Buscar

Diabetes Mellitus: Tipos, Sintomas e Riscos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIABETES MELLITUS
 Diabetes mellitus é uma doença metabólica que ocorre quando o organismo se torna incapaz de produzir insulina ou até produz, mas em quantidade insuficiente para suprir a demanda interna. Há também casos de diabetes caracterizados pela dificuldade do corpo em utilizar adequadamente a insulina produzida.Ou seja o pâncreas deixa de produzir insulina ou as células param de responder à insulina que é produzida, fazendo com que a glicose sangüínea não seja absorvida pelas células do organismo e causando o aumento dos seus níveis na corrente sangüínea.Existem dois tipos principais da doença. O diabetes tipo 1 e 2 .
 tipo 1 (DM1):têm origem predominantemente genética e hereditária. associa-se com relativa freqüência a outras doenças auto-imunes como tireoidite de Hashimoto, doença celíaca, vitiligo e anemia perniciosa.Como é uma doença autoimune – o próprio organismo ataca as células saudáveis do pâncreas responsáveis pela produção de insulina – o paciente se torna dependente da insulina e geralmente aprende a fazer a auto aplicação do medicamento, ou conta com o apoio de um familiar para administrar o tratamento. Apesar de estar ligado a fatores genéticos, gatilhos externos como stress, ansiedade, acidentes ou outras doenças que afetem o sistema hormonal podem desencadear o início da destruição das células beta.
tipo 2 (DM2):estava associado ao envelhecimento, já que a maioria dos pacientes era diagnosticada a partir dos 45 anos. mas hábitos de vida que incluem alimentação rica em gorduras e açúcares, além sedentarismo, têm grande contribuição para o aparecimento e/ou falta de controle adequado da doença.
 Existem também a condição de Pré-diabetes que É uma condição em que os níveis de glicose são mais altos que o normal, Pessoas com pré-diabetes têm maiores riscos para desenvolver diabetes tipo 2, doenças do coração e acidentes vasculares . Uma vez cientes desta condição, podem iniciar medidas preventivas que pode evitar a progressão para o diabetes mellitus tipo 2 adotando uma dieta correta, a prática de exercícios e principalmente perdendo peso. O acúmulo de gordura, principalmente abdominal, é um dos sinais de aumento da resistência à insulina . 
E a Diabetes gestacional: é um risco pontual em mulheres grávidas, quando hormônios produzidos pela placenta e outros fatores relacionados à gravidez aumentam a resistência dos tecidos à ação da insulina. Para que o diabetes possa ser considerado gestacional, é preciso que a mulher grávida não tenha apresentado altos níveis de glicose no sangue em outras fases da vida, antes da gravidez.Assim como no diabetes tipo 2, o excesso de peso antes ou adquirido durante a gravidez pode aumentar os riscos do aparecimento do diabetes gestacional.5 Assim como os demais tipos da doença, o diabetes gestacional precisa ser acompanhado e devidamente tratado, para diminuir os riscos à saúde da futura mamãe e do bebê. Na maioria dos casos, o diabetes naturalmente desaparece após o parto.
 A DM e a doença mais comum no mundo , devido ser uma doença silenciosa su diagnóstico por muitas vezes acaba sendo tardio pois muitas vezes os pacientes passam anos sem apresentar ou notar os sintomas da doença, e quando descobri já é irreversível o quadro.se trata de uma doença crônica e ainda sem cura,é possível viver plenamente com diabetes mellitus. No entanto, é preciso uma mudanças no estilo de vida e tenham disciplina para seguir o tratamento conforme prescrito pelo médico.
O prognóstico da DM se não tratada corretamente;
· Danos cardíacos, aumentando a probabilidade de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e arritmias cardíacas graves, podendo levar à parada cardiorrespiratória
· Danos ao sistema nervoso central como neuropatia diabética, uma inflamação dos nervos das extremidades;
· Danos aos rins, com risco de insuficiência renal e até a necessidade de transplante;
· Problemas circulatórios, especialmente nos membros inferiores, podendo levar a amputações 
· Disfunção erétil e perda da libido..
· Comprometimento da visão, com o rompimento dos vasos sanguíneos dos olhos, podendo causar retinopatia diabética, edema macular diabético e até mesmo cegueira.
sintomas clássicos do diabetes muitas vezes passam despercebidos ou não são valorizados pelos portadores desta condição.são :
· Sede excessiva,
· Aumento do volume urinário e do número de micções,
· Hábito de urinar durante a noite, 
· Fadiga, 
· Fraqueza, 
· Tonturas,
· visão borrada, 
· aumento de apetite 
· perda de peso.

Continue navegando