Buscar

Técnicas de Exame Psicológico I - Avaliando - 2

Prévia do material em texto

Técnicas de Exame Psicológico I – 2
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Existem questões complexas que não podem ser resolvidas somente por meio de escores de testes, pois uma mesma pontuação pode ter sentidos diferentes, dependendo do examinado e do contexto no qual foi obtida, sendo assim imprescindível a avaliação psicológica. São exemplos de questões que se prestam à investigação através da avaliação psicológica:
I- questões diagnósticas, como diferenciar entre depressão e demência.
II- predições, como estimar a probabilidade do comportamento suicida ou homicida.
III- julgamentos avaliativos, como os envolvidos em decisões sobre a guarda de crianças ou na avaliação da eficácia de programas ou intervenções.
Estão INCORRETAS as afirmativas:
		
	 
	Nenhuma das Alternativas
	
	Somente a II e III
	
	Todas as Alternativas
	
	Somente a I
	
	Somente a III
	Respondido em 27/05/2020 16:24:49
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá descrever que ele sugere que as habilidades humanas não são organizadas verticalmente e sim horizontalmente, e que, ao invés de haver uma faculdade mental geral, como a memória, talvez existam formas independentes de percepção, memória e aprendizado, em cada área ou domínio, com possíveis semelhanças entre as áreas. Em sua abordagem, aponta que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Segundo Bleger (1998), comparando-se entrevista psicológica e anamnese, podemos afirmar que:
		
	
	A anamnese tem como preocupação principal escutar livremente o sujeito, enquanto a entrevista deve extrair informações do paciente.
	
	Na anamnese, deve-se tirar o máximo proveito das contribuições do paciente, enquanto na entrevista o importante é levantar dados da sua doença e da sua saúde.
	 
	Na anamnese, a preocupação e a finalidade residem na compilação de dados da história do sujeito, enquanto que, a entrevista, pode ter objetivos diferentes e não necessariamentes ligados à história. 
	
	Na entrevista, o objetivo é extrair os dados do sujeito, enquanto que, na anamnese, a principal finalidade é favorecer a relação entre paciente e psicólogo.
	
	A entrevista é um tipo de anamnese, pois esta implica uma compilação de dados preestabelecidos.
	Respondido em 27/05/2020 16:26:08
	
Compare com a sua resposta: Quanto ao aspecto formal as entrevistas podem ser classificadas em estruturadas, semiestruturadas e de livre estruturação. A entrevista estruturada desenvolve-se a partir de uma relação fixa de perguntas, cuja ordem e redação permanece invariável para todos os entrevistados, que geralmente são em grande número. Livre estruturação é o tipo menos estruturado, e só se distingue da simples conversação porque tem como objetivo básico a coleta de dados. O que se pretende é a obtenção de uma visão geral do problema pesquisado. Semiestruturada apresenta certo grau de estruturação, já que se guia por uma relação de pontos de interesses que o entrevistador vai explorando ao longo do seu curso. As pautas devem ser ordenadas e guardar certa relação entre si.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Durante um processo de avaliação, a tendência do avaliador ser influenciado por uma detreminada característica da pessoa que esta sendo avaliada recebe o nome de efeito:
		
	
	Weber
	
	Perverso
	
	Chão
	 
	Placebo
	 
	Hallo
	Respondido em 27/05/2020 16:26:14
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve ser capaz de apresentar e comentar ALGUNS dos principais aspectos listados a seguir de forma que ele demonstre minimamente que assimilou os principais pontos sobre o tema: Agradecer a participação e a colaboração, combinar dia e horário do próximo encontro e/ou retorno do processo para o examinando; Arrumar os cadernos de testes (ou folhas de respostas) em envelopes com todas as informações necessárias escritas: nome do teste, nome do aplicador, data de realização, grupo a que foi aplicado, observações, etc; No caso de aplicação coletiva, elaborar um relatório com informações e/ou ocorrências da aplicação, que julgue de importância; Verificar se os cadernos de itens estão em perfeito estado, para uso posterior; No caso de aplicação individual, anotar tudo que considerar relevante quanto ao comportamento expresso pelo sujeito durante a aplicação.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Os testes psicológicos antes de serem usados só poderão ser avaliados do ponto de vista científico e técnico por pessoas que detenham conhecimentos especializados necessários em:
I- princípios psicométricos e estatística;
II- seleção de testes à luz de suas qualidades, finalidades e características dos examinados.
III- administração e avaliação, bem como para interpretação, relato e salvaguarda dos resultados.
Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	I e III
	 
	II e III
	 
	I, II e III
	
	somente I
	
	II e III
	Respondido em 27/05/2020 16:27:23
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá descrever que uma avaliação não profissional é um tipo de avaliação que todos nós fazemos e que faz parte de uma habilidade necessária para a própria sobrevivência. E na avaliação profissional as avaliações são formais, tendo base em instrumentos e procedimentos adequados o que as tornam confiáveis.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	"A rigor todos os testes psicológicos são pessoais". A afirmativa encontra sustentação na justificativa da opção:
		
	
	A afirmativa está errada, todos os testes são impessoais.
	
	Porque em alguns casos, dispensam a presença de um aplicador.
	 
	Porque é o próprio indivíduo ( examinando) que responde ao teste.
	
	Porque todo teste é subjetivo.
	 
	Porque a influencia do examinador no examinando, sempre existirá, o que varia é o grau dessa influencia.
	Respondido em 27/05/2020 16:28:16
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá descrever que Testes e Avaliações não são sinônimos e que os Testes são uma das ferramentas usadas no processo de Avaliação. O uso de testes para tomada de decisões sempre deve acontecer dentro do contexto de uma avaliação psicológica. A avaliação psicológica é um processo flexível e não padronizado, e tem por objetivo chegar a uma determinação sustentada a respeito de uma ou mais questões psicológicas através da coleta, avaliação e análise dos dados.

Continue navegando