Buscar

ESTUDO DE CASO - SEXTO ESTUDO

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO 
	CURSO: Odontologia
	SEMESTRE: 2º/3º
	TURMA/TURNO: Noite
	DOCENTE: Antonio Arlen da Silva Freire
	COMPETÊNCIA: Realizar exame clínico extra-bucal respeitando a biossegurança e os aspectos culturais de cada indivíduo
	UNIDADE DE APRENDIZAGEM: Anamnese e Exame Clínico Extra-bucal
	DISCENTE: Erika Azevedo
1.__________________________________________________________________________.___________________________________________________________
	DATA DE ABERTURA: 
18/05/2020
	DATA DE DISCUSSÃO: 
25/05/2020
	DATA DE FECHAMENTO:
25/05/2020
	DESCRIÇÃO DO CASO:
	1-ANÁLISE DO CASO
· Leitura do caso e discussão em grupo;
· Levantamento das palavras-chave;
· Levantamento das questões orientadoras para estudo.
	
 Paciente gênero masculino, 18 anos de idade, comparece ao consultório odontológico apresentando assimetria facial em lado esquerdo. Na anamnese, o paciente refere que houve crescimento lento, indolor e gradual da mandíbula ao longo do tempo. Durante exame físico, observa-se aumento de volume flutuante, séssil e assintomático em região de ângulo de mandíbula esquerda. Como manobra de semiotécnica, você utiliza a punção aspirativa de grosso calibre, aspirando um líquido citrino do interior da lesão. Em exame de imagem panorâmica, observa-se lesão radiolúcida unilocular bem delimitada associada à coroa do terceiro molar inferior esquerdo, que se encontra totalmente impactado na mandíbula. Devido a tais características, você hipotetiza que o paciente apresenta cisto dentígero, realizando uma biópsia incisional e encaminhando ao patologista oral para confirmação da hipótese.
Respostas:
Assimetria facial- Desequilíbrio entre dois lados do rosto.
Punção Aspirativa- Técnica consiste na retirada de pequena porção de tecido por aspiração através de agulha, nesse caso de grosso calibre, e posterior coloração e análise microscópica.
Biopsia Incisional- Procedimento em geral simples, que remove apenas um fragmento do tumor ou lesão.
Séssil- Que não apresenta suporte.
	2- PONTOS-CHAVE DE ESTUDO 
(Descrição de possíveis fatores associados ao problema, o que estaria ocasionando a existência do problema)
	
1. Quais as causas do cisto dentígero?
2. Descreva a técnica de marsupialização de um cisto odontogênico. 
3. Julgue a diferença entre biópsia incisional e excisional. Qual você utilizaria diante do caso exposto?
	3- TEORIZAÇÃO 
(Responder as questões elaboradas na fase anterior e investigação dos pontos-chave com embasamento teórico).
	
1- É uma lesão benigna, associada ao epitélio odontogênico da coroa de um dente não erupcionado, e se origina da separação do folículo que fica ao redor da coroa do dente em questão, formando uma cavidade delimitada pelo epitélio reduzido do esmalte e o esmalte do dente , a qual é preenchida por fluído cístico.
2- Trata-se da criação de uma janela cirúrgica na parede do cisto, de forma a promover esvaziamento do seu conteúdo e manutenção da continuidade entre lesão e a cavidade oral. Esse tratamento pode ser feito em duas partes:
Fase I: Radiografia inicial periapical e oclusal; aspiração do conteúdo cístico; estabelecimento de loja óssea e sutura da membrana do cisto com mucosa; após remoção de 1cm de mucosa, tecido ósseo e cápsula cística; Instalação de gaze iodoformada no interior da loja cística.
 A medicação pós operatório consiste de medicação analgésica, anti-inflamatória e antimicrobiana.
Fase II: Enucliação- Aspecto inicial da área marsupializada do cisto; deslocamento mucoperiostal sobre a loja cística; curetagem da lesão; lesão cística removida completamente; loja óssea pós tratamento de bordos e irrigações; sutura.
3- Biopsia Incisional: remove apenas um fragmento do tumor.
Biopsia Excisional: remove todo o tumor ou lesão.
Optaria pela biópsia Excisional, pois, no estudo de caso relata que foi aspirado um líquido citrino, o que nos faz entender ser uma lesão benigna, podendo então ser removida na sua totalidade e com uma margem de segurança formada por tecido sadio; representa, ao mesmo tempo, um método de diagnóstico e de tratamento, devendo ser empregada em lesões menores - com menos de 1 cm de diâmetro - que, ao exame clínico, parecem ser benignas.
	4- PROPOSTAS DE SOLUÇÃO E TOMADA DE DECISÃO
(Fechamento do caso com a resolução do caso) 
	Como foi observado no caso clínico, o paciente apresenta um provável cisto odontogênico, denominado de cisto dentígero. Analise e descreva a manobra para tratamento deste cisto dentígero apresentado pelo paciente.
Dentre as técnicas de tratamento existentes para o cisto dentígero o clínico deve avaliar qual é a mais indicada para cada situação, considerando os prós e contras de cada técnica. A decisão de tratamento e escolha apropriada da(s) modalidade(s) terapêutica(s) deve ser baseada em critérios objetivos, como idade, tamanho da lesão, envolvimento de estruturas anatômicas importantes e importância clínica do dente associado à lesão. É essencial a realização de exame histopatológico para o diagnóstico diferencial, descartando os demais tipos de lesões com características clínico-radiográficas semelhantes, além do acompanhamento radiográfico pós-operatório anual. A enucleação é a terapia de escolha para cistos de dimensões menores e quando não há continuidade com estruturas anatômicas importantes, pois essa modalidade é um tratamento definitivo e sem necessidade de outras intervenções; além disso, oferece a possibilidade de um estudo histológico por completo da lesão. Após a enucleação, realizaria a exodontia, visto que o elemento 48 não é extremamente necessário.
	REFERÊNCIAS
	
Cisto dentígero em odontologia. Relato de caso- Revista de Odontopediatria Latino Americano.org
Levantamento das Biópsias Realizadas no Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do Curso de Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-Revodonto.bvsalud.org/Scielo
Cisto dentígero: modalidades de tratamento (Dentigerous cyst: modalities of treatmen) Scielo.br
Descompressão cirúrgica no tratamento de lesões císticas da cavidade oral V14- Revistacirurgiabmf.com
TÉCNICA DE MARSUPIALIZAÇÃO E ENUCLEAÇÃO PARA O TRATAMENTO DE CISTOS DE GRANDES PROPORÇÕES - RELATO DE CASO- inicepg.univap.br
TÉCNICA DE MARSUPIALIZAÇÃO E ENUCLEAÇÃO PARA O TRATAMENTO DE CISTOS DE GRANDES PROPORÇÕES - RELATO DE CASO-Revodonto.bvsalud.org/scielo

Continue navegando