraturas osseas
Neurológico e psiquiátrico: cefaleia, tontura, insônia
3) Cite exemplos de glicocorticoides
Hidrocortisona, cortisona, prednisolona, betametasona
4) Qual o mecanismo que o glicocorticóide causa diabetes e hipertensão 
Os glicocorticoides se ligam ao receptor e migram para o núcleo e lá faz transcrição gênica, que dá início a todas as ações dos glicocorticoides, no metabolismo da glicose, gordura, proteína e etc. 
A diabetes se deve a sua ação no metabolismo dos carboidratos, onde ocorre aumento da glicose, estimula a liberação de insulina, diminui a captação e utilização periférica de glicose e causa hiperglicemia. 
E a hipertensão se deve a sua ação no sistema cardiovascular, que provoca aumento da PA, aumento de receptores adrenérgicos na parede vascular. 
AINES 
5) Qual o mecanismo de ação dos AINES? 
Um estimulo lesivo sobre a mb celular fosfolipidica promove a liberação de ac araquidônico e as COX 1 e 2 fazem a transformação em mediadores inflamatórios. Os AINES fazem a inibição das ciclooxigenases (COX 1 e COX 2). A COX1 tem efeitos homeostáticos de proteção gástrica, homeostasia renal e função plaquetaria, já a COX2 tem efeitos inflamatórios, promove inflamação, dor e febre. 
6) Quais são os principais efeitos colaterais dos AINES?
 Aumento de danos ao trato GI como lesões na mucosa (gastrite) e ulceras e aumento do risco de sangramento. (por inibir a COX 1)
E maiores riscos cardiovasculares (hipertensão arterial e trombose), edema pela retenção de NA+ e agua. 
7) Cite exemplo de AINES 
Salicilatos: ASS, Pirazolonicos: dipirona, Derivados do para-aminofenol: paracetamol, Derivados do ac antranilico: ac mefenâmico, Derivados do ac idolacetico: indometacina, do ac fenilacético: diclofenaco, ac propiônico: ibuprofeno, ac enólico: oxican, da sultonamida: nimesulida 
8) Cite exemplo de AINES seletivos COX2 e qual efeito sobre o sistema cardiovascular. 
Inibidores seletivos da COX 2: Refecoxib 
A COX2 libera PGI2 (prostaglandina) que é um mediador importante no controle da homeostasia do sist. Cardíaco. Para pessoas com risco cardiovascular e perigoso pq inibe PGI2 que faz o controle do <3. 
9) Por que os AINES causam problemas no TGI, explique farmacologicamente?
Porque os AINES inibem as COX, e a cox1 é responsável pela proteção gástrica, ela libera PGE2 que estimula produção de muco e bicarbonato e tbm modula a secreção de Hcl, por isso os AINES causam problemas no TGI. 
Diabetes
10) Qual mecanismo de ação das sulfoniluréias, exemplo e interações medicamentosas
MA: as sulfoniluréias estimulam as células B pancreáticas a secretar insulina. As cels B tem receptores de alta afinidade as sulfoniluréias, então elas se ligam e causa despolarização, ocorre influxo de Ca²+ e o aumento de Ca causa o efluxo de K+ e isso sinaliza para a insulina ir para fora da célula B. (favorece a secreção hormonal da insulina)
Exemplo: Glibenclamida (sus)
IM: A hipoglicemia pode ocorrer com a combinação de sulfoniluréias e ácool, esteróides anabolizantes, cloranfenicol, genfibrozil, inibidores da MAO, salicilitatos, sulfonamidas, fluconazol, cimetidina ranitidina e warfarin. A hiperglicemia pode ocorrer ao tomar-se sulfoniluréias com corticosteróides, rifampin, simpatomiméticos e diuréticos tiazídicos.
11) Qual mecanismo de ação das biguanidas, exemplo e interações medicamentosas
MA: as biguanidas melhoram a ação da insulina. Supressão da gliconêogese •Diminuição da produção hepática de glicose •Redução da absorção gastrointestinal de glicose •Estimulação nos tecidos periféricos aumentando a remoção da glicose sanguínea •Aumento do transporte de glicose por aumentar a concentração do transportador GLUT 4. 
Exemplo: metiformida 
IM: A hipoglicemia tende menos a ocorrer ao usar-se metformina como droga única. *A administração de metformina com contraste iodados pode ocasionar insuficiência renal aguda. *As doses devem ser suspensas em pacientes submetendo-se a procedimentos que requeiram contraste IV.
12) Quais são os tipos de insulina e tempo de ação e interações medicamentosas 
Insulinas de ação curta ou rápida: Insulina Regular – duração de 2 a 4h 
Insulina Lispro – duração da ação de 1 a 2h 
Insulina de ação intermediaria (NPH) – 4 a 6h 
Insulina de ação longa (glargina e determir): inicio da ação de 1 a 2h e termino do efeito 20 a 24h 
Interações medicamentosas com a insulina: •Esteróides anabólicos, salicilatos, álcool e inibidores da da MAO podem aumentar o efeito hipoglicemiante da insulina •Corticosteróides, drogas simpatomiméticas e diuréticos tiazídicos podem reduzir os efeitos da insulina, ocasionando hiperglicemia •Os bloqueadores beta-adrenérgicos podem prolongar o efeito hipoglicemiante da insulina.
13) Qual mecanismo de ação das glitazonas (tiazolidinodionas)
As glitazonas atuam (como agonistas) nos receptores nucleares PPAR – a ativação desses receptores regula a transcrição de genes responsivos a insulina, e regulam também a produção, transporte e utilização da glicose, e regulam tbm o met dos ac graxos. 
Farmacologia cardiovascular
14) Qual mecanismo de ação dos IECA, exemplo, 3 interações medicamentosas e efeitos colaterais 
MA: Inibição da ação da ECA (enzima conversora de angiotensina) que converte angiotensina l em ll. Menor formação de angiotensina II, potente vasoconstrictor e estimulador da aldosterona. O IECA é inibidora também da degradação da bradicinina, potente vasodilatador, que portanto tem sua ação aumentada e causa tosse. 
Ex: captopril, enalapril 
IM: *Nos pacientes em uso de diuréticos, pode ocorrer hipotensão importante com a dose inicial de IECA. *O uso de diurético "poupador de potássio" e IECA pode desencadear hipercalemia. *Os antiinflamatórios provocam redução do efeito anti-hipertensivo dos IECA.
Efeitos colaterais: Tosse é o mais frequente, sendo sempre seca e por vezes noturna, relacionada com o aumento da bradicinina a nível pulmonar. Hipotensão só ocorre normalmente nos pacientes desidratados. Hipercalemia é um efeito potencial, rash cutâneo, urticária e perda do paladar são mais raros. Edema de glote (também raro).
15) Qual mecanismo de ação dos B- bloqueadores, exemplo, 3 interações medicamentosas e efeitos colaterais
MA: Bloqueiam os receptores B. Propranolol é antagonista dos receptores β-adrenérgicos que impende a ação das catecolaminas, assim inibindo a ativação simpática do coração, resultandoem: Redução da força de contração cardíaca.
Ex: propanolo, atenol
IM: Vários antiinflamatórios não-hormonais: podem reduzir o efeito anti-hipertensivo do propranolol. Antiácidos: diminuem em até 60% a biodisponibilidade do propranolol e do atenolol, por diminuição da absorção intestinal. Fluoxetina, aumenta a biodisponibilidade dos betabloqueadores, os quais podem atingir níveis tóxicos. 
Efeitos colaterais: Hipoglicemia, inibição de liberação de insulina no pâncreas, dislipidemia, aumento da creatinina sérica por diminuição do fluxo renal.
16) Qual mecanismo de ação dos antagonistas de AT1 (antagonistas dos receptores de ang ll), exemplo e 3 interações medicamentosas 
MA: Bloqueio dos receptores AT1 da angiotensina II. *O mensageiro final do eixo renina angiotensina é a angiotensina II, que ligando-se ao receptor AT1 causa vasoconstricção e retenção hídrica, ambos levando ao aumento da pressão arterial *O bloqueio do receptor AT1 resulta na redução da pressão arterial *Portanto os efeitos são similares aos inibidores da enzima conversora, com as vantagens de não atuar sobre a bradicinina e de atuar sobre o receptor de do eixo renina angiotensina, e portanto, sobre a angiotensina II.
Exemplo: losartana 
17) Qual mecanismo de ação dos bloqueadores de canal de cálcio (BCC), exemplo e interações medicamentosas
MA: Os canais de cálcio do tipo L são encontrados principalmente no músculo liso e no músculo cardíaco. BCC (inibe o influxo de íos cálcio) → no músculo liso vascular → relaxamento prolongado do vaso → ↓ RVP → DIMINUIÇÃO DA PA 
• BCC → NO MÚSCULO CARDÍACO → ↓ FORÇA E FREQUÊNCIA DE CONTRAÇÃO DO CORAÇÃO
Ex: verapramil 
IM: Verapamil x β-bloqueador: risco aumentado de bloqueio atrioventricular, Verapamil x digitálicos: ↑ conc. sanguínea do digitálico → intoxicação digitálica, Verapamil x ciclosporina: ↑ conc. sanguínea da ciclosporina → toxicidade renal
18) Qual o mecanismo de ação dos nitratos e exemplos.
MA: Nitratos → S-transferase → Nitrito → óxido nítrico (NO) 
GTP -> GMPC pelo NO. Facilita a desfosforilação da miosina e o Sequestro de cálcio - Acentuado relaxamento dos vasos - ↓ PA e Diminuição do gasto de O2 pelo miocárdio.
Ex: ação curta – nitroglicerina, ação longa – NTG.

Continue navegando