Buscar

A bíblia e a moral

Prévia do material em texto

A bíblia e a moral. 
A é bíblia uma fonte de referência em questões morais e éticas, na leitura de seus livros nota-se um grande cuidado com práticas morais e éticas. É bussola que guia os fiéis nos melhores caminhos, mais íntegros e honestos.
A palavra de Deus, é transmitida pelos seus profetas na busca de respostas, para dilemas éticos, ela muito se aproxima da ética teleológica, onde a palavra de Deus é tida como o “bem” e atos humanos falhos e pecaminosos, como algo: “mal”.
A bíblia, também está mais próxima do subjetivismo ético onde o pecado “brota” do interior e é subjetivo.
Já a Ética deontológica, pode ser levada em conta em partes, pois carrega em si que ações intrinsecamente certas e erradas decorrem de um conceito moral explicito, exemplo: “não matarás”,( e quem matar, está sujeito a julgamento.) por que matar é algo condenável e não aceito; quando Caim matou Abel, não foi levado em conta somente as consequências de seu ato, mas a imoralidade de sua ação, ainda mais levando-se em conta que Abel era seu irmão. 
Então ficamos com a palavra de Eclesiastes, capítulo 4, versículo 17: “Vê onde pões teu pé, quando entras no templo do Senhor. Mais vale a obediência, que os sacrifícios dos insensatos, por que eles só sabem fazer o mal.”

Continue navegando